Início Variedades Caminhos para a Cidadania lança curso gratuito para professores com foco em...

Caminhos para a Cidadania lança curso gratuito para professores com foco em Cidades Sustentáveis, Mobilidade e Educação

Foto: Divulgação/CCR
Publicidade


Acompanhando as mudanças que promovem um ambiente mais sustentável e inclusivo, o Programa Caminhos para a Cidadania lançou novo curso on-line gratuito para professores, na última segunda-feira (16).

Promovido pelo Instituto CCR, com Parceria Técnica do Instituto Crescer, os materiais didáticos apresentam a relação entre Cidades Sustentáveis, Mobilidade Urbana e Educação, fornecendo recursos pedagógicos para que os educadores estimulem o engajamento de seus alunos e, consequentemente, contribuam para a transformação social. Hoje, no trecho da CCR RioSP, o Programa Caminhos para a Cidadania tem um total de 307 professores matriculados em 13 cidades.

Desenvolvido baseado em metodologias conectadas às temáticas contemporâneas urgentes, o programa se inspira da Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas (Organização das Nações Unidas) e utiliza como guia a ODS 11 (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável), que prevê cidades mais inclusivas, seguras, resilientes e ecológicas. Para aplicar esse conceito, o novo curso estimula o desenvolvimento de projetos relacionados à mobilidade urbana local, como o reconhecimento do sistema viário e os diferentes modais de transporte dentro do município.

A Educação Ambiental, um dos pilares do programa, tem como objetivo ampliar o repertório dos educadores e possibilitar que suas ações pedagógicas posicionem os estudantes como protagonistas das mudanças sociais.

“Além de proporcionar recursos didáticos, queremos atuar junto à comunidade estudantil em prol de temáticas significativas para as futuras gerações. O curso está vinculado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e queremos capacitar professores de todo o Brasil para uma educação mais efetiva e alunos mais conscientes”, declara Ariane Teles, analista de Responsabilidade Social do Instituto CCR.

Inscrição e certificação

Para realizar a inscrição gratuita, o professor deve acessar o site: www.caminhosparaacidadania.com.br, clicar na aba em “Área do Educador” e depois em “Curso”. O curso é oferecido na plataforma Moodle, um sistema intuitivo, projetado para oferecer um melhor aprendizado aos educadores.

Com carga horária de 10 horas, o curso é a distância e possui nível de formação continuada docente, com certificado e ficará disponível por oito semanas. Apesar de ser destinado a professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, educadores de outros níveis de ensino também podem participar das aulas. Os primeiros 300 educadores que se inscreverem receberão um vale-livro como presente especial do Dia do Professores, comemorado no dia 15 de outubro. Atualmente, 3.700 professores estão cadastrados na plataforma do programa.

Publicidade