Início Pindamonhangaba Tribunal de Contas emite parecer final favorável para aprovação das Contas Públicas...

Tribunal de Contas emite parecer final favorável para aprovação das Contas Públicas do Exercício 2020 da Prefeitura de Pinda

Foto: divulgação/PMP
Publicidade

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE) emitiu, no começo deste mês, o parecer final recomendando à Câmara de Vereadores a aprovação das contas públicas de Pindamonhangaba no exercício 2020.

A decisão unânime dos conselheiros do órgão técnico foi emitida dia 8 de novembro, após reconhecer o pedido de reexame. Inicialmente, o TCE emitiu parecer desfavorável em razão de compensação de encargos previdenciários realizada pelo município sem apresentação de documentação satisfatória que justificasse a ação. Outro fator foi a ausência de informações quanto à aplicação do índice de aumento para o funcionalismo público municipal.

Com a apresentação de novas informações, o pedido de reexame da Prefeitura de Pinda foi apreciado pelo TCE possibilitando o provimento quanto ao mérito. “Enviamos documentações, explicamos os fundamentos da compensação de encargos previdenciários que realizamos neste ano, as tratativas com a Receita Federal e também a questão do aumento do servidor público realizado dentro o INPC do período anterior, permitindo a revisão dos fundamentos do parecer prévio e a aprovação das nossas contas”, afirmou o prefeito Dr. Isael Domingues.

Segundo o secretário de Finanças e Orçamento, Cláudio Marcelo de Godoy Fonseca, as contas públicas dos exercícios posteriores também já estão sendo analisadas pelo Tribunal com prévia favorável à aprovação. “Isso demonstra o trabalho correto e o zelo que a gestão tem com os recursos públicos, trabalhando com eficiência e de forma transparente”, afirmou Cláudio.

“Nosso primeiro ano tivemos um déficit de quase 1% no resultado da execução orçamentária. Mas buscamos o equilíbrio e em 2018 já registramos superávit de 0,4%, depois melhoramos em 2019 com superávit de 2,4%, 2020 chegamos a 3,0% e todos os anos seguintes sempre no azul mostrando a boa gestão”, comentou Dr. Isael.

Sobre as Contas Públicas 2020
Gastos com Educação: 25,2%
Gastos com Pessoal: 43,3%
Gastos com Saúde: 29,3%
Execução Orçamentária: Superávit 3,04%
Remuneração dos Agentes Políticos: Regular
Ordem cronológica dos pagamentos: Regular

Anualmente, os auditores da Unidade Regional 14 (UR14) do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) realizam a fiscalização das contas anuais do Prefeito. Após o encerramento dos trabalhos, o relatório final da auditoria é encaminhado aos conselheiros da corte para análise e julgamento.
Atualmente, aguarda-se o julgamento das contas referentes ao exercício de 2022, as quais, embora ainda pendentes, apresentam indicativos positivos que sugerem sua aprovação.

“Desde o início do primeiro mandato até o atual, todas as prestações de contas submetidas a apreciação do TCESP foram aprovadas, demonstrando um compromisso efetivo com a responsabilidade fiscal e uma gestão pública criteriosa. Este histórico reforça a consistência na condução financeira, evidenciando ainda a dedicação à transparência e à eficiência na administração dos recursos municipais”, afirmou o prefeito Dr. Isael.

Publicidade