Início Pindamonhangaba Pindamonhangaba participa da comemoração dos 25 anos de implantação do CRAVI no...

Pindamonhangaba participa da comemoração dos 25 anos de implantação do CRAVI no Estado

Foto: divulgação
Publicidade

O CRAVI – Centro de Referência e Apoio à Vítima, da Secretaria da Justiça e Cidadania, cuja unidade de Pindamonhangaba foi inaugurada no ano passado, completou 25 anos de atuação no Estado.

Para comemorar essa data marcante, representantes da unidade local estiveram presentes no evento que aconteceu na Escola Paulista da Magistratura, na capital paulista.

Durante o evento, a Equipe CRAVI Pinda apresentou o trabalho desenvolvido desde a inauguração do equipamento, como por exemplo os atendimentos às vítimas diretas e indiretas de homicídio, feminicídio e latrocínio, bem como as reuniões, parcerias e ações de eventos de apoio às vítimas.

Durante a abertura oficial da comemoração, o secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pelo CRAVI em prol das vítimas de crimes violentos. “Temos que comemorar a existência dessa entidade que apoia e acolhe pessoas vulneráveis da nossa sociedade que não têm condições de fazer a sua defesa”, afirmou.

O evento contou também com a participação da coordenadora do CRAVI, Luane Natalle, da equipe de atendimento e parceiros do programa, como o Ministério Público e a Defensoria Pública do Estado de São Paulo. Num segundo momento, o evento contou com a participação de depoimentos de vítimas atendidas pelo serviço que relataram a razão que as levaram até o CRAVI e o benefício do serviço oferecido.

Como ter acesso – Qualquer pessoa que tenha passado por situação de violência relacionada a crimes contra a vida – como homicídios, latrocínios e feminicídios – pode ser acolhida gratuitamente no serviço por equipes de psicólogos e assistentes sociais.

Ao realizar a triagem, a equipe identifica as demandas e direciona as vítimas para as unidades CRAVI, que contam com espaços sigilosos e acolhedores para apoiar, escutar e cuidar das pessoas expostas ao sofrimento causado pela violência.

O programa também oferece orientação jurídica, por meio de parcerias com o Ministério Público do Estado de São Paulo e a Defensoria Pública do Estado de São Paulo, além de ações de prevenção à violência e educação em direitos humanos com oficinas, palestras e rodas de conversa.

A unidade CRAVI de Pindamonhangaba foi implantada em 2022 pela Prefeitura de Pindamonhangaba, através de ação da Secretaria de Assistência Social, e tem sido um importante equipamento de atenção a vítimas do município e região.

Para acessar o CRAVI, basta ir à unidade com documento de identificação. A sede da unidade em Pinda fica na Rua José Antônio Salgado, 101, bairro do Bosque e atende pelos telefones 3550-0507 e 3550-0508.

Publicidade