Início Pindamonhangaba Pinda FC fecha 2023 com resultados expressivos e revela novos nomes para...

Pinda FC fecha 2023 com resultados expressivos e revela novos nomes para futebol brasileiro

Foto: divulgação/PMP
Publicidade

Caçula entre os grandes times do futebol brasileiro, o Pinda Futebol Clube, fundado em 22/02/2022, quando iniciou suas atividades esportivas, fecha o ano de 2023 com participação e resultado expressivo no calendário de competições e com a formação de novos atletas de Pindamonhangaba para o futebol brasileiro.

A equipe, que recebe total apoio da Prefeitura de Pindamonhangaba, através da SEMELP (Secretaria Municipal de Esportes e Lazer) estreou neste ano em campeonatos oficiais da Federação Paulista de Futebol, e se destacou com resultados expressivos nos campeonatos paulistas Sub 15 e Sub 17.

Ruan Bayer / Athletico Paranaense – Sub 15 Foto: divulgação/PMP

No Sub 15 participou com 79 equipes e finalizou a participação na 26ª posição. Na primeira fase, com equipes centenárias do futebol da região, finalizou na terceira colocação geral com resultados significativos como a vitória por 3×0 frente ao EC Taubaté.

Na categoria Sub 17 foram 79 equipes e o Pinda FC, o caçula da competição finalizou na 24ª colocação, sendo que na fase regional foi o líder do grupo e contabilizou vitória importantes como 4×1 frente ao EC Taubaté, CA Joseense e União Mogi, tendo goleado este último em casa pelo expressivo placar de 7×0.
O Pinda FC representou Pindamonhangaba em mais uma edição dos Jogos da Juventude; competição realizada pela Secretaria Estadual de Esportes, e sagrou-se Campeão, mesmo jogando na categoria Sub 18 e decidindo o título na casa do adversário em São José dos Campos.
Revelações

A equipe Pindense foi criada com o objetivo de trabalhar a formação de atletas e através deste trabalho inserí-los dentro do competitivo cenário do futebol mundial. Com esse foco, no decorrer da competição, dois atletas foram encaminhados para poder dar sequência em sua carreira em clubes da Série A do Campeonato Brasileiro.

O jogador Fernando Luz assinou contrato com a equipe do RedBull Bragantino e Ruan Bayer com o time do Athletico Paranaense. Além desses dois nomes com contrato assinado, o trabalho de monitoramento prossegue com diversos outros atletas. Os jovens Gabriel Castilho, Isaac e Matheus passaram um período no São Paulo FC e agora seguem sendo monitorados pela equipe. Outro atleta que passou um mês no Curitiba em treinamento é Daniel Elizário, que seguirá sendo monitorado pela clube em 2024.

Fernando Luz / Atleta Sub 17 – RedBull Bragantino Foto: divulgação/PMP

“Ficamos felizes pelos resultados dentro de campo e mais ainda por atingirmos os objetivos que traçamos desde o início do projeto, que é o de poder oportunizar aos nossos atletas a possibilidade de defender grandes clubes do futebol Brasileiro. É gratificante para nós que estamos no dia a dia, em um trabalho de primeiro ano de competição estadual, termos em um jogo nosso 7 observadores de clubes da Série A do Campeonato Brasileiro” afirmou o treinador do Sub 17, Fábio Castilho.

Daniel Elizario / passou um mês no Coritiba em treinamento e agora segue sendo monitorado para 2024 Foto: divulgação/PMP

O Pinda Futebol Clube acredita na importância de realizar um trabalho de formação integral de seus atletas e com isso formar excelentes cidadãos para a sociedade. Segundo a Presidente do Pinda FC, Elaine Pereira, a equipe realiza um trabalho de planejamento estratégico focado em todas as áreas do clube, o que proporciona um avanço com objetivos claros de onde se quer chegar.

“Os resultados esportivos são muito importantes pois mostram a qualidade daquilo que temos feito, porém o trabalho e os objetivos vão muito além. Agradecemos a SEMELP, na pessoa do nosso Secretário de Esportes, Professor Everton Chinaqui e toda sua equipe; à parceria com a AA Ferroviária através do presidente Julio Piorino e à gestão municipal, na pessoa do nosso vice-prefeito Ricardo Piorino, que também é apaixonado pelo esporte e principalmente pelo futebol”, afirmou Elaine.

Dentro do planejamento da equipe, que recentemente tornou-se uma SAF (Sociedade Anônima de Futebol), nova modalidade de gestão dos grandes times esportivos, a previsão é de que nos próximos dois anos os desafios possam levar a equipe a grandes patamares dentro do futebol paulista.

Foto: divulgação/PMP

Profissionalização do Futebol

Essa parceira com o Pinda FC é o primeiro passo que o município vem dando para a profissionalização do futebol. “Estamos engatinhando mas muito focado na possibilidade de nosso time muito em breve disputar uma Copa SP de Futebol Juniors e num futuro quem sabe as divisões de acesso à elite do futebol paulista. Estamos plantando uma semente para que bons frutos possam ser colhidos”, afirmou o secretário de Esportes Everton Chinaqui.

Para o vice-prefeito Ricardo Piorino não faltará apoio e incentivo da Prefeitura para que o futebol seja profissionalizado no município. “Somos apaixonados pelo Esporte e o Futebol é a grande paixão dos esportistas de Pinda que sempre pedem nosso empenho nesta causa. Parabéns ao Pinda FC e vamos juntos para que num futuro próximo esse projeto se concretize”.

Publicidade