Início São José dos Campos CCR RioSP inicia construção de galerias do córrego Ressaca em São José...

CCR RioSP inicia construção de galerias do córrego Ressaca em São José dos Campos

Obra é necessária para a construção das novas pistas marginais da Via Dutra em São José dos Campos

Foto: divulgação
Publicidade

A CCR RioSP iniciou a canalização do córrego Ressaca em São José dos Campos (SP). A obra faz parte do investimento de ampliação da capacidade de tráfego que a concessionária realiza na Via Dutra, no Vale do Paraíba. O projeto consiste no prolongamento da drenagem existente com a execução “in loco” de uma galeria celular em concreto armado, que ficará sob o aterro das novas pistas marginais que estão em construção.

Atualmente, está em execução o prolongamento da galeria em ambos os sentidos da rodovia. Na sequência, serão executadas as caixas de transição entre as galerias existentes e a projetada. Depois, será executada uma caixa de transição entre as galerias existentes e a projetada pela concessionária. Após a conclusão da construção da caixa de transição, será executado o desvio do córrego existente para dentro da nova galeria projetada. Por fim, será executado o aterro faseado. Para essa fase, a concessionária prevê um volume estimado de aproximadamente 25.000 m³ de terra – o equivalente a aproximadamente 2.000 caminhões.

Após o período de adensamento do aterro previsto em projeto, será executada a estrutura de pavimento e demais elementos (sinalização horizontal, vertical e dispositivos de segurança).

Novas pistas marginais

Em maio, a CCR RioSP iniciou a construção de novas pistas marginais entre os km 158 e 154, nos dois sentidos da Via Dutra, em São José dos Campos. As obras trarão mais fluidez, conforto e segurança aos motoristas que utilizam à Via Dutra (BR-116) no trecho do Vale Paraíba (SP).

Quando estiverem prontas, as melhorias irão beneficiar o deslocamento diário de mais de 150 mil veículos que trafegam pela região, além de contribuir para o desenvolvimento econômico de uma população superior a 2 milhões de pessoas. Nesse mesmo trecho também estão previstos outros investimentos, como a construção de uma nova passarela no km 157.

Entre os principais investimentos previstos para a região estão:

  • A construção de aproximadamente 44 km de novas pistas marginais, entre São José dos Campos e Taubaté;
  • A construção de 3ª e 4º faixas nas pistas expressas, nos dois sentidos da via, num total aproximado de 46km de novas faixas de rolamento;
  • A remodelação de dois dispositivos de retorno: um no km 139,4 e outro no km 157;
  • Implantação de duas novas passarelas e readequação de outros nove dispositivos as normas de acessibilidade que darão mais segurança para o pedestre e ciclista atravessar à rodovia.
Publicidade