A CCR RioSP iniciou a canalização do córrego Ressaca em São José dos Campos (SP). A obra faz parte do investimento de ampliação da capacidade de tráfego que a concessionária realiza na Via Dutra, no Vale do Paraíba. O projeto consiste no prolongamento da drenagem existente com a execução “in loco” de uma galeria celular em concreto armado, que ficará sob o aterro das novas pistas marginais que estão em construção.
Atualmente, está em execução o prolongamento da galeria em ambos os sentidos da rodovia. Na sequência, serão executadas as caixas de transição entre as galerias existentes e a projetada. Depois, será executada uma caixa de transição entre as galerias existentes e a projetada pela concessionária. Após a conclusão da construção da caixa de transição, será executado o desvio do córrego existente para dentro da nova galeria projetada. Por fim, será executado o aterro faseado. Para essa fase, a concessionária prevê um volume estimado de aproximadamente 25.000 m³ de terra – o equivalente a aproximadamente 2.000 caminhões.
Após o período de adensamento do aterro previsto em projeto, será executada a estrutura de pavimento e demais elementos (sinalização horizontal, vertical e dispositivos de segurança).
Novas pistas marginais
Em maio, a CCR RioSP iniciou a construção de novas pistas marginais entre os km 158 e 154, nos dois sentidos da Via Dutra, em São José dos Campos. As obras trarão mais fluidez, conforto e segurança aos motoristas que utilizam à Via Dutra (BR-116) no trecho do Vale Paraíba (SP).
Quando estiverem prontas, as melhorias irão beneficiar o deslocamento diário de mais de 150 mil veículos que trafegam pela região, além de contribuir para o desenvolvimento econômico de uma população superior a 2 milhões de pessoas. Nesse mesmo trecho também estão previstos outros investimentos, como a construção de uma nova passarela no km 157.
Entre os principais investimentos previstos para a região estão:
- A construção de aproximadamente 44 km de novas pistas marginais, entre São José dos Campos e Taubaté;
- A construção de 3ª e 4º faixas nas pistas expressas, nos dois sentidos da via, num total aproximado de 46km de novas faixas de rolamento;
- A remodelação de dois dispositivos de retorno: um no km 139,4 e outro no km 157;
- Implantação de duas novas passarelas e readequação de outros nove dispositivos as normas de acessibilidade que darão mais segurança para o pedestre e ciclista atravessar à rodovia.