Início São José dos Campos FestA! – Festival de Aprender oferece atividades gratuitas para toda a família...

FestA! – Festival de Aprender oferece atividades gratuitas para toda a família no Sesc São José dos Campos

A programação reúne diferentes práticas culturais para incentivar experiências e aprendizagens 

Foto: divulgação
Publicidade

De 7 a 16 de julho o Sesc São José dos Campos promove uma série de atividades para integrar o FestA! – Festival de Aprender, que acontece em todas as unidades do Sesc no estado de São Paulo, com mais de 500 atividades entre cursos, oficinas, bate-papos, vivências, feiras, intervenções urbanas e demonstrações em técnicas como pintura, escultura, arte digital, marcenaria e costura, entre outras.

Entre os destaques da programação estão a Feira de Artes Gráficas independentes, que promove a circulação e a venda da produção autoral de artistas locais; o curso Encadernação Copta, em que os participantes têm a oportunidade de aprender a fazer cadernos com técnica de costura Copta – estilo antigo de encadernação manual originado no Egito; e para o público infantil haverá a oficina Ateliê Desenho Torno, cuja proposta é praticar o desenho de forma espontânea, explorando a liberdade do traço; e ainda a oficina Estúdio Catota de Tatoos temporárias, em que as crianças poderão criar suas próprias tatuagens, remetendo as tatuagens quem vinham em embalagens de chiclete. 

Crédito: Vinicius Pacheco

Há atividades com participação livre ou distribuição de senha diretamente no local, com 30 minutos de antecedência.  As atividades com inscrição prévia têm as vagas disponíveis exclusivamente pelo aplicativo Credencial Sesc SP ou pelo site centralrelacionamento.sescsp.org.br.  Todas as atividades são gratuitas. 

Crédito: Catota Collective

Confira programação completa: 

Curso 

Serigrafia experimental 

Dias 7 e 8, sexta e sábado, das 10h30 às 13h30.  

Com Daniella Martini, artista visual, publicitária e designer gráfico.  

Usando a técnica de estamparia manual, cada participante vai aprender a produzir seus próprios panos encerados, partindo da criação e desenho da estampa do tecido, passando pela técnica artesanal de impressão serigráfica, feita com estêncil de papel, até finalizar o acabamento com cera e resinas vegetais.   

Oficina. Grátis. 16 anos. Turma única. Senhas no local 30 minutos antes do primeiro dia do curso. Após o início da atividade tolerância de cinco minutos.  

Bate-papo 

Arte e intervenções urbanas em São José dos Campos  

Dia 7, sexta, das 17h às 19h.  

Com Igor Renan, artista independente; Betinho Zulu, artista, produtor cultural e articulador social; e Mariana Thaís, artista e idealizadora do Coletivo Lambança.  

Espaço para discussão sobre o que é arte urbana, sua contribuição para construção do senso de comunidade entre artistas e a população e impactos possíveis na cidade a partir da intervenção na rua. Por meio de questões disparadoras, o público é convidado a expressar seus pontos de vista e enriquecer a discussão com os artistas convidados.   

Espaço de Leitura. Grátis. 12 anos.  

Oficina 

Ocupação Itinero Grapho: Galeria e Ateliê Rodantes  

De 8 a 16, sábados e domingos, das 10h30 às 13h; e das 14h30 às 17h.  

Com Merien Rodrigues, artista visual e arte-educadora em espaços culturais.  

O projeto Ocupação Itinero Grapho disponibiliza uma coleção de carimbos de borracha natural para a criação de cartões postais. Cada participante irá conhecer os princípios da estampa em relevo, podendo inventar imagens a partir da justaposição e sobreposição de estampas. Serão abordados os procedimentos básicos de impressão sobre papel cartão.   

Atividade rotativa. 10 participantes por ciclo. Cada ciclo tem duração de 10 minutos.  

Praça. A partir de 4 anos. Senhas distribuídas ao longo do período da atividade.  

Feira 

Feira de Artes Gráficas independentes  

De 8 a 16, sábados e domingos, das 10h30 às 18h30.  

Co-curadoria e produção do Coletivo Gostaríamos de Explicar Muitos Atos.  

A circulação e a venda da produção autoral de artistas locais que exploram técnicas e processos diversos, como pintura, fotografia, colagem, caligrafia, encadernação e design, além das trocas de saberes e fazeres entre públicos e expositores.   

Convivência. Grátis. Livre.  

Oficina 

Rolê de sábado – projeto Lambança 

Dia 8, sábado, das 13h às 18h30.  

Com Mariana Thaís, multiartista e produtora cultural, do coletivo Lambança.  

A atividade oferece ao público a possibilidade de criar peças como lambe, estudo de letra/grafia para intervenções, funcionando como um espaço seguro de experimentação, criando ponte entre artistas, produtores e todas as pessoas interessadas no tema “Arte Urbana”, fortalecendo a cultura dos movimentos de rua.   

Múltiplo Uso. Grátis. 16 anos. Senhas no local 30 minutos antes. Após o início da atividade tolerância de cinco minutos.  

Oficina 

Zinexpresso com carimbos 

Dias 8 e 9, sábado e domingo, das 14h30 às 17h30.  

Com Rebeca Catarina, desenhista e ilustradora; e Zansky, artista gráfico. 

Os participantes irão confeccionar carimbos em materiais alternativos como E.V.A., borracha e rolhas, além de ter peças prontas e poderem trocar suas criações para a elaboração de uma publicação simples, servindo de matriz para reprodução de cópias.  

Espaço Tecnologias e Artes. Grátis. 16 anos. Turma única. Inscrições a partir de 5/7, às 17h, em inscricoes.sescsp.org.br  

Oficina 

Gravura em embalagem cartonada 

Dias 8 e 9, sábado e domingo, das 15h às 18h.  

Com Amália Barrio, artista visual e educadora. Pesquisa a natureza através do olhar pela fotografia e do fazer pela gravura.  

Utilizando embalagens cartonadas de leites, sucos e outros produtos, os participantes serão convidados a produzirem suas próprias matrizes de gravura. A embalagem cartonada é um material que possui três camadas distintas: papel cartão, plástico e alumínio e na gravura tradicional assemelha-se a gravura em metal, usualmente feita sob chapas de cobre.   

Oficina. Grátis. 16 anos. Duas turmas. Senhas no local 30 minutos antes. Após o início da atividade tolerância de cinco minutos.  

Exibição de Cinema seguido de bate-papo 

Impressão Minha 

Dia 9, domingo, das 18h às 19h.  

Com Daniel Salaroli, Gabriela Leite, João Rabello e Vitor Lopes Costa. 

Um recorte da cena de livros e publicações independentes, em São Paulo e no Brasil. Entre artistas, editores e seus livros, o documentário abre espaço para reflexões sobre mercado editorial, a oposição entre digital e impresso, o livro como objeto, as técnicas artísticas e de impressão. Após a exibição, haverá bate-papo com os diretores.  

Direção: Daniel Salaroli, Gabriela Leite e João Rabello | Brasil | 2018 | 27 min   

Auditório. Grátis. 16 anos. Retirada de ingressos a partir das 16h30 para Credencial Plena e das 17h para demais interessados, havendo disponibilidade.  

Oficina 

Ateliê Desenho Torto 

De 11 a 14/7, terça a sexta, das 10h às 12h  

Com Rafael Mariposa, artista independente, bonequeiro e contador de histórias.  

A proposta surge da necessidade de praticar o desenho espontaneamente, explorando a liberdade, com forma alternativas, desmistificando convenções sobre o que é desenhar corretamente. Por meio de exercícios e compartilhamento de vivências, será criado um espaço para o diálogo sobre criatividade e processos. Não é necessário ter conhecimento técnico prévio para participar.   

Atividade voltada para públicos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).   

Espaço Tecnologias e Artes. Grátis. Livre.  Senhas no local 30 minutos antes. Após o início da atividade tolerância de cinco minutos.  

Oficina 

Revelação fotográfica eco consciente  

De 11 a 13, terça a quinta, das 14h30 às 17h30.  

Com Samanta Ortega, fotógrafa, multiartista que entende as imagens a partir da máxima da natureza: nada se cria, tudo se transforma.  

Revelação Herbal é o processo alternativo que busca dar um novo olhar ao laboratório fotográfico substituindo o químico tradicional de revelação por uma solução à base de plantas e não-nociva ao descarte imediato. Proporciona autonomia criativa a quem fotografa, difundindo os princípios de como fazer laboratório caseiro com recursos fáceis ou já existentes.   

Espaço Tecnologias e Artes. Grátis. 16 anos. Senhas no local 30 minutos antes. Após o início da atividade tolerância de cinco minutos.  

Oficina 

Ateliê de Artes 

De 11 a 14, terça a sexta, das 16h às 18h.  

Com Rafael Mariposa, artista independente, bonequeiro e contador de histórias.  

A proposta surge da necessidade de praticar o desenho de forma espontânea para explorar a liberdade do traço, buscar formas alternativas de se expressar ou contar histórias e desmistificar algumas convenções sobre o que é desenhar corretamente. Por meio de exercícios e compartilhamento de vivências, será criado um espaço aberto para o diálogo sobre criatividade e processos artísticos. Não é necessário ter conhecimento técnico prévio para participar.   

Oficina. Grátis. Livre. Senhas no local 30 minutos antes. Após o início da atividade tolerância de cinco minutos.  

Oficina 

O Afeto que mora no cotidiano singelo  

Dias 15 e 16, sábado e domingo, das 10h às 13h30  

Com Duo Antúrio, formado pelos artistas, Isabella Siqueira e Douglas Reis. 

Por meio da técnica mista, utilizando materiais como pintura acrílica, tecidos, recortes de papel e bordado livre, a proposta é criar uma obra de arte que retrate o olhar de cada participante sobre o cotidiano singelo e presente em seu território. A proposta dialoga com a Pintura Mural, chamada A Manualidade, realizada pelo Duo Antúrio no Solário do Sesc São José dos Campos durante o FestA!   

Oficina. Grátis. A partir de 8 anos. Senhas no local 30 minutos antes. Após o início da atividade tolerância de cinco minutos.  

Oficina  

Gelli Print  

Dias 15 e 16, sábado e domingo, das 14h às 15h; das 15h30 às 16h30; e das 17h às 18h.  

Com Mari Timponi, artista visual e arteterapeuta. 

Gelli print é uma técnica de impressão artesanal usando uma placa de gelatina, tinta guache, acrílica ou gráfica, rolinho de entintagem ou espátula, moldes vazados ou materiais com textura para criar uma impressão sobre papel ou tecido. No processo da impressão com matriz de gelatina o trabalho vai se dar com folhas e flores. Com a sobreposição das impressões, é possível criar composições.   

Espaço Tecnologias e Artes. Grátis. Livre.  Senhas no local 30 minutos antes. Após o início da atividade tolerância de cinco minutos.  Menores de 12 anos devem estar acompanhados por um responsável.  

Oficina 

Estúdio Catota de Tatoos Temporárias  

Dias 15 e 16, sábado e domingo, das 14h30 às 17h30.  

Com Coletivo Catota  

Lembra daquela tatuagem de chiclete? Agora, imagine um estúdio que oferece um portfólio personalizado de ilustrações bem maneiras! Colou o papel, jogou água por cima e pronto! Nesta intervenção os participantes recriam a atmosfera de estúdios profissionais, com tatuadores, máscaras, luvas de proteção, aquela sonoplastia do motor das máquinas de tattoo e a tradicional maca/cadeira para que os pequenos se sintam confortáveis num espaço pensado para eles!  

Sala de Múltiplo Uso. Grátis. A partir de 3 anos. Senhas no local 30 minutos antes. Após o início da atividade tolerância de cinco minutos.  As crianças devem estar acompanhadas por um/a responsável.  

Exibição de Cinema 

Bob Cuspe – Nós não gostamos de gente 

Dia 16, domingo, às 18h.   

Direção: Cesar Cabral | Brasil | 2021 | 90 min.  

Uma animação em stop-motion que mistura documentário, comédia e road-movie. O filme conta a história de Bob Cuspe, um velho punk tentando escapar de um deserto apocalíptico que na verdade é um purgatório dentro da mente do seu criador, Angeli, um cartunista passando por uma crise autoral.  

Auditório. Grátis. 14 anos. Retirada de ingressos: a partir das 16h30, somente para Credencial Plena; a partir das 17h, para demais interessados, havendo disponibilidade.  

Sobre o FestA! Festival de Aprender  

O FestA! teve sua primeira edição em 2017 e já atendeu mais de 240 mil pessoas nestas cinco edições. Entre 2017 e 2019, a programação aconteceu de forma presencial e se caracterizava por ocupar os mais diversos espaços nas unidades e também espaços externos. Em 2021, a maior parte das ações aconteceram no ambiente digital, com a distribuição do Almanaque FestA!.

A partir de 2022, o festival aconteceu de forma híbrida, com ações online e presenciais. Ocupou espaços físicos das unidades, em seus canais e redes sociais, além do portal e plataforma Sesc SP e espaços nas empresas parceiras. Em 2023, a programação volta acontecer de forma presencial, celebrando o encontro e ocupando os espaços das unidades do Sesc SP. Além disso empresas parceiras receberam, ao longo do mês de junho, ações que aconteceram em seus próprios ambientes de trabalho para convidar trabalhadoras/es do comércio de bens, serviços e turismo e seus familiares (público prioritário do Sesc) para o FestA!nas unidades. O Festa!  busca refletir a programação de cursos e oficinas de Artes Visuais e Tecnologias que a instituição oferece regularmente, durante o ano todo e que busca democratizar o acesso de todos os públicos às diversas técnicas artísticas que contribuem para sua autonomia para se expressar poética e criativamente.   

Publicidade