O chimarrão é uma bebida tradicional e deliciosa, que traz diversos benefícios para a saúde, como a diminuição do colesterol. Entretanto, muitas pessoas não sabem como prepará-lo da forma correta, incluindo como escolher a melhor cuia de chimarrão. Pensando nisso, criamos um passo a passo ensinando como fazer um delicioso chimarrão, não deixe de conferir!
Escolha a cuia
O primeiro passo para preparar um bom chimarrão é escolher a cuia, sendo que um ponto é essencial nesse processo: o material em que ela é produzida.
Existem, no mercado, cuias de chimarrão em diversos materiais, desde o tradicional porongo, uma planta família da Lagenaria Siceraria, também conhecida como cabaça, até o moderno aço inox, passando por madeira, cerâmica e vidro.
Lembre-se de escolher uma cuia produzida com um material que preserve a temperatura da água, seja resistente, fácil de limpar e conservar.
Escolha a erva
Assim como acontece com o café, em que podemos encontrar diferentes torras para agradar diversos paladares, o mesmo acontece com a erva de chimarrão, que pode ser encontrada em três tipos principais: tradicional, moída grossa e com adição de chá.
A erva mate tradicional é bem triturada e conta com sabor menos amargo, sendo a mais procurada pelos amantes da bebida. Para quem prefere sentir o sabor mais forte do mate, natural e encorpado, o ideal é comprar a erva moída grossa.
Existe ainda um terceiro tipo, que é a erva mate misturada com outras ervas ou chás, como, por exemplo, a camomila.
Modo de preparo
Agora você certamente quer saber como fazer um bom chimarrão. Um detalhe muito importante que diferencia o seu preparo é a temperatura da água. Se a água do chimarrão ferver, ela provavelmente vai amargar muito a erva. Portanto, a temperatura ideal é antes de ferver, quando ela apenas chia.
Depois de esquentar a água na temperatura certa, coloque a erva, a quantidade deve ser suficiente para ocupar ⅔ do tamanho da cuia de chimarrão. Tampe a boca da cuia com a palma da mão e incline fazendo com que a erva caia e fique toda concentrada em apenas um lado.
Encha o lado vazio da cuia com a água, pegue a bomba, tampando o biqueira com o dedão, insira-a na água e só então libere a biqueira, pronto, agora é só desfrutar do seu chimarrão!
Siga a tradição
Se você for tomar o chimarrão com um grupo de pessoas, o que chamamos de “roda de chimarrão”, que inclusive é o jeito mais gostoso de apreciar a bebida, saiba que existe uma tradição, que deve ser seguida.
A tradição diz que o primeiro mate deve ser tomado pelo anfitrião; Depois, ele enche novamente o cuia e serve quem estiver sentado à sua direita, e assim por diante. Todos sempre servem quem está à sua direita.
A verdade é que tomar chimarrão é uma delícia e fazer isso de forma compartilhada é melhor ainda. Aproveite e compartilhe esse texto com outras pessoas que vão adorar saber das dicas de como preparar um bom mate!