Início Variedades 10 Dicas para você conquistar o sonho da casa própria

10 Dicas para você conquistar o sonho da casa própria

Foto: Pixabay
Publicidade

O maior desejo dos brasileiros é realizar o sonho da casa própria e sair do aluguel para viver em um imóvel próprio. Porém, é necessário avaliar características a respeito da casa ou apartamento que você tem interesse para viver em um lar perfeito.

Em pesquisas recentes, foi analisado que 27% dos brasileiros ainda pagam aluguel e, mais 3%, vivem em um lar emprestado. Isto se deve ao valor elevado dos imóveis, porém, que pode ser resolvido facilmente por meio de dicas práticas que te ajudarão a economizar mais! Confira o que fazer:

1. Conheça as principais formas de comprar uma casa própria

Instituições financeiras e imobiliárias têm oferecido diferentes modalidades de pagamento às pessoas, que incluem financiamento, consórcio e pagamento à vista. Porém, cada opção possui uma característica que precisa ser analisada atentamente antes de fazer o acordo para não te prejudicar.

Verificar essas opções é a melhor forma de decidir como será o pagamento e o quanto você pode pagar a longo prazo, afinal, é um contrato que precisa ser lido com o máximo de atenção para prevenir erros. Por isso, entenda quais as principais maneiras de adquirir a casa própria:

  • Financiamento imobiliário: pelo FGTS, você consegue abater parte do valor da casa ao pagar com seu fundo de garantia. Você pode buscar financiamentos em agências bancárias para financiar parte do imóvel;
  • Consórcio imobiliário: nesta etapa, os interessados se unem mensalmente para conquistar uma carta com o valor do bem mediante sorteio;
  • Pagamento à vista: você paga o valor integral à vista, sem fazer contratações com um banco.

2. Atente-se ao seguro e taxas de cada tipo de compra

Estude criteriosamente o seguro e as taxas inclusas nos financiamentos e consórcios, pois cada financeira realiza um tipo de cobrança. É possível também conversar pessoalmente com os gerentes nas próprias agências para entender os valores, métodos de pagamento, prazos, juros e encargos para caso de atraso.

Os encargos precisam ser menores para não pesarem nos meses subsequentes ao pagamento, portanto, consulte o Custo Efetivo Total (CET) das simulações para compreender se estas são boas opções, de fato. Para te ajudar, confira esse artigo e entenda detalhadamente sobre seguro de financiamento imobiliário e se aprofunde no assunto!

3. Defina qual será o tipo de imóvel

Enquanto pesquisa sobre imóveis, defina qual a opção mais adequada ao seu gosto pessoal, que pode ser uma casa bem espaçosa ou um apartamento confortável.

Pense nas características que você tem interesse como, por exemplo, uma garagem ampla e uma área externa para plantas, decorações ou convidar pessoas próximas para uma comemoração.

Deste mesmo modo, para alcançar o sonho da casa própria, você deve verificar quais os benefícios de comprar um apartamento. Ele precisa entregar todas as características que você quer, como varanda grande, áreas de lazer e serviços de qualidade, como segurança e limpeza.

4. Análise as vantagens e desvantagens entre imóvel novo, usado e na planta

Para conquistar o sonho da casa própria, avalie o imóvel novo e quais as vantagens que ele oferece, que incluem excelente estado de conservação e maior valorização. Compare também o preço com as demais opções antes de fechar contrato, pois moradias novas tendem a ter valores mais elevados, o que torna uma desvantagem notória.

Um imóvel usado tem preço mais em conta, a mudança é feita rapidamente e ainda ocorre a valorização de longo prazo. Na planta, os lares estão em fase de desenvolvimento ou construção e você terá acesso somente após o prazo de conclusão, sendo mais uma desvantagem.

5. Compreenda seu orçamento e a melhor forma de pagamento

No momento de fazer a escolha do imóvel desejado, entenda o seu orçamento para definir a melhor forma de pagar pelo bem. Isso é fundamental para realizar um planejamento a longo prazo a fim de conseguir controlar e realizar os pagamentos em dia, caso escolha parcelar em financiamento ou consórcio.

Você também pode pagar à vista, caso tenha todo o montante do valor para quitar. Lembre-se que dependendo do imóvel poderá haver a necessidade de fazer algumas reformas para deixá-lo de acordo com suas necessidades. Por isso, planeje muito bem para não passar por apuros.

6. Busque e visite imóveis de seu interesse

Faça uma pesquisa de imóveis para entender qual o estilo que combina com as suas necessidades como, por exemplo, mais espaço entre os cômodos ou uma garagem ampla. Veja desde casas até apartamentos e o que cada opção oferece de vantajoso, como comodidade, tranquilidade e segurança.

Leia as informações descritas a respeito do imóvel para entender quantos quartos possui, se há lavabo, banheiro e área de serviço. Analise também a metragem que precisa corresponder ao que você tem em mente e que atenda as características de todos os moradores.

7. Conte com um corretor de imóveis recomendado

É indispensável conversar com um corretor especializado em diferentes tipos de imóveis, como na planta, novo ou usado. O profissional será responsável por explicar informações a respeito das opções, conforme as suas necessidades, para te ajudar no sonho da casa própria.

Portanto, conte ao corretor as necessidades que a sua família tem. Deste modo, torna-se possível escolher modelos adequados ao que você imagina, que ofereçam boa quantidade de quartos, excelente espaço na cozinha e uma sala ampla, extremamente confortável e aconchegante.

8. Certifique-se que as documentações do imóvel estejam corretas

Antes de concretizar o sonho da casa própria, certifique-se que o imóvel está com todos os documentos corretos. Caso contrário, pode acontecer de você precisar resolver toda a papelada por conta própria diretamente com os cartórios e perder mais tempo em todo o processo.

É essencial solicitar os documentos para a imobiliária, pois você tem direito por lei de ler todas as informações presentes nas papeladas. Peça a escritura, registro e verifique também se a matrícula está atualizada e se o IPTU está dentro dos conformes para não ter gastos extras com estes papéis.

9. Realize uma vistoria minuciosa no imóvel

Durante a sua visita, observe a qualidade das paredes, se há infiltração, como se encontra o encanamento, se existem goteiras e problemas similares. Analise também a quantidade dos cômodos e seus respectivos tamanhos, além da uniformidade dos pisos de todo o imóvel, altura das janelas e se o espaço se adequa ao que você procura.

Se for uma casa, veja o tamanho da varanda, se o quintal é bem espaçoso e organizado, e se a vaga da garagem tem o espaço que você deseja. Caso seja um apartamento, analise a amplitude dos cômodos, se as tomadas funcionam corretamente, a qualidade da iluminação e se os quartos oferecem o que você tem em mente.

10. Estude com calma o contrato

Após verificar o imóvel, solicite o contrato para conseguir lê-lo com calma porque esta é a garantia de todos os seus direitos como proprietário. Portanto, veja se constam dimensões e características da casa ou apartamento, localização bem detalhada e os respectivos endereços tanto do comprador quanto do vendedor.

No documento, é obrigatório conter informações também a respeito do cartório em que ocorreu o registro. Esta é uma forma de você ter mais segurança jurídica e prevenir qualquer tipo de fraude ou litígio, que podem causar muitos transtornos em sua rotina.

Conquistar o sonho da casa própria é o desejo de muitos brasileiros que, através do financiamento, conseguirão ter mais praticidade nesta realização. Afinal, a modalidade de crédito é mais prática, segura, não prejudica a rotina financeira e você consegue pagar tranquilamente durante os meses. Gostou do artigo? Compartilhe-o com seus amigos!

Publicidade