Início São José dos Campos Competição de robótica integra estudantes do SSP e comunidade em São José...

Competição de robótica integra estudantes do SSP e comunidade em São José dos Campos

Foto: Adenir Britto/PMSJC
Publicidade

Cerca de 200 pessoas acompanharam no MIC (Museu Interativo de Ciências), em São José dos Campos, a competição de robótica espacial promovida na sexta-feira (14) pelo SSP23 (Space Studies Program).

Além de seis equipes formadas por estudantes do programa, o Instituto Alpha Lumen foi representado na competição com um grupo de alunos, ficando com a segunda colocação. 

Um dos estudantes, Miguel de Castro Martinez, de 16 anos, disse que a tecnologia empregada à robótica é a grande paixão dele. “Está sendo muito legal conhecer um monte de gente diferente, de outras nacionalidades, trabalhar em equipe. Poder competir com eles é uma grande experiência.

Como instrutor do evento, Miguel e os competidores puderam contar com a orientação de um dos maiores especialistas em robótica espacial do mundo: Kasuya Yoshida, professor do laboratório de robótica espacial da Universidade de Tohoku, no Japão. 

“Para explorar lugares desafiadores, como a Lua ou Marte, precisamos da robótica”, afirmou Yoshida. Então, é muito importante que os alunos tenham essa experiência, pois é como uma simulação de exploração espacial.”

A italiana Elena Ancona, participante do SSP, também ressaltou a troca de experiências durante o evento. “É legal termos esse contato com os alunos aqui do Brasil, pois nós podemos mostrar para eles que o nosso trabalho também é divertido”, disse. “Você não precisa parar de se divertir ao ficar mais velho, e isso pode inspirá-los.” 

O calendário de eventos abertos ao público do SSP previa a presença do astronauta Jeff Hoffman neste sábado (15), no Parque Vicentina Aranha. No entanto, por problemas particulares, ele não virá mais ao Brasil. 

SSP23 

Organizado pela ISU (International Space University), o SSP é considerado o maior evento de estudos espaciais do mundo, oferecendo o mais importante e completo treinamento do setor. É um programa intensivo em todas as áreas de conhecimento do espaço, com duração de 9 semanas e 1.000 horas de conteúdo acadêmico.

Realizado todos os anos em um local diferente ao redor do mundo, esta será a 35ª edição do SSP e a primeira vez que terá o Brasil como sede. Durante o evento, deverão circular por São José dos Campos cerca de 500 pessoas vindas de 30 países diferentes, entre cientistas, astronautas, pesquisadores e executivos de empresas e agências ligadas ao setor espacial. 

O Inpe e o ITA submeteram, em conjunto com a Prefeitura, a proposta para sediar o SSP 2023. 

O evento também tem o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, da AEB (Agência Espacial Brasileira), do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) e da Força Aérea Brasileira.

Patrocinam o evento a Embraer, Visiona e Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

Publicidade