Início Pindamonhangaba Audiência Pública apresenta projeto inovador de Mobilidade Urbana por meio de Estacionamento...

Audiência Pública apresenta projeto inovador de Mobilidade Urbana por meio de Estacionamento Rotativo inteligente e Mobiliário inteligente

Foto: divulgação/PMP
Publicidade

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Tecnologia, Inovação e Projetos, e Conselho Municipal Gestor de Parcerias Público-Privadas, realizou na noite de quarta-feira (5), audiência pública para apresentação do projeto de Parceria Público-Privada para Estacionamento Rotativo inteligente e Mobiliário inteligente.

Formaram a mesa de trabalhos o vice-prefeito de Pindamonhangaba, Ricardo Piorino, o secretário de Tecnologia, Inovação e Projetos Danilo Velloso e o secretário de Finanças e Orçamento da Prefeitura Claudio Marcelo de Godoy Fonseca, representando o Conselho Gestor. A audiência pública foi transmitida ao vivo pelo canal do Youtube Prefeitura de Pindamonhangaba.

Foto: divulgação/PMP

A apresentação na audiência pública foi realizada pela empresa Rizzo Parking, no novo formato de Manifestação de Interesse Privado (MIP), para um moderno sistema de estacionamento rotativo, aliado a ações de modernização de mobilidade urbana.

Foto: divulgação/PMP

O projeto de modelo inovador une estacionamento rotativo com segurança e inteligência a implantação de abrigos de ônibus com câmera de segurança, wifi, display LCD com propaganda e integrado aos sistemas do CSI/Detecta/Córtex, mobiliário padrão europeu, LCD com integração com todos sistemas de transporte e demais sistemas da prefeitura. Por esse novo modelo, a arrecadação do estacionamento irá financiar novos mobiliários urbanos e abrigos com tecnologia e conforto ao cidadão, representando uma nova experiência para população a custo zero para a municipalidade.

Pindamonhangaba, ao longo dos últimos 8 anos, aumentou em 55% a sua frota automobilística e hoje conta com quase 100 mil veículos. Por isso, se faz tão necessária a rotatividade e democratização das vagas de estacionamento, visando ainda fortalecer a região central e comercial da nossa cidade. Com isso, aliado à tecnologia da Cidade Inteligente, incluindo também as pessoas que usam o transporte coletivo, por meio da modernização dos pontos de ônibus.

“Hoje os abrigos-amigo, como estão sendo chamados, com tecnologia para comodidade e segurança, são necessários para melhor serviço ao cidadão. Pessoas poderão ficar sozinhas com acompanhamento remoto, podendo inclusive solicitar ajuda. A inteligência está na tecnologia empregada, mas principalmente no modelo de operação, fazendo com que o modelo se sustente economicamente sem onerar os cofres públicos, uma iniciativa sem similar no pais”, analisou o secretário de Tecnologia, Inovação e Projetos, Danilo Velloso.

A partir desta audiência pública, a Prefeitura está se preparando para lançar o procedimento licitatório nessa Parceria Público Privada que irá trazer transformar a mobilidade urbana de Pindamonhangaba.

Publicidade