Início Pindamonhangaba Governo do Estado entrega reforma da CATI Regional Pindamonhangaba

Governo do Estado entrega reforma da CATI Regional Pindamonhangaba

Novas instalações são fruto de investimento de mais de R$ 2,6 milhões

Foto: divulgação/PMP
Publicidade

Com a presença do secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Antônio Junqueira, a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) entrega, no próximo dia 21/8, as novas instalações da sua unidade Regional de Pindamonhangaba. O evento contará com a presença de autoridades municipais, como o prefeito de Pindamonhangaba, Dr. Isael Domingues.

Construído na década de 1960, o prédio passou por uma reforma estrutural que coloca à disposição de servidores, produtores rurais e sociedade de Pindamonhangaba e região um espaço amplo, adequado e equipado para aprimorar e ampliar o trabalho de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) da CATI no Vale do Paraíba. Além das novas instalações, com a reforma o prédio voltará a abrigar o Departamento de Agricultura da Prefeitura de Pindamonhangaba.

“O prédio faz parte da história do município e a sua reforma traz grandes melhorias e benefícios para que nossos funcionários prestem atendimento de qualidade aos produtores rurais, garantindo a missão institucional de promover o desenvolvimento rural sustentável”, ressalta Haley Silva de Carvalho, diretor da CATI Regional Pindamonhangaba, enfatizando que a instituição imprimiu sua história no Vale do Paraíba, por meio das Casas da Lavoura, atuais Casas da Agricultura.

“É o caso da Casa da Agricultura de Jacareí, em pleno funcionamento, desde 1943, que, ao lado das outras, abrangem os municípios pertencentes à nossa área de atuação”, explica Haley, informando que, atuando em conjunto com a CATI Regional Guaratinguetá, que tem 18 municípios em sua esfera de atuação, é possível abranger todo o Vale do Paraíba, com execução de políticas públicas, projetos, programas e ações.

Sobre a CATI Regional Pindamonhangaba – Em sua área de abrangência, a CATI Regional Pindamonhangaba engloba 17 municípios (dos quais nove contam com Casa da Agricultura) da Serra do Mar, da Serra da Mantiqueira e do Vale do Rio Paraíba do Sul: Caçapava, Campos do Jordão, Igaratá, Jacareí, Jambeiro, Monteiro Lobato, Natividade da Serra, Paraibuna, Pindamonhangaba, Redenção da Serra, Santa Branca, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, São José dos Campos, São Luiz do Paraitinga, Taubaté e Tremembé.

As principais cadeias produtivas trabalhadas na região, sob a ótica de valor de produção, são as bovinoculturas de leite (importante atividade econômica do segmento da agricultura familiar e no contexto social de vários municípios) e corte, atividades agropecuárias determinadas pela aptidão das terras e capacidade de uso do solo agrícola. Cabe destacar, ainda, a silvicultura (cultivo de eucaliptos) e a horticultura como atividades importantes, desenvolvidas nos municípios da região, valendo-se da diversidade de climas e tipos de solo.

Na área ambiental, a CATI Regional Pindamonhangaba abrange diversas Unidades de Conservação, como os Parques Estaduais (PE de Campos do Jordão e PE da Serra do Mar); Áreas de Proteção Ambiental (APAs) − como a APA Estadual de São Francisco Xavier, APA Estadual de Campos do Jordão e Sapucaí Mirim e APA Federal dos Mananciais do Rio Paraíba do Sul).

A presença de Unidades de Conservação, atrelada à expressiva vegetação nativa existente nos imóveis rurais (22% da área dos 7.507 imóveis rurais cadastrados no LUPA 2016-17), potencializam ações para o desenvolvimento de turismo rural, de aventura e ecológico, bem como da agricultura orgânica e/ou agroecológica, de Sistemas Agroflorestais, extrativismo, apicultura e meliponicultura. “Por isso, estes são temas de trabalhos da CATI, em parceria com a pesquisa agropecuária e projetos ambientais do governo estadual (tais como o Projeto Conexão Mata Atlântica – Fundação Florestal − Semil). São investimentos para o desenvolvimento de cadeias produtivas sustentáveis, adequadas às características locais. A presença de importantes reservatórios do Rio Paraíba do Sul (Paraibuna, Jaguari e Santa Branca) reforçam a aptidão para o turismo rural e ecológico, bem como atividades aquícolas e pesqueiras”, explica Haley de Carvalho, diretor da Regional.

A CATI Regional Pindamonhangaba também apoia os Arranjos Produtivos Locais (APLs) de Apicultura Sustentável e Leite e Derivados – que organizam os diversos integrantes das cadeias produtivas para o diagnóstico de problemas e priorização das ações de desenvolvimento −, ambos reconhecidos pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, os quais contam com investimentos públicos. Além disso, a CATI Regional Pindamonhangaba integra diversos colegiados na região: Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural, Conselhos Gestores das APAs, Comitês da Bacia do Rio Paraíba do Sul e da Serra da Mantiqueira, entre outros.

Publicidade