Início Pindamonhangaba Personalidades da Comunidade Negra recebem homenagens na Câmara de Pindamonhangaba

Personalidades da Comunidade Negra recebem homenagens na Câmara de Pindamonhangaba

Celebração do Dia da Consciência Negra aconteceu nesta terça-feira, dia 21 de novembro, no Plenário da Casa Legislativa e reuniu autoridades, lideranças da comunidade negra e convidados especiais

Foto: divulgação/CMP
Publicidade

Em uma noite que reuniu artes, dança, música e reflexões sobre a cultura e diversidade negras, a Câmara de Pindamonhangaba promoveu nesta terça-feira, dia 21 de novembro, a sessão solene em comemoração ao “Dia da Consciência Negra”. O ato solene reuniu lideranças da comunidade negra, autoridades municipais e convidados especiais.

Publicidade

A Sessão Celebrativa foi a oportunidade em que o Poder Legislativo reconheceu e ofereceu homenagens – por meio de Diplomas de Honra ao Mérito e um Cartão de Prata – aos ilustres cidadãos representantes da comunidade negra do  município, que detém o respeito, o reconhecimento, a liberdade de expressão e expressa a igualdade na busca de uma sociedade moderna, fraterna, justa e

Foto: divulgação/CMP

igualitária. A sessão foi promovida por intermédio do Requerimento nº 4.311/2023, de autoria do vereador Herivelto dos Santos Moraes – Herivelto Vela, que também presidiu o ato solene. Além do vereador Vela, participaram da Mesa Diretora da sessão, o Presidente da Câmara, vereador Norberto Moraes; o Vice-Prefeito da cidade, Ricardo Piorino, o Secretário da Mulher, Família e Direitos Humanos, João Carlos Ribeiro Salgado; o Presidente do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Pindamonhangaba, Wagner Eduardo Conceição Souza; a Presidente da Comissão da Igualdade Racial da OAB de Pindamonhangaba, Dra. Évelyn Ana da Silva Xisto e a Diretora de Direitos Humanos de Pindamonhangaba, Maria Aparecida Pedroso Rocha Pena. Participaram da sessão, a vereadora Regina Célia Daniel Santos – Regininha e o vereador José Carlos Gomes – Cal.

Entre os convidados especiais estavam presentes a Miss Beleza Negra Pindamonhangaba 2023, Maria Ivony, o Mister Beleza Negra Pindamonhangaba 2023, Christopher Dutra Teixeira e a Musa Beleza Negra Pindamonhangaba 2023, Ana D’arc.

Hinos

A sessão foi aberta coma saudação do vereador Herivelto Vela e logo em seguida uma inovação: o Hino Nacional Brasileiro foi interpretado na voz da cantora Sara Cristina Alves de Lima e  Hino de Pindamonhangaba com vídeo de acompanhamento cedido pela Banda Sinfônica da Corporação Musical Euterpe pelo cantor Wagner Leandro Ribeiro – Wagner Muzak.

Orador Oficial

Indicado pelo Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Pindamonhangaba, o orador oficial da noite foi o presidente da entidade, Wagner Eduardo Conceição Souza. Ele disse que “o dia, o mês, as discussões sobre Consciência Negra são exatamente para refletir sobre essas questões que assolam nossa sociedade e que ainda discrimina um único grupo de pessoas: o povo preto, negro”.

Foto: divulgação/CMP

Para Wagner Eduardo, “precisamos sair desses discursos e discussões ultrapassados e passar a agir. Falar de raça humana, de consciência humana não contribui em nada. Não falar de racismo não acaba com ele”. O orador oficial observou que “temos ciência que nossa sociedade ainda vive consequências de um passado triste e cruel. Convoco negros e principalmente brancos a se engajarem na luta com a gente, repensando formas de agir e pensar, de dar voz e espaços aos negros”.

Capoeira, Dança, Hip Hop e Samba

Durante a sessão solene, a Câmara de Pindamonhangaba, abriu diversos espaços para a manifestação da comunidade negra. Entre as manifestações, o destaque foi a apresentação do grupo de capoeira do Mestre Mandela e do “Afrobeat Dance”, da professora Rayane Fidelix.

Foto: divulgação/CMP

A música também recebeu atenção especial. O artista Pindense, Di Preto, interpretou uma canção de sua própria autoria. E sob a regência do mestre Tio Dão, aconteceu a apresentação de um mix das baterias dos Blocos Carnavalescos “Memória das Escolas de Samba de Pindamonhangaba” e H-lera.

Foto: divulgação/CMP

Homenagens

Mas a noite também teve o seu ponto alto com a entrega das honrarias da Câmara de Pindamonhangaba aos integrantes da comunidade negra da cidade. Indicada pelo Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Pindamonhangaba, a senhora Lucirene Vitória Góes França Cavalca recebeu um “Cartão de Prata”. Por sua vez, Ítalo Henrique dos Santos César,  Ivan Epaminondas Xisto e Cláudio Pereira receberam Diplomas de “Honra do Mérito”.

Encerramento

Ao final do evento e em tom de emoção, o Presidente da Mesa Diretora, vereador Herivelto dos Santos Moraes – Herivelto Vela, agradeceu a presença de todos e parabenizou os homenageados, autoridades e a todos os integrantes da comunidade negra de Pindamonhangaba.

Publicidade