A Ball Corporation, patrocinadora da Festa Literomusical de São José dos Campos (FLIM), traz a Rádio Sucata para atividades com as crianças no Parque Vicentina Aranha. Na próxima sexta-feira, 15, a líder mundial em embalagens sustentáveis de alumínio promoverá uma oficina de instrumentos musicais feitas com latas de alumínio e um show, além de atividades com colaboradores voluntários que unem brincadeiras educativas sobre a reciclagem.
A partir das nove da manhã, crianças da rede municipal de ensino da cidade poderão fazer suas próprias castanholas com latinhas – embalagem 100% e infinitamente reciclável, conhecida como a mais amiga do meio ambiente –, em uma oficina comandada pela Rádio Sucata que ocorrerá no Pavilhão Marina Crespi. Na parte da tarde, às 13 horas, o grupo se apresenta ao lado, na Tenda Infantil do parque.
A Rádio Sucata é formada por três músicos que fazem melodias a partir de instrumentos compostos totalmente por materiais recicláveis reaproveitados. São parte do show um violão de galão de água, cabos de vassoura e cordas de aço de varal, um baixo feito com mais de 500 latinhas de refrigerante e percussões compostas por diversos instrumentos feitos também de latas de alumínio.
“A FLIM está muito alinhada com valores de grande importância para a Ball, como a educação e a sustentabilidade. É uma honra poder fazer parte novamente de um evento tão querido para os moradores do Vale do Paraíba, e se conectar com a população tornando o tema da sustentabilidade algo acessível, divertido e colaborativo. Abraçamos essa oportunidade para ajudar a tradicional Festa acontecer, e somar um fomento à reciclagem e ao consumo consciente”, diz Fabio Monfrin, Diretor de Comunicação e Relacionamento com a Comunidade para a Ball América do Sul.
As atividades da Rádio Sucata e dos voluntários da Ball fazem parte das ativações promovidas pela empresa na FLIM. A patrocinadora tem sua sede sul americana em São José dos Campos e, com o Parque Vicentina Aranha apadrinhado, aproveita a Festa para incentivar o consumo de bebidas em lata, embalagem 100% reciclada no Brasil, com exclusividade da comercialização das mesmas dentro do parque. Uma nova sinalização com amassadores de latas para os 54 coletores de resíduos recicláveis do Parque será instalada e ficará como um legado da festa para conscientizar a população sobre o descarte correto, junto com a disponibilização do Ponto de Entrega Voluntária (PEV) instagramável que forma a palavra “LEIA”, servindo para o descarte correto das latas consumidas no evento e também uma decoração que une a literatura e a sustentabilidade.