Início Variedades Como escolher óculos de sol masculino: 9 dicas infalíveis

Como escolher óculos de sol masculino: 9 dicas infalíveis

Foto: Freepik
Publicidade

Você sabe como escolher óculos de sol masculino? Além de ser um acessório da moda que traz uma aparência mais bonita e elegante, ele também é um objeto funcional, que evita a fadiga ocular e protege dos raios ultravioletas.

‌Existem algumas considerações a serem feitas na hora de escolher qual é o modelo ideal. Como, por exemplo, o formato do rosto, em qual ambiente ele será usado, qual o seu estilo pessoal e com quais acessórios será feita combinação. 

A partir dessas informações, fica mais fácil escolher uma peça que tenha a ver com sua personalidade dentre os mais variados modelos existentes no mercado. Por isso, reunimos as melhores dicas para você acertar no acessório. Confira:

1. Conheça os principais modelos de óculos de sol masculino

Existem muitos tipos de óculos de sol masculino disponíveis no mundo fashion e o melhor é que eles nunca saem de cena, desde os clássicos até os mais modernos. Suas diferenças estão no tamanho da sua armação, em seu formato, material e na cor de suas lentes.

As características das suas lentes devem ser levadas em consideração em vista de seu estilo pessoal, assim como a funcionalidade em termos de saúde da visão. Também vale a pena investir em peças mais curingas caso seja o seu primeiro acessório.

Aqui nesta seção, você encontra diversas opções de óculos de sol masculino estilosos e modernos para apostar e incrementar em seus looks com muito mais personalidade. Confira!

A seguir, conheça mais detalhadamente sobre cada modelo:

Aviador

O óculos aviador é um clássico e o seu nome já diz a que ele veio. Criado em 1937 pela marca Ray Ban, ele foi pensado para ser usado por pilotos na Primeira Guerra Mundial, com o intuito de proteger os olhos.

Porém, com o tempo, sua utilidade foi além. Com muito charme e autenticidade ele conquistou a juventude, que na década de 50 com a influência da cultura popular e do cinema tomou as ruas. 

Seu design conta com uma armação fina e arredondada, geralmente feita em metal. Sua versão original sofreu novas variações ao longo dos anos, mas sem largar mão das suas principais características, as quais remetem à máscara de um piloto. Esse estilo é ideal para quem gosta de peças vintage. Mas ele cai bem com visuais mais modernos como com mais chiques. 

Wayfarer

Outro forte ícone que nunca sai de moda é o modelo wayfarer. Também projetado pela Ray Ban em uma época em que o uso dos óculos não era fortemente associado ao estilo como atualmente, ele surgiu para quebrar esse pensamento. 

Inspirado no rock´n roll, ele cai bem tanto em um aparência mais elegante e sofisticada quanto em um look mais descontraído. Na cor preta garante um maior glamour, mas existe uma infinidade de cores com ideia mais casual. 

Rounded

O óculos de sol masculino estiloso Round veio para mudar a estética do óculos ao trazer um modelo arredondado. Virou uma marca registrada do cantor John Lennon, integrante dos Beatles, nos anos 70.

Se você trabalha de terno, ele não é a melhor escolha. Mas se a sua empresa for mais informal, ele atribui uma certa elegância ao visual sem largar mão do estilo. Seu primeiro modelo tinha uma proposta mais básica, mas hoje você encontra uma grande variedade com diferentes ideias, desde o modelo original até ornamentos e armações maiores.

Clubmaster

Com a parte superior da armação mais grossa e a inferior mais fina, esse modelo traz uma mistura de retrô com contemporâneo. É um modelo versátil por conta da sua estrutura, pode ser usado de maneira mais formal como em um estilo mais urbano. 

Esse estilo garante um mergulho em uma moda atemporal cheia de versatilidade. Hoje produzido em diferentes cores e materiais, sua haste e ponte nasal resguardam sua marca autenticada.

Óculos mini

Com dimensões reduzidas, os óculos de sol mini trazem uma variação menor dos óculos de sol clássicos e por isso trazem uma estética mais discreta e tendem a ter uma maior leveza, o que traz conforto nas atividades ao ar livre.

Porém, esse modelo não se adequa a qualquer formato de rosto, os muitos longos e arredondados podem ficar desproporcionais com esse item. Seu tamanho também pode influenciar na visão periférica e no nível de proteção contra os raios solares.

Lente única

Com um design mais futurista e esportivo, os óculos de lente única contam em sua maioria com uma armação mais minimalista que busca criar um maior direcionamento para sua lente. 

Eles contam com lentes em uma variedade de formas geométricas e podem contar com alta tecnologia e muita inovação a fim de melhorar a visibilidade e trazer maior conforto e proteção.

Espelhados

Os óculos espelhados têm características que atribuem valor tanto à sua parte estética quanto funcional, garantindo maior proteção à luminosidade e aos raios solares, assim como maior conforto.

Suas lentes garantem uma maior privacidade e deixam os olhos difíceis de serem vistos. Esse atributo pode favorecer uma escolha pessoal e também reduzem o brilho refletido em água e estradas, por exemplo. 

2. Priorize óculos de sol masculinos com proteção UVA e UVB

Ter responsabilidade na hora de escolher os melhores óculos de sol masculino é uma forma de amor-próprio. Tenha certeza que eles são produtos originais com proteção UVA e UVB, isso irá garantir diversos benefícios. 

Ao proteger os olhos da radiação solar você abre mão de ter dores de cabeça, literalmente. Isso porque os raios não entram em contato diretamente com o globo ocular, isso evita que você force sua vista e deixe ela cansada. Também ajuda pessoas que têm maior sensibilidade à luz. 

Também resguarda a saúde visual de problemas inflamatórios, cataratas, pterígio e lesões na retina. Por isso, tenha atenção a procedência do seu acessório.

3. Analise o modelo de óculos de acordo com o seu formato do rosto

Umas das maneiras de como escolher óculos de sol masculino, é considerar e analisar as características de cada formato do rosto. Observe se você tem um rosto mais oval, quadrado, redondo, coração, retangular ou diamante. Para isso, analise as características de cada um.

Um rosto oval tem sua linha vertical maior que a horizontal e como consequência uma forma mais alongada. Para não errar e criar desarmonia com modelos muito pequenos ou largos, aposte no estilo aviador, gatinho, quadrado ou redondo.

Rostos quadrados têm as linhas horizontais e verticais proporcionais, porém com ângulos mais marcados nas laterais. Nesse caso passe longe de óculos quadrados ou retangulares para não ficar com os traços sobrecarregados. A combinação ideal são as armações redondas e ovais.

No caso do rosto redondo a medida da altura e da largura também são iguais, a diferença é que as laterais e ângulos são mais arredondados. Por isso fuja de armações redondas e pequenas para não ficar com o rosto arredondado. Para criar uma maior harmonia no visual opte pela característica contrária, como as armações quadradas com as linhas mais retas. 

rosto coração tem a altura maior que a largura, a testa mais largas, as maçãs do rosto mais evidentes e o queixo mais fino. Nesse caso, os óculos ideais são os que tem a parte inferior quadrada, pois dão alusão a um maxilar maior, e a superior arredondada.

4. Confira se os óculos são do tamanho adequado para o seu rosto

Um fator de extrema importância na hora de comprar os melhores óculos de sol masculino é o tamanho que melhor se adequa ao seu rosto. A melhor maneira de fazer a escolha é ao tirar a medida através de um aplicativo ou com uma fita métrica. Os pontos essenciais para essa medição são a largura da maçã do rosto e do nariz para avaliar a ponte nasal.

Se você já tiver um óculos, na haste da armação dele existem especificações de tamanho, o que pode facilitar na compra de uma nova peça. É uma sequência de três números que descrevem a medida do aro, da ponte nasal e da haste. 

5. Opte pela cor da lente do óculos conforme as suas necessidades

A cor da lente dos óculos escuros vai além de sua estética e deve ser avaliada de acordo com a atividade, a luz solar em questão e a sua função. Cada cor proporciona uma experiência específica em relação à luminosidade. 

As lentes marrons são a melhor opção na hora de dirigir e para dias ensolarados, pois garantem conforto e provocam um maior contraste em cores e objetos, assim como melhor percepção de profundidade. Porém, elas não são indicadas em dias nublados e de pouca luminosidade.

Para o dia a dia as lentes cinza são ideais, pois mantém as imagens e cores fiéis ao que são e cortam bem a luz. As lentes cinza escuro são boas para os momentos de sol e as lentes fumê para os nublados. 

Uma alternativa que tem como característica o contraste das lentes marrons e precisão das lentes cinzas é a lente verde. Boas tanto para locais ensolarados como com pouca luz, elas diminuem os brilho e clareiam locais sombreados. 

6. Selecione a cor da armação dos óculos de sol que harmonize com seu estilo

Para escolher a cor da armação do óculos de sol, leve em consideração o tom de pele e a cor do cabelo de forma a realçar pontos positivos do seu rosto, destacar sua personalidade e suavizar aquilo que incomoda. 

Peles mais claras combinam com tons mais quentes e rosados. Os tons médios a armação preta é uma opção certeira. E as peles negras combinam tanto com modelos claros quanto escuros.

Em relação à cor do cabelo, os loiros ficam bem e se destacam também com cores quentes como vermelho, laranja, rosa e dourado. Cabelos ruivos podem apostar em tons semelhantes, porém não idênticos, assim como os cabelos castanhos e pretos têm maior liberdade de escolha.

7. Verifique o material da armação dos óculos de sol

Embora essa não seja a maior preocupação do consumidor na hora de comprar óculos de sol masculino estiloso, é importante saber qual material ele é feito, pois hoje existe uma grande variedade no mercado com propostas diversificadas.

acetato de celulose é uma das matérias-primas mais conhecidas. Considerado um plástico nobre, é resistente a quedas, arranhões e produtos químicos, e tem uma excelente durabilidade. Ele é versátil, oferece muitas opções de cores e é confortável, pois se trata de um material leve e flexível, por isso se ajusta bem ao rosto.

Uma outra alternativa são os óculos feitos em metal. Eles são fáceis de serem ajustados, pois seu modelo conta com uma ponte nasal e o material é moldável à mão. Mas atenção, ele pode conter níquel em sua composição, então não é indicado para pessoas alérgicas!

Para pessoas sensíveis, o titânio pode ser a melhor escolha. Famoso pela alta qualidade e maior resistência em relação a outras armações, tem uma flexibilidade de dar inveja, o que aumenta sua vida útil. Além disso, não enferruja quando exposto à água.

8. Escolha o modelo conforme a ocasião

Saber escolher os melhores óculos de sol masculino de acordo com a ocasião é uma forma de garantir uma imagem mais elegante ou casual sem erro, além de evitar uma aparência desarrumada. 

Um modelo que é curinga e cai bem em todos os ambientes é o wayfarer ou o aviador. São clássicos atemporais que se destacam por serem adaptáveis.

Já o modelo arredondado combina com trajes de esporte fino e estilos mais despojados e isso depende muito da sua armação, que hoje no mercado tem desde as mais finas com um tom mais refinado como as mais robustas com um ar mais despojado.

Os óculos de lente única trazem um visual mais esportivo e descolado, ao mesmo passo que também protegem mais os olhos por conta das suas laterais que evitam contato com objetos perigosos e a entrada de luz solar direta, o que o torna uma opção viável para prática de esportes de maior intensidade. 

Uma boa alternativa no mundo dos esportes também são as lentes espelhadas. Isso se deve pelo fato dele reduzir o brilho e aumentar o contraste e a visibilidade, o que traz conforto e segurança. Além do uso esportivo, ele traz um estilo moderno e urbano, o que o torna ótimo para atividades como festivais e caminhadas pelo shopping. 

9. Priorize itens de alta qualidade e marcas confiáveis

Um óculos de sol é uma tendência que vai além da sua estrutura estética, é um elemento indispensável para a saúde dos olhos no dia a dia contra os agressivos raios solares que podem ser muito prejudiciais.

Por isso é importante se certificar que irá adquirir uma peça com lentes e armações originais, de uma marca de confiança, que irá garantir estilo e qualidade para a sua rotina e para os mais variados ambientes. E aí, pronto para escolher seus óculos de sol? Então, aproveite e compartilhe esse artigo com seus amigos e ajude eles também a fazer a melhor escolha!

Publicidade