Início Variedades Notas de corte da saúde costumam ser as mais altas do Sisu

Notas de corte da saúde costumam ser as mais altas do Sisu

Medicina, Odontologia e Fisioterapia são alguns exemplos de faculdades que se destacam em termos de pontuações mais expressivas.

Foto: Pixabay
Publicidade

De modo geral, os cursos para a área da Saúde estão entre os mais concorridos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O programa oferece vagas em instituições públicas de ensino superior a partir das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Faculdade de Odontologia, Medicina e de Fisioterapia são alguns exemplos que se destacam em termos de cursos com notas de corte mais altas.

Estudantes de diferentes estados de todo o Brasil concluíram a prestação de provas do Enem no dia 12 de novembro. O resultado do exame será divulgado em 16 de janeiro de 2024, e as inscrições para o Sisu devem começar entre a segunda e a terceira semana de fevereiro, de acordo com o sistema. Com o gabarito do Enem em mãos, os candidatos poderão ter uma noção de qual posição devem alcançar.

A nota de corte do Sisu é a pontuação mínima exigida para que o candidato seja aprovado em determinada universidade e curso. De acordo com o portal do sistema, de forma resumida, ela é a última nota de quem foi aprovado. Esse cálculo é feito a partir do número de vagas disponíveis, da pontuação média dos estudantes aprovados e da ordem preferencial de curso escolhida pelos participantes. 

Vale lembrar que a nota de corte pode variar conforme o curso e a instituição desejados. Além disso, pode ser modificada no decorrer do processo de seleção, de acordo com a quantidade de vagas e de estudantes aprovados. O portal do Sisu ressalta que, como o número de vagas e a preferência dos estudantes podem variar ao longo do período das inscrições, a nota de corte não garante a aprovação, uma vez que ela também pode mudar a qualquer instante. 

A pontuação também pode ser diferente entre as chamadas do Sisu. Dessa forma, o ideal é que o candidato fique atento às datas e informações oficiais divulgadas pelo sistema. 

Destaques e variações de notas de corte expressivas na área de saúde

De acordo com o portal do Sisu, alguns cursos destacaram-se por suas elevadas notas na última edição do sistema em diferentes universidades pelo Brasil. As variações mostram a competitividade e a diversidade de critérios adotados pelas instituições de ensino superior no processo seletivo.

As maiores pontuações do sistema foram para Medicina na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com 952,51 pontos; e para Medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com 914,15 pontos. 

Já no curso de Odontologia, por exemplo, a maior nota de corte atingiu 850,52 na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), enquanto a menor pontuação exigida foi de 686,90 na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O curso de Enfermagem da UFAM também se destacou, estabelecendo a maior nota de corte em 835,74. Em contrapartida, a menor pontuação para ingresso nessa área ficou em 494,70 na Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat), no campus Diamantino.

Em 2022, a Fisioterapia apresentou sua maior pontuação na Universidade Federal do Amapá (Unifap), alcançando 815,30, enquanto a menor pontuação necessária para garantir uma vaga foi de 645,01 na Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAR), localizada no Piauí.

A maior nota de corte no campo da Biomedicina foi registrada na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), atingindo 793,85, ao passo que a menor pontuação foi de 645,12 na Universidade Federal de Jataí (UFJ), em Goiás.

As notas de corte para o curso de Nutrição também ficaram em alta, com a maior registrada na Universidade Estadual de Londrina (UEL), no Paraná, atingindo 753,96. A menor nota de corte para esse curso foi de 584,66, estabelecida pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa), localizada no Rio Grande do Sul. 

Nem todas as universidades aceitam utilizar o Enem e, consequentemente, o Sisu como nota para ingresso dos alunos. Dessa forma, é importante conhecer quais são adeptas do uso da plataforma em seus processos seletivos. A lista das instituições que aderem tanto ao Sisu, quanto ao Programa Universidade para Todos (ProUni) e ao Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) pode ser conferida no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior

Passo a passo para participar do Sisu

Para se inscrever no Sisu, o estudante deve entrar na plataforma com o seu login, pesquisar as vagas disponíveis no curso escolhido, universidade ou cidade desejada e ficar atento à possibilidade de cotas e se cumpre os requisitos para pleitear esse tipo de vaga. 

Em seguida, é importante acompanhar as classificações parciais e notas de corte. Durante o período de inscrição, elas são lançadas uma vez por dia. Nesse momento, o candidato pode conferir se sua pontuação se encaixa na faixa de aprovação ou não. 

Segundo o cronograma do edital, os resultados da chamada regular sairão após finalizado o prazo de inscrição. Caso o aluno não seja aprovado, é possível ainda inscrever-se na lista de espera, que pode chamar alunos conforme suas classificações e disponibilidade de vagas.

A nota do mesmo Enem é utilizada para esta chamada do Sisu, então, o estudante não precisa se preocupar. Além disso, o cálculo dos pesos das provas é feito diretamente na plataforma conforme o curso escolhido.

Publicidade