Conectando arte, educação e responsabilidade social, o Projeto “Cores do Amanhã” realizou, nos dias 10 e 11 de agosto, a pintura de grafites em muros de duas escolas estaduais de São José dos Campos (SP). Os alunos da E.E. Nilce Conceição de Lima, no Jardim São Leopoldo, e da E.E. Prof. Maria Aparecida Veríssimo Madureira Ramos, no jardim das Indústrias, participaram de um workshop sobre os aspectos que envolvem o grafite com o artista local Vespa, e tiveram contato com todo o material para experienciar essa manifestação artística.
O “Cores do Amanhã” é uma iniciativa cultural presente em 10 cidades do Brasil, que utiliza o grafite como meio de expressão para discutir a questão da cidadania. Na cidade de São José dos Campos (SP), professores da rede estadual de ensino participaram, em abril, de uma oficina sobre “Alimentação Saudável”, e incentivaram os alunos a refletirem em sala de aula, para criarem ilustrações que retratem a visão deles sobre a temática. O projeto envolveu 17 escolas do município, e contou com a participação de 1.890 alunos e 33 professores, resultando em um total de 133 desenhos inscritos.
Por meio de votação popular e da seleção de uma comissão julgadora, as duas escolas ganharam o Dia do Grafite, e tiveram seus muros grafitados com inspiração nas artes vencedoras das alunas Brenda Letícia Cardoso dos Santos Pereira, da E.E. Nilce Conceição de Lima, e Marcela Rodrigues, da E.E. Prof. Maria Aparecida Veríssimo Madureira Ramos. Os grafites foram executados com a instrução dos vencedores e a orientação de Vespa, e contaram com a colaboração de seus colegas de classe e professores, que também assinaram seus nomes na arte.
A aluna Brenda Letícia, de 13 anos, declara que sempre gostou de desenhar, e busca ideias nas plataformas digitais, como Pinterest e Instagram. “A inspiração veio de um desenho que fiz no 7° ano, sobre consciência racional. Aproveitei as baianas, que tinham cestas na cabeça, para elaborar um cabelo de frutas. Ver o meu desenho sendo escolhido e poder passá-lo para um cantinho da escola onde estudo foi muito gratificante, uma experiência incrível que vou guardar sempre em minha memória”, ressalta.
Para Marcela Rodrigues, 14 anos, a escola ficou mais colorida e agradável para ela e os colegas, e afirma: “O projeto incentivou muitos alunos a darem o melhor de si, não só para vencer, mas também para a aprender sobre a cultura do grafite. Fiquei muito emocionada vendo minha arte sendo pintada no muro, porque me esforcei e sei a importância dessa ação. Nunca imaginei que pudesse ganhar um concurso entre tantas escolas da cidade”.
Os professores também estiveram engajados nas atividades, desde o desenvolvimento do projeto, passando pelo trabalho em sala de aula e a elaboração das ilustrações, até a projeção das artes nos muros das escolas. A Prof. Jéssica Eufrásio, que leciona Matemática e trabalhou com a eletiva de Alimentação Saudável na E.E. Nilce Conceição de Lima, enfatiza que o Cores do Amanhã mobilizou a escola e a comunidade: “Esse projeto é fantástico! O resultado foi além do esperado, começando com a produção dos desenhos, depois a expectativa para o finalista das escolas, a votação acirrada e os alunos interagindo com o grafiteiro para idealização do desenho. Tenho certeza de que a escola inteira lembrará desses momentos inesquecíveis”.
Na E.E. Prof. Maria Aparecida Veríssimo Madureira Ramos, os professores Erik de Moura e Sabrina Silva fizeram um paralelo entre Artes e Ciências para trabalhar o grafite com a Alimentação Saudável. “Estudamos algumas modalidades que também se enquadram dentro do movimento, como sticker art e postal, e os alunos foram muito participativos. Ficaram super animados e eufóricos para pintar e experimentar o spray. Como cada um fez um pouquinho, é muito rico vê-los percebendo o trabalho coletivo no resultado. E também demonstraram bastante interesse mesmo após a finalização do projeto, continuando a produzir stickers e desenhos voltados pro grafite”, destaca o professor Erik.
Arte e saúde
De acordo com dados do relatório público do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), do Ministério da Saúde, de 2008 a 2021, a taxa de obesidade infantil no Brasil cresceu 70%. Tratar do tema em sala de aula, instruindo sobre as funções de cada nutriente no organismo e em quais alimentos estão presentes, auxilia na melhora de hábitos alimentares.
O projeto Cores do Amanhã em São José dos Campos tem o patrocínio da Bayer, parceria com a Diretoria de Ensino Região São José dos Campos, realização da Horizonte Educação e Comunicação e da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Ao final do projeto, um livro com o registro das ilustrações dos alunos e dos muros grafitados será produzido, com exemplares distribuídos gratuitamente para todas as escolas participantes.
As fotos do Dia do Grafite nas escolas podem ser encontradas neste link. (Créditos: Murilo Alves / Horizonte)