A prática de exercício físico é fundamental para ter uma vida saudável e garantir uma boa forma. Para grande parte das mulheres, esse é o propósito ao manter uma rotina de treinos.
Com a proximidade do verão, esse desejo pode se tornar ainda maior e incentivar mais mulheres a irem à academia. Nesse período, a tendência é que esses espaços fiquem cheios, já que a busca por alcançar o famoso “projeto verão” está em alta.
Assim, é preciso ter certo cuidado sobre quais itens levar para academia, otimizando tempo para não perder o ritmo. Para adequar o hábito do exercício no dia a dia, é comum a ida à academia depois do trabalho ou faculdade. Ou, então, cumprir para as atividades rotineiras depois da musculação.
Nesse sentido, a mochila é um acessório que ajuda na conciliação das diferentes tarefas, sem precisar voltar para casa e trocar de roupa. O indicado é sempre procurar deixar a mochila da academia organizada na noite anterior, evitando ao máximo o esquecimento de algo que atrapalhe o desenvolvimento das atividades.
Com as altas temperaturas, esquecer de levar uma garrafinha de água, por exemplo, pode impactar na qualidade do exercício. Para as mulheres que frequentam academia, saber equipar a mochila adequadamente pode proporcionar maior conforto e praticidade aos treinos.
Roupas confortáveis e tênis adequado
As roupas têm a capacidade de trazer conforto à prática dos exercícios, por isso, pode ser fundamental apostar no modelo ideal de roupa fitness feminina.
Na academia existem diferentes tipos de atividades, porém, geralmente elas envolvem movimentos de impacto, como agachamentos e levantamento de peso. O uso do tênis adequado é indicado para evitar dores no corpo, além de servir para auxiliar na execução dos exercícios.
O ortopedista do Hospital Santa Catarina-Paulista, Rômulo Brasil, alerta que o uso do tênis errado pode causar danos à saúde, incluindo lesões no tornozelo, joelhos e quadris. Assim, é aconselhável buscar informações sobre a peça antes de comprá-la. As características de amortecimento e o solado são alguns exemplos do que é possível analisar ao comprar um tênis.
Além disso, também é recomendado conferir qual o modelo certo para cada prática. Para os treinos de perna, por exemplo, é indicado o uso de tênis com solado plano, por promover estabilidade, afirma o ortopedista.
Garrafa de água
A hidratação é fundamental para o funcionamento do metabolismo. Cerca de 60% do corpo humano é composto por água. Durante a prática de atividades físicas, a transpiração aumenta, assim a ingestão de água também precisa ser constante. Esse cuidado pode evitar a desidratação, principalmente, nas estações mais quentes.
A nutricionista Luanna Caramalac revela que “o ideal é a ingestão de 1 ml de água para cada caloria perdida”. Em academias lotadas, a garrafa de água serve como um item essencial, pois pode evitar filas nos bebedouros.
Luva
O uso das luvas de academia é uma sugestão para evitar o surgimento de bolhas e calos nas mãos. A repetição dos exercícios no levantamento de peso pode levar a esses desconfortos, sendo um incômodo para grande parte das mulheres.
Além disso, as lesões nas mãos podem atrapalhar a realização de algumas atividades e afetar o rendimento do treino.
Por esse motivo, as luvas são indicadas para proporcionar maior segurança e proteção ao pegar os halteres, barras ou aparelhos.
Itens de higiene pessoal
As pessoas que vão da academia para o trabalho ou faculdade costumam tomar banho no local. Nesse caso, é recomendado que a própria pessoa leve sabonete, shampoo e condicionador, por exemplo.
Outro item indispensável é o desodorante. Com esses cuidados é possível estar preparado para os compromissos do dia.
Toalhas
Esse é outro elemento importante para as pessoas que tomam banho na academia. E mesmo para quem não tem esse hábito, é possível encontrar vantagens em levar toalha para os treinos.
Um exemplo é o uso de toalhas de rosto para enxugar o suor, sendo também um cuidado de higiene pessoal.
Fones
Escutar música durante os exercícios pode influenciar na motivação. Dessa forma, o desempenho do treino tende a melhorar. As batidas sonoras ouvidas nos fones tornam o consumo de oxigênio mais eficiente e estimulam o trabalho do coração. Esse foi o resultado encontrado por pesquisadores da Universidade de Brunel, em Londres.
Outro benefício é a diminuição da percepção de dor e fadiga, já que a música tem capacidade de liberar dopamina, hormônio ligado ao prazer e à felicidade.
Pensando nisso, os fones de ouvido devem ser lembrados como uma peça importante para garantir a qualidade e o rendimento das atividades na hora de arrumar a mochila para a academia.