A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realizou no dia 15 de julho, no Parque da Cidade, o evento Composta Pinda, com oficina e entrega das composteiras aos contemplados pelo programa. O evento contou com a presença de 50 inscritos, que receberam uma composteira para uso doméstico, um kit de compostagem e um manual impresso com orientações sobre a compostagem doméstica.
Os participantes ficaram satisfeitos com a iniciativa da Prefeitura e afirmaram que pretendem usar as composteiras para produzir adubo orgânico para suas plantas.
A secretária de Meio Ambiente, Maria Eduarda San Martin, explicou que o projeto está na primeira etapa, um fase piloto com 50 inscritos para composteiras domésticas. “Vamos verificar a aceitação e analisar como será o processo e seu o desenvolvimento. Assim, faremos esse acompanhamento durante os próximos seis meses”.
Ela destacou a importância do programa Composta Pinda como uma forma prática de mobilizar a população a ter hábitos mais conscientes. Segundo Maria Eduarda, “boa parte dos resíduos orgânicos não precisam ser considerados lixo e devem ser separados, pois podem ser transformados em adubos, contribuindo assim para o meio ambiente”. A proposta é inovadora e demonstra o compromisso do município com uma visão de futuro e sustentabilidade.
A composteira é um recipiente onde são depositados resíduos orgânicos, como restos de alimentos, folhas e podas de plantas. Esses resíduos são decompostos por microrganismos, como bactérias e fungos, e se transforma em adubo orgânico. O adubo orgânico pode ser usado para adubar plantas em jardins, hortas e vasos.
O programa “Composta Pinda” tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da compostagem como uma forma de reduzir o volume de lixo e de contribuir para a sustentabilidade. A Prefeitura de Pindamonhangaba acredita no sucesso do programa e espera que as pessoas se engajem na compostagem, ajudando a tornar a cidade mais limpa e verde.