Início Variedades Triptofano: conheça os benefícios

Triptofano: conheça os benefícios

Crédito: Freepik
Publicidade

Se você quer saber os benefícios do triptofano, o nosso conteúdo com certeza pode te ajudar. Para isso, separamos os principais benefícios para te ajudar a entender melhor sobre o assunto e ter uma vida ainda mais saudável.

O triptofano é um aminoácido com muitos benefícios para o corpo, porém, ele não é produzido naturalmente pelo corpo, sendo obtido através da alimentação ou da suplementação.

Quer saber quais são os benefícios do triptofano para a sua saúde? Basta conferir até o final do conteúdo que preparamos para você!

Auxilia no controle do humor

Um dos grandes benefícios do triptofano para o organismo é de auxiliar no controle do humor. Isso acontece porque o aminoácido é responsável por auxiliar a produção de serotonina, o “hormônio da felicidade”.

Esse hormônio atua no controle do humor, do sono, do apetite, da sensibilidade e das funções cognitivas. Por isso, quando está em baixa concentração no organismo, causa oscilações de humor, falta de sono, ansiedade e depressão.

Ajuda a regular a secreção de hormônios

Além de auxiliar na produção de serotonina, o triptofano também ajuda na regulação da secreção de vários hormônios essenciais para o corpo. Um dos exemplos mais famosos é a melatonina, responsável pelo controle do sono.

Além disso, o triptofano também auxilia na criação dos hormônios responsáveis pelo crescimento normal e pelo desenvolvimento saudável em bebês e crianças. Por isso, ter uma dieta rica em alimentos que possuem triptofano, como peixes, queijos, aves, castanhas e amêndoas, pode te ajudar a dormir melhor.

Ajuda a regular o apetite

O triptofano tem um papel fundamental na regulação do apetite. Isso acontece porque a serotonina não é responsável apenas pelo controle do humor como também do apetite.

Ou seja, consumir alimentos ricos em triptofano ajuda a manter a sensação de saciedade por muito mais tempo, evitando a compulsão alimentar. Por isso, os alimentos ricos em triptofano são muito recomendados para pessoas que querem perder peso.

Auxilia na melhora do sono

A melatonina, que também é produzida pelo triptofano, é o hormônio que atua no controle do sono. A produção de melatonina acontece principalmente durante a noite, quando não há estímulos luminosos e o metabolismo se torna mais lento.

Por isso, é recomendado evitar ambientes muito iluminados e estímulos sonoros antes de dormir, de forma a facilitar a produção da melatonina e garantir uma melhora na qualidade do sono.

Porém, a produção de melatonina se torna menor com o passar dos anos, e dessa forma uma alimentação rica em triptofano pode se tornar ainda mais benéfica.

Melhora o metabolismo

O triptofano é um componente essencial na produção de niacina, ou seja, a vitamina B3, que é responsável por regular o metabolismo. Ou seja, ao consumir alimentos ricos em triptofano você aumenta a produção de vitamina B3, que por sua vez transforma os carboidratos, proteínas e gorduras em energia para as células.

Além disso, a vitamina B3 criada pelo triptofano auxilia na eliminação do colesterol “ruim”, bem como na diminuição dos triglicerídeos no sangue.

Alimentos ricos em triptofano

Agora que você já sabe todos os benefícios do triptofano para o organismo, que tal saber em quais alimentos você encontra esse aminoácido? Dessa forma, você pode escolher os que mais se adequem às suas necessidades e utilizar esses alimentos na sua dieta.

Os alimentos ricos em triptofano são (em porções de 100 gramas):

  • 1. Queijo – 7 mg;
  • 2. Amendoim – 5,5 mg
  • 3. Castanha-de-caju – 4,9 mg
  • 4. Carne de frango – 4,9 mg
  • 5. Ovo – 3,8 mg
  • 6. Ervilha – 3,7 mg
  • 7. Pescada – 3,6 mg
  • 8. Amêndoa – 3,5 mg
  • 9. Abacate – 1,1 mg
  • 10. Couve-flor – 0,9 mg
  • 11. Batata – 0,6 mg
  • 12. Banana – 0,3 mg

Esses são alguns dos alimentos que são boas fontes de triptofano, porém, nem sempre é possível conseguir a quantidade necessária desse aminoácido apenas pela alimentação. Nesses casos, uma suplementação pode ser necessária.

Porém, vale lembrar que a suplementação só deve ser feita com recomendação médica, onde o especialista recomenda a melhor dosagem para as suas necessidades específicas.

Agora você já sabe quais são os benefícios do triptofano, então só precisa incluir esses alimentos na sua dieta e aproveitar todos os benefícios desse aminoácido para a sua saúde.

Publicidade