Início Taubaté Monster BMX Park Internacional reunirá atletas de vários países em Taubaté

Monster BMX Park Internacional reunirá atletas de vários países em Taubaté

Crédito: André Vasconcelos/Divulgação
Publicidade

Vai sobrar habilidade, adrenalina e emoção na Pista de Esportes Radicais de Taubaté no fim deste mês. O motivo é a realização da Monster BMX Park InternacionalCopa Internacional de BMX Freestyle Park –, programada para o período de 28 a 30 de julho.

A competição é da classe C1, ou seja, aberta a todos os atletas do mundo, no masculino e feminino, com licença da União Ciclística Internacional. A disputa contará pontos para o ranking qualificatório dos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024, e da própria UCI, motivos de sobra para atrair alguns dos melhores nomes do esporte.

A Monster BMX Park Internacional ainda terá importantes novidades. Pela primeira vez na história, o feminino terá premiação tão alta, com um total de 15 mil reais, igual ao masculino. Além disso, será o primeiro torneio a ter transmissão ao vivo das garotas, com o Canal SporTV mostrando as finais na tarde do dia 28, antes do masculino. Vale ressaltar que o BMX Freestyle fez sua estreia no Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020.

Crédito: André Vasconcelos/Divulgação

As inscrições serão abertas nesta quinta-feira, dia 6, às 8h, com prazo de término no dia 25 de julho ou até que o limite de 31 atletas seja atingido. As inscrições excedentes irão para a lista de espera. A taxa é de R$ 100,00 por atleta e será paga diretamente no ato da inscrição em dinheiro. Os links: bit.ly/3PJWZ7w (masculino) e bit.ly/44w0P8l (feminino).

Para menores de idade, é necessária a permissão dos pais e deve ser carregada no site durante o registro. Sem autorização, a inscrição online não será considerada. A confirmação de inscrição será enviada via e-mail.

O BMX Freestyle Park, como o próprio nome indica, é praticado em espaços que simulem ruas que tenham corrimões, escadas e rampas, dos mais variados tipos. A competição segue as regras da UCI terá duas fases: Qualificação e Final, salvo exceções previstas em regulamento. Na Qualificação, os atletas farão duas voltas de 60 segundos e a pontuação será a soma das notas. Apenas os 12 mais bem colocados passarão para final. Na decisão, com ordem inversa para o drop, serão baterias de seis atletas e duas voltas de 60 segundos para cada, valendo a melhor volta.

São três juízes e um Head Judge no Corpo de Juízes, que levam em conta alguns pontos como, Dificuldade (refere-se não só às manobras executadas, mas também à colocação das manobras no percurso e às combinações utilizadas), Altura (amplitude das manobras executadas), Flow, – Originalidade (truques e linhas) e versatilidade, Estilo, Progressão, Variedade de truques, Fator de risco, Recepções, Utilização de pista e Execução. A composição geral das voltas é mais importante, pois os juízes avaliam as sequências de manobras, a quantidade de risco na rotina e como o piloto usa o percurso.

A programação oficial é a seguinte:

Sexta, 28 de Julho

10h30 – 12h45 – Confirmação de pilotos/Inscrição

13h-18h – Treinos

18h30 – Reunião de Atletas

Sábado, 29 de Julho

11h30 – 12h – Qualificação Mulheres Grupo 1

12h30 – 13h – Qualificação Mulheres Grupo 2

13h30-14h – Qualificação Homens Grupo 1

14h30 – 15h – Qualificação Homens Grupo 2 15:00 –

15h30 – 16h – Qualificação Homens Grupo 3

Domingo, 30 de Julho

14h – 14h45 – Competição Mulheres Final

14h50 – 15h35 – Competição Homens Final

15h35 – 15h45 – Cerimônia de Premiação –

A Monster BMX Park Internacional é uma realização da Esporte Multiplataforma, com patrocínio da Monster Energy, Pixbet, Torra e HD, além do apoio da Prefeitura de Taubaté. A supervisão técnica é da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).

Publicidade