Início São Paulo Parque Ibirapuera celebra semana do Dia das Crianças com diversas atividades gratuitas...

Parque Ibirapuera celebra semana do Dia das Crianças com diversas atividades gratuitas para a família

Programação será realizada entre os dias 12 e 15 de outubro e proporcionarão momentos de lazer e uma profunda conexão das crianças com a natureza.

Imagem: Divulgação - Urbia Parques
Publicidade

Considerada uma das datas mais aguardadas pela criançada, o Dia das Crianças será celebrado com uma série de atividades, incluindo opções gratuitas, no Parque Ibirapuera, um dos principais espaços de lazer ao ar livre da cidade de São Paulo.

O espaço, administrado pela Urbia, contará com eventos, entre os dias 12 e 15 de outubro, que proporcionarão momentos de diversão entre as famílias, além de uma potente conexão com a natureza. Confira abaixo a agenda completa preparada especialmente para elas:

Desafio no Parque com a Masha e o Urso 

Na quinta-feira (12), às 9h, na Serraria do Ibirapuera acontece o Desafio no Parque com a Masha e o Urso. O evento é gratuito e contará com diversas brincadeiras, prêmios e momentos de alegria com os personagens que fazem sucesso no universo infantil. Para participar, basta realizar o cadastro na hora do evento, em um espaço direcionado para as inscrições. Vale ressaltar que as vagas são limitadas e é importante chegar com antecedência para a realização da inscrição. O acesso mais próximo à Serraria se dá pelo Portão 7 do Parque.

Estação ‘Biodiversidade: Bicho ou Planta’

Na quinta-feira (12), das 10h às 12h e das 14h às 17h, na Estação ‘Biodiversidade Bicho ou Planta’, as crianças poderão se aprofundar no incrível universo da biodiversidade. A diversidade cores, tamanhos, texturas das folhas, frutos de sementes nativas da Mata Atlântica e de outros biomas. Lupas de aumento e cartelas impressas com exemplares da fauna e flora, buscam inspirar a produção de colagens, desenhos e muito bate-papo nas mesas dessa estação. Enquanto coletam, observam, desenham, colorem e produzem trabalhos manuais, os participantes se divertem, aprendem e ampliam o vocabulário para temas relacionados à biodiversidade de plantas e animais nativos do Brasil. Durante a atividade, as crianças conhecerão ainda mais sobre a fauna e flora presentes no Parque Ibirapuera, além de descobrirem a importância da conservação de espécies incluindo também as vulneráveis e em perigo de extinção no País e na cidade de São Paulo, se conectam ainda mais com a natureza.

A atividade será realizada no Parquinho do Parque Ibirapuera, localizado próximo às quadras de basquete do espaço. Atividade gratuita, não é necessário se inscrever, basta ir ao local do evento para participar.

Estação ‘Biodiversidade: Onde estão as Abelhas?’

Estação ‘Biodiversidade: Onde estão as Abelhas?’ apresentará para as crianças o universo incrível das espécies de abelhas nativas sem ferrão e inofensivas que existem no Parque Ibirapuera. Durante a atividade, os participantes irão até os ninhos das abelhas jataí, iraí e limão, onde aprenderão a identificá-los por suas singularidades e principais características. Além disso, serão disponibilizadas cartelas impressas com exemplares de polinizadores que servirão de inspiração para a produção de colagens, desenhos e muito mais. Enquanto observam, buscam e produzem trabalhos manuais, as crianças se divertem, aprendem e ampliam o vocabulário quanto aos temas polinização e equilíbrio ecológico.

A atividade é gratuita e será realizada na Serraria, próxima ao Portão 7 do Parque Ibirapuera, na sexta-feira (13), das 10h às 12h e das 14 às 16h, no sábado (14), das 10h às 12h e das 14h às 17h, e no domingo (15), das 14h às 17h. Não é necessário se inscrever para participar.

Passarinhada

Dessa vez, preparada especialmente para o público infantil, essa edição da Passarinhada será realizada no domingo (15), às 9h. Como o Parque Ibirapuera é lar de inúmeras espécies de plantas e animais, em uma caminhada mais atenta é possível avistar as belas borboletas, os espertos saguis e as coloridas aves que habitam no espaço. As crianças e seus responsáveis estão convidados para essa experiência, em meio à natureza, em busca dos animais mais populares do Parque, os passarinhos. Caso tenham binóculos, a Urbia recomenda que os participantes tragam para tornar a experiência ainda mais completa, cheia de diversão e aprendizados.

A atividade é gratuita e tem duração de 1h30, não exige inscrição prévia. O ponto de encontro para participar é no Portão 10 do Parque Ibirapuera.

Sessões infantis no Planetário Ibirapuera

Na quinta-feira (12), às 11h, a sessão infantil ‘Projeto Científico’ será apresentada no Planetário Ibirapuera. Neco e Silo, dois pré-adolescentes do planeta Arcolini, ganham um prêmio escolar por um projeto sobre o Sistema Solar. Empolgados, eles fazem uma transmissão pirata à noite para divulgar a transmissão feita, mirando na cúpula do Planetário. A sessão dura cerca de 40 minutos e é adequada para todas as idades.

Também na quinta-feira (12), às 15h, e no domingo (15), às 11h, o Planetário Ibirapuera realizará a sessão especial e ao vivo ‘O Último Céu dos Dinossauros’. Há mais de 60 milhões de anos, os dinossauros foram extintos. Apesar de nunca terem convivido com os seres humanos eles estão presentes na cultura pop e em nossas imaginações. Mas como foram os últimos momentos dos antigos inquilinos deste planeta? Nesta sessão, os participantes tentarão reviver, astronomicamente, a última hora de existência destes fantásticos animais e discutir como era o último céu dos “terríveis lagartos”.

Vale ressaltar que as atividades contam com vagas limitadas e os ingressos precisam ser adquiridos pelo Urbia Pass.

Exposição de Infláveis ‘Blow Up: Um Sopro de Diversão’

Com inauguração marcada para quinta-feira (12), na Oca do Parque Ibirapuera, a exposição ‘Blow Up’ ocupará quatro andares do espaço e contará com mais de 500 instalações de arte inflável. A atividade é completamente imersiva, qual o público passará por estruturas infláveis enormes e projeções criativas em um espaço multissensorial. Livre para todas as idades, a exposição funcionará de terça a sexta-feira, das 11h às 20h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 21h. Para adquirir os ingressos, basta acessar o site do evento.

O acesso mais próximo à Oca se dá pelo Portão 2 do Ibirapuera epara quem vai de carro, o estacionamento fica localizado no Portão 3.

Sobre a Urbia

Criada em 2019, a Urbia Gestão de Parques nasce para valorizar, cuidar e preservar o patrimônio histórico e ambiental, enquanto oferece lazer qualificado, entretenimento e cultura a todos os usuários. A dedicação da empresa se concentra em criar, a cada dia, um mundo melhor com mais diversidade, inclusão e cidadania. Ao todo, são quatro concessões especializadas na gestão de parques públicos da capital paulista e da região sul do país. A primeira é a Urbia Gestão de Parques de São Paulo é uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) criada para cuidar da gestão dos seis parques paulistanos (Ibirapuera, Tenente Brigadeiro Faria Lima, Jacintho Alberto, Jardim Felicidade, Eucaliptos e Lajeado), apoiada no desenvolvimento sustentável, com o objetivo de conectar pessoas por meio do lazer, entretenimento e cultura, e proporcionar momentos de imersão e harmonia com a natureza. Além destes, a Urbia também é responsável pela gestão dos Parques Horto Florestal e da Cantareira, ambos localizados na Zona Norte de São Paulo/SP; áreas de visitação dos Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral (Cânions), situados em Cambará do Sul/RS; e das áreas de visitação do Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu/PR.

Publicidade