Início Variedades O que os dermatologistas recomendam para espinhas?

O que os dermatologistas recomendam para espinhas?

Foto: Pixabay
Publicidade

Se você quer saber o que os dermatologistas recomendam para espinhas, o nosso conteúdo pode te ajudar. Para isso, separamos algumas dicas que estão entre as principais recomendações de especialistas na área.

Dessa forma, quando você for se consultar com um dermatologista, já vai saber um pouco o que esperar e como se preparar para começar a tratar sua acne.

Quer saber quais são as principais recomendações de dermatologistas para tratar as espinhas? Basta conferir até o final do conteúdo que preparamos especialmente para você!

Limpeza da pele

A principal recomendação de dermatologista na Barra da Tijuca é fazer a correta limpeza da pele para evitar o acúmulo de oleosidade na pele, um dos responsáveis pelo aparecimento das espinhas.

Por isso, efetuar a limpeza da pele com produtos específicos para a pele oleosa e com acne ajuda a eliminar essa oleosidade, evitando a obstrução dos poros.

Além disso, a limpeza da pele também ajuda a impedir o acúmulo de células mortas e impurezas, que em conjunto com o excesso de oleosidade, obstruem os poros e causam as espinhas.

Vale lembrar que até mesmo o acúmulo de maquiagem pode aumentar o aparecimento de espinhas, então lembre-se de remover a maquiagem diariamente!

Hidratantes

Outra recomendação dos dermatologistas diz respeito à utilização de hidratantes. Isso porque, ao contrário do que a crença popular diz, é essencial hidratar a pele oleosa, que deve ser feita com hidratantes específicos para esse tipo de pele.

Com a correta hidratação, as glândulas seborreicas reduzem a produção de oleosidade, que consequentemente, diminui o aparecimento de espinhas. Porém, vale lembrar que a hidratação deve ser feita com cremes específicos para a pele oleosa.

Gel secativo

Várias marcas oferecem produtos, geralmente em gel, que auxiliam na secagem das espinhas. Isso porque, uma das primeiras reações de muitas pessoas é querer espremer as espinhas, o que pode não só piorar o quadro da inflamação como também deixar cicatrizes permanentes no rosto.

Por isso, dermatologistas recomendam esses produtos secativos que ajudam a reduzir o inchaço e a dor, além de ter ação antisséptica, evitando a progressão das bactérias. Ou seja, são produtos que aceleram a secagem das espinhas de forma a evitar que elas sejam espremidas, criando casos de inflamação ainda piores e mais difíceis de tratar.

Medicamentos tópicos

Os medicamentos tópicos são utilizados em casos onde apenas o gel secativo não é suficiente para tratar o quadro de acne. Esses medicamentos geralmente são cremes recomendados pelo dermatologista após a análise do paciente.

Esses cremes, por conterem substâncias que podem queimar a pele em exposição ao sol, geralmente são utilizados no período da noite, após a correta limpeza da pele. Os medicamentos tópicos mais comuns para o tratamento de espinhas contém:

  • Ácido retinóico;
  • Adapaleno;
  • Peróxido de benzoíla;
  • Ácido salicílico;
  • Ácido azeláico.

Porém, vale lembrar que o uso dessas substâncias só deve ser feito após a recomendação de um especialista, de forma a garantir um tratamento mais indicado para as suas necessidades.

Isso porque, o tratamento com esses medicamentos tópicos só é eficaz para tratar a acne de grau 1, impedindo novas inflamações na pele e o aparecimento de novas espinhas.

Medicamentos orais

Os medicamentos orais, por outro lado, só são recomendados pelos dermatologistas em casos de acne de grau 2 e 3, em conjunto com outros tratamentos. Nesses casos, é feita a medicação à base de antibióticos, que diminui a quantidade de bactérias que causam a acne.

Alguns dos medicamentos orais mais conhecidos para tratar esse tipo de acne causada por organismos vivos são: tetraciclina e eritromicina.

Outra opção de medicamento oral para o tratamento de espinhas é um medicamento conhecido como Roacutan. Esse medicamento possui efeito anti-inflamatório, além de atuar como um inibidor das glândulas sebáceas, secando as espinhas.

Porém, é um medicamento com vários efeitos colaterais, sendo apenas recomendado e utilizado para o tratamento de acne tipo 3.

Anticoncepcional

Os anticoncepcionais anti androgênicos são utilizados para tratamento de acne em mulheres que possuem excesso de hormônios andrógenos, como a testosterona. Isso porque, esses hormônios fazem com que a oleosidade da pele seja maior, facilitando o desenvolvimento de acne.

Com esses anticoncepcionais, é possível controlar esses hormônios, de forma a manter a pele livre de episódios de acne, mesmo as que aparecem no período pré-menstrual.

Agora você já sabe o que os dermatologistas recomendam para espinhas. Então, só precisa agendar agora mesmo uma consulta com seu especialista e entender melhor sobre o tratamento para o seu tipo de acne.

Publicidade