Início Pindamonhangaba Nova sede da Biblioteca Pública Municipal “Ver. Rômulo Campos D´Arace” é inaugurada...

Nova sede da Biblioteca Pública Municipal “Ver. Rômulo Campos D´Arace” é inaugurada em Pinda

Foto: Saulo Fernandes/Vale News
Publicidade

A Prefeitura de Pindamonhangaba inaugurou, na manhã desta terça-feira, dia 20 de junho, a nova sede da Biblioteca Pública Municipal “Ver. Rômulo Campos D´Arace”, que saiu do Bosque da Princesa e agora está na rua Dr. Campos Sales, 529, Centro.

A mudança se dá para resolver o problema de umidade que diminuía a vida útil dos livros da biblioteca, devido à proximidade com o Rio Paraíba do Sul. A nova biblioteca terá espaços com acessibilidade, para crianças, para oficinas, além de área para jogos, seguindo o conceito de “Biblioteca Viva”, em que a formação de público é feita a partir de equipamentos culturais, promovendo uma nova visão do papel das bibliotecas, como vem ocorrendo com sucesso em países como Colômbia, Chile e França.

Foto: Saulo Fernandes/Vale News

Para a criação da identidade visual do novo prédio, seguindo esse conceito inovador, a Secretaria de Cultura e Turismo e o Departamento de Comunicação da Prefeitura se uniram.

Secretaria de Cultura e Turismo e o Departamento de Comunicação da Prefeitura Foto: Saulo Fernandes/Vale News

O evento de inauguração contou com atrações culturais. Os convidados foram recepcionados com o músico Flaubert, da Corporação Musical Euterpe, e em seguida foi realizada a cerimônia oficial de inauguração com o descerramento da placa inaugural e, finalizando, Sarau com Kleber Santiago e Intervenção Poética com os acadêmicos da APL (Academia Pindamonhangabense de Letras) Ana Maria Guimarães, Juraci Faria, Alberto Santiago e Rosana Dalle.

Foto: Saulo Fernandes/Vale News

Para o secretário de Cultura e Turismo, Alcemir Palma, “o novo espaço da biblioteca reflete a confiança da gestão Dr. Isael/Ricardo Piorino em melhorar as condições dos usuários e amantes da leitura. O local conta com móveis novos e modernos, para mais conforto da população poder usufruir não só por meio dos livros, mas também por meio de oficinas culturais, contações de história e saraus, além de toda comunicação visual inovadora”.

Secretário de Cultura e Turismo, Alcemir Palma Foto: Saulo Fernandes/Vale News

A filha do patrono, Vânya Dulce D´Arace Maciel, estava emocionada com a nova casa da biblioteca. “Estive presente, na minha infância, na inauguração da antiga sede da Biblioteca e agora presencio a inauguração dessa nova casa, um espaço tão bonito, feito com tanto capricho por todos. São tantos detalhes, a parede com a imagem de papai e um pouco de sua história me emocionou muito. Aqui é um pouco a minha casa, considero os funcionários da biblioteca como meus irmãos. Estou muito feliz com essa homenagem”, declarou.

Vânya Dulce D´Arace Maciel Foto: Saulo Fernandes/Vale News

A bibliotecária Carmen Pamplin também estava emocionada. “São 23 anos de dedicação às bibliotecas de Pinda e hoje estou muito feliz por termos essa nova sede. Os livros sofriam muito com a umidade ao lado do Rio Paraíba e a ladeira era um fator de grande dificuldade de acesso para os nossos associados mais idosos ou com dificuldade de locomoção”, explicou.

Bibliotecária Carmen Pamplin Foto: Saulo Fernandes/Vale News

O presidente da Câmara de Vereadores, Norbertinho, parabenizou a todos os envolvidos na realização dessa nova sede, a equipe da biblioteca pelo trabalho realizado tendo à frente a bibliotecária Carmen e também ressaltou a filha do patrono Rômulo Campos D´Arace, professora Vânya Dulce, parabenizando por essa homenagem merecida.

Presidente da Câmara de Vereadores, Norbertinho Foto: Saulo Fernandes/Vale News

O prefeito Dr. Isael Domingues destacou todas as transformações pelas quais Pindamonhangaba vem passando e lembrou que já estão em andamento os trâmites para a inauguração de um novo espaço cultural no Araretama que vai abrigar a biblioteca do bairro, além da nova biblioteca do Castolira. “Nós vamos levar a arte e a cultura também para a periferia, para que todas as pessoas tenham acesso. A arte, a cultura e a beleza também fazem parte de uma cidade inteligente e com qualidade de vida para seu povo. Estamos trabalhando em todas as frentes para que Pindamonhangaba se mostre cada vez uma cidade mais pujante, rumo a ser a segunda economia do Vale do Paraíba”, declarou.

Prefeito Dr. Isael Domingues Foto: Saulo Fernandes/Vale News

📸 FOTOS: SAULO FERNANDES

Publicidade