Início Caçapava Exposição de fotos com realidade aumentada traz novo olhar sobre locais marcantes...

Exposição de fotos com realidade aumentada traz novo olhar sobre locais marcantes de Caçapava

Projeto ‘Caçapava – do Tropeirismo ao Antigomobilismo’ retrata 14 pontos icônicos da cidade; exposição gratuita tem abertura no dia 16 de dezembro, no Museu Roberto Lee

Casarão Parque da Moçota Foto: divulgação
Publicidade

As múltiplas facetas de Caçapava poderão ser vistas em uma exposição fotográfica em que o público fará uma imersão em realidade aumentada (RA) por pontos turísticos e que marcam a história da cidade.

O projeto “Caçapava – do Tropeirismo ao Antigomobilismo”, aprovado pela Lei de Incentivo Proac-ICMS, da Secretaria de Estado da Cultura, terá exposição aberta no dia 16 de dezembro, às 9h, no Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas Roberto Lee.

Igreja Matriz Foto: divulgação

Coordenado por Ronaldo Müller, e com imagens da fotógrafa Luciana Müller, a mostra destaca Caçapava por vários ângulos e com um olhar inovador, revelando a riqueza cultural que tanto orgulha os quase 100 mil habitantes da “Cidade Simpatia”. O conteúdo em RA está projetado de forma integrada ao ambiente, criando um efeito realista e tridimensional.

No ensaio fotográfico, estão imagens de 14 locais icônicos, de cartões-postais como as igrejas Matriz São João Batista e Nossa Senhora D´Ajuda; Parque Ecológico da Moçota , Rio Paraíba do Sul e Praça da Bandeira, entre outros atrativos, com legendas também em braile, para dar acessibilidade a deficientes visuais.

Parque da Moçota Foto: divulgação

 “Já fizemos projetos culturais em várias localidades e tínhamos vontade de saber mais sobre Caçapava, uma cidade que tem tanta história e encantos, mas que nem todos conhecem. Foi uma satisfação muito grande comprovar isso durante o projeto, e esperamos incentivar moradores e turistas a aproveitarem as atrações artísticas, arquitetônicas e naturais”, afirma Ronaldo.

Para Luciana, o resultado do passeio por tantos lugares únicos na cidade foi surpreendente, com fotos que vão encantar os visitantes da exposição. “Caçapava tem um legado incrível, que merece ser apreciado. Fiquei encantada com as belezas naturais, a boa conservação de espaços públicos e a receptividade dos moradores”, disse a fotógrafa, que elegeu como suas imagens preferidas as fotos do Parque Ecológico da Moçota e da Igreja Matriz São João Batista.

FUSAM Foto: divulgação

Redescobrindo Caçapava

O Monumento do Antigomobilismo – que traz em tamanho real uma réplica do Tucker Torpedo, fabricada em fibra de vidro –, a FUSAM (Fundação de Saúde e Assistência do Município de Caçapava), a Igreja Nossa Senhora Aparecida e o espaço “anfitrião” da exposição – o recém-inaugurado Museu Roberto Lee –, também foram captados pelas lentes de Luciana.

Outro destaque da mostra é o registro do Museu Histórico e Pedagógico, que agora está no espaço Ruy Barbosa, único prédio tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo), e que foi reinaugurado após reforma – o local, inclusive, será a casa permanente da exposição fotográfica, a partir de 21 de dezembro.

Imagens do MotoCross na Fazenda Aurora, do centenário Alambique do Januzzi, da Estação e do Armazém Fernovo Di Taro, da Praça da Bandeira e seu coreto completam o panorama variado da cidade.

Realidade Aumentada

As imagens impressas na exposição fotográfica terão um selo informando sobre o recurso de realidade aumentada. Com o aplicativo instalado, o usuário irá apontar seu smartphone ou tablet para as imagens, que ganharão vida. O app (disponibilizado gratuitamente nas principais lojas – Google Play e Apple Store) também permite aos visitantes acesso a conteúdos extras como vídeos, textos, fotos e ilustrações.

O projeto “Caçapava – do Tropeirismo ao Antigomobilismo” tem patrocínio do Proac (Programa de Ação Cultural São Paulo)- ICMS e dos Supermercados Simpatia, com realização do proponente cultural Ronaldo Müller, da Müller Cultural, Governo do Estado de São Paulo e Secretaria Estadual de Cultura de São Paulo.

Sobre os idealizadores da exposição

Ronaldo Müller e sua esposa, Luciana, têm uma longa história de realização de projetos culturais. Por meio da Müller Cultural, desenvolveram iniciativas como “Namaste Brasil – o legado indiano na cultura brasileira” (2022), “Rio Santos – o encontro de curvas, histórias e encantos” (2021), “Arigatô Obrigado Brasil – uma jornada entre tradição e modernidade” (2021), “Indaiatuba – um olhar sobre histórias, tradições, cultura e natureza” (2019), “Arte, histórias e natureza – Um olhar sobre a cultura da Mantiqueira” (2018), “A reciclagem da arte – cultura e natureza em movimento” (2018) e “Santos – Histórias e encantos” (2018).

Com o passar do tempo, a Família Müller tornou-se referência no segmento de viagens, cultura, turismo e sustentabilidade, e assim nasceu a Müller Cultural. A credibilidade desse trabalho atraiu a atenção da mídia gerando a participação da família em programas de entrevistas como o Programa do Jô (Rede Globo), Cidades e Soluções (Globo News e Futura), Good News (RedeTV), além de matérias nos jornais O Estado de São Paulo e revistas Istoé e Istoé Dinheiro.

Serviço

Exposição “Caçapava – do Tropeirismo ao Antigomobilismo”

Data: 16 a 20 de dezembro

Horários:

16/12 – das 9h às 16h

17/12 – Fechada

18 a 20/12 – 9h às 16h

 Local: Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas Roberto Lee (Av. Dr. José de Moura Resende, 475, Vera Cruz) 

Entrada gratuita

Mais informações: (12) 3653-2603 (whatsapp)

* a partir de 21 de dezembro, a exposição poderá ser visitada no Espaço de Educação Cultural e Inovação Ruy Barbosa (Praça Dr. Pedro de Toledo, 136, centro – Caçapava).

Publicidade