Início Variedades Dica para sua próxima viagem: o que pode ou não transportar em...

Dica para sua próxima viagem: o que pode ou não transportar em uma mala de bordo?

É fundamental conhecer as regras e restrições para evitar problemas no momento do embarque e viajar com tranquilidade

crédito: divulgação/Adobe Stock
Publicidade

Quando estamos nos preparando para uma viagem de avião, uma das principais preocupações é a bagagem. É importante entender as regras e restrições para evitar problemas e inconvenientes na hora do embarque.

A mala de mão é uma mala pequena de bordo, ou seja, é o tipo de bagagem que você pode levar consigo dentro do avião, sem precisar despachar com o restante das bagagens. Atualmente, é permitido levar uma mala de até 10 kg, além de um item pessoal, como uma mochila ou bolsa menor, contendo documentos, dinheiro e objetos de valor.

Essa regra é válida tanto para voos nacionais quanto internacionais. No entanto, é importante destacar que algumas companhias aéreas, especialmente as de baixo custo, podem ter regras mais restritas em relação ao tamanho e peso das malas.

O que posso levar dentro do avião?

Dentro do avião, você pode levar a sua mala de mão e um item pessoal, como uma mochila. Além disso, é permitido levar peças que possam ser guardadas embaixo do banco de passageiros ou no compartimento da aeronave. Casacos, sobretudos, mantas, cobertores e guarda-chuvas (não pontiagudos) também são permitidos. Além disso, você pode levar material de leitura em quantidade razoável para a viagem.

Quais as medidas da mala de bordo?

As dimensões da mala de bordo podem variar de acordo com a companhia aérea. No geral, o tamanho máximo permitido é de 115 cm lineares, incluindo rodas, bolsos e alças. É importante verificar as dimensões específicas da companhia aérea com a qual você vai viajar. Abaixo, apresentamos as dimensões das principais companhias aéreas brasileiras:

Companhia AéreaDimensões da Mala de Mão
Azul55 cm x 35 cm x 25 cm
Latam55 cm x 35 cm x 25 cm
Gol55 cm x 40 cm x 20 cm

Qual o peso máximo da bagagem de mão?

Atualmente, o peso máximo permitido para a bagagem de mão é de 10 kg em voos nacionais. No entanto, dependendo da classe do voo, da linha aérea e das companhias internacionais, esse peso pode variar. É importante verificar todas as informações com a empresa antes do check-in.

É possível levar mala de mão e mochila?

Normalmente, é permitido levar uma mala de mão e um item pessoal, como uma mochila, dentro do avião. Não há especificações sobre o tamanho da mochila, mas ela deve caber abaixo da poltrona. No entanto, é importante sempre conferir as regras específicas da companhia aérea com a qual você vai viajar, especialmente quando se trata de companhias aéreas de baixo custo internacionais. Dessa forma, você evita gastos com a compra de volumes extras.

O que é permitido levar na bagagem de mão?

Na sua bagagem de mão, você pode levar cosméticos sólidos, como batom e desodorante, desde que estejam em embalagens adequadas. Medicamentos essenciais, acompanhados de prescrição médica com o nome do passageiro, também são permitidos. Medicamentos que não necessitam de prescrição médica podem ser carregados na bagagem de mão, desde que tenham até 100 ml.

Além disso, você pode levar itens pessoais, como documentos, carteira e acessórios pequenos, como óculos, joias e cintos. Aparelhos eletrônicos de uso pessoal, como celular, notebooks, câmeras fotográficas e tablets, também são permitidos. No caso de viagens com crianças, mamadeiras e alimentos infantis industrializados podem ser levados, desde que na quantidade necessária para a duração do voo.

É importante ressaltar que em viagens internacionais é necessário ficar atento aos regulamentos alfandegários de cada país em relação aos alimentos e outros produtos de origem vegetal e animal.

O que não pode levar na bagagem de mão?

Existem alguns itens que não são permitidos na bagagem de mão. Objetos cortantes ou perfurantes, como canivetes e tesouras de unha, devem ser levados na bagagem despachada. Além disso, líquidos, géis ou substâncias pastosas devem ser carregados em embalagens plásticas adequadas, de acordo com as regras para transporte de líquidos em voos nacionais e internacionais.

Devido a barreiras sanitárias, alguns alimentos, como frutas in natura, laticínios e outros produtos de origem vegetal e animal, não são permitidos, especialmente em viagens internacionais. É importante verificar as indicações da sua companhia aérea antes de voar.

Outra observação importante diz respeito aos passageiros com necessidades especiais. Aqueles que possuem cadeira de rodas completamente desmontável têm direito a levar o item como bagagem de mão, mas o mesmo é transportado no porão.

Quando se trata de bagagem de mão, é fundamental conhecer as regras e restrições para evitar problemas no momento do embarque. Por isso, é importante verificar as regras específicas da companhia aérea com a qual você vai viajar e estar atento aos objetos e substâncias que não são permitidos na bagagem de mão. Com todas essas informações em mente, você estará preparado para uma viagem tranquila e sem contratempos.

Publicidade