Em sua 17ª edição, o “Festipoema – Festival de Poemas de Pindamonhangaba”, realizado pela Academia Pindamonhangabense de Letras em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, levou grande público ao Centro Cultural Teatro Galpão na sexta-feira (4) e no sábado (5).
O evento, que foi criado em 2007, teve centenas de inscrições e foram selecionados 30 para serem apresentadas no fim de semana, quando também aconteceu a premiação.
O secretário de Cultura e Turismo, Alcemir Palma, destacou a relevância do Festival. Ele agradeceu e parabenizou toda a organização do evento, os participantes e os premiados, reforçando que “a cultura de Pindamonhangaba só tem a ganhar com eventos desse nível”. Alcemir Palma participou da entrega dos prêmios ao lado da presidente da Academia Pindamonhangabense de Letras e jurada da categoria de Interpretação, Ana Maria Iadeluca, da diretora de Cultura, Rebeca Guaragna, do idealizador do Festival, Alberto Marcondes, dos jurados de seleção e classificação, Ângelo Fonseca, Eva Andrade, Fátima Marotti, Sérgio Meneghetti e José Valdez, e dos jurados da categoria interpretação: Matheus Correa e Wilson Maximiano.
“Como presidente da APL, me sinto gratificada com o encontro marcado com a arte, a poesia, a dança, a literatura, o teatro, seus autores e intérpretes, consolidando o sucesso de mais um Festipoema, o XVll.
Ao Alberto Santiago, teatrólogo, que conduziu com mestria este evento. À Secretaria da Cultura, com nosso secretário Alcemir Palma e sua diretora Rebeca Guaragna, que não mediram esforços para a perfeita realização. A união e dedicação de todos os profissionais para um objetivo comum, o sucesso do Festipoema, meu muito obrigada”, disse Ana Maria Corrêa Guimarães.
CONFIRA A PREMIAÇÃO:
Adulto – Troféu “Baltazar Godoy Moreira”
1º – Soneto Desvairado – Carlos Alberto de Assis Cavalcanti – Arcoverde/PE
2º- O Endereço – Rosana Dalle Leme Celidonio – Pindamonhangaba/SP
3º – Mar, Marina, Imensidão – Juraci de Faria Condé – Pindamonhangaba/SP
Juvenil – Troféu “Juó Bananéri”
1º – Meu Mundo – Ryan Damasceno dos Santos – Paragominas/PA
2º- Hesitação Mais Que Perfeita – Maria Eduarda Teixeira Araújo Valente – Pindamonhangaba/SP
3º – Mentira e Consequência – Leonardo Gemir Tirone – Pindamonhangaba/SP
Infantil – Troféu “Bertha Celeste Homem de Mello”
1º – O Zoológico – Ana Beatriz do Carmo Alexandre – São Paulo/SP
2º- Mar – Maria Júlia Costa Manso de Lima – São Bento do Sapucaí/SP
3º – A Bela Cidade – Sofia Clara dos Santos Albino – Aparecida/SP
Categoria Intérpretação, Troféu “Augusto Cesar Ribeiro”
1º – Réquiem ao Mundo – Stéphanny Lomar, Letícia Lacerda, Mika Montasio e Lia Oliver – Grupo Importa – Pindamonhangaba/SP
2º- O Endereço – Rosana Dalle – Pindamonhangaba/SP
3º – Prece de Andarilho – Maria Luiza e Jonas Caetano – Pindamonhangaba/SP
Categoria Vídeo – Troféu “Amácio Mazzaropi”
1º – O florescimento de uma guerreira arco-íris – Sthephany Lomar e Mika Monteiro
2º- O inventor do nada – Jair Júnior Moura Teixeira
3º – O medo – Pedro Santiago e Eloida