Início Pindamonhangaba Pindamonhangaba promove palestras sobre prevenção ao suicídio

Pindamonhangaba promove palestras sobre prevenção ao suicídio

Foto: divulgação
Publicidade

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Saúde, promoverá dia 1 de setembro palestras sobre prevenção ao suicídio, referente à campanha Setembro Amarelo. O evento será realizado na Faculdade Anhanguera de Pinda a partir das 19 horas.

Na ocasião, a psicóloga Tabata Santos, que atua no CAPS II, falará sobre políticas públicas na prevenção ao suicídio e o fluxo municipal para atendimento em saude mental.

Faculdade Anhanguera Pindamonhangaba Foto: Saulo Fernandes/@saulofernandesfotoedrone

Em seguida, a psicóloga Amanda Moura, de Taubaté, ministrará, às 20 horas, uma oficina de técnicas de meditação como uma ferramenta para a auto-observação da pessoa e seus estados emocionais, como, por exemplo, nas crises de ansiedade e nos sintomas de depressão.

“O objetivo dessas palestras é conscientizar a população sobre a importância da prevenção ao suicídio, um problema de saúde pública que afeta milhões de pessoas no mundo”, disse o coordenador do CAPS II, Jardel Narezi.

Segundo a articuladora de saúde mental, Caroline Rosolem, “a participação da população é fundamental, pois somente com a informações conseguiremos perceber os sinais e agir precocemente evitando agravamento de sintomas. É sempre importante lembrar que o suicídio é um ato permanente para um problema temporário, e que necessita da criação de uma rede de apoio não só dos profissionais da saúde como de toda a população e família”.

De acordo com ela, “os números atuais são alarmantes e juntos podemos criar um ambiente de acolhimento para quem está em sofrimento psíquico e oferecer esperança e segurança para a melhora do quadro”, completou.

As palestras são gratuitas e abertas ao público. Mais informações podem ser obtidas no posto de saúde mais próximo.

Publicidade