Comprar um veículo usado pode ser muito vantajoso, mas requer atenção para fazer um bom negócio
Comprar um carro usado é a opção de muitos brasileiros, seja na hora de trocar de veículo ou mesmo na realização do sonho do primeiro carro. Não é por acaso, pois adquirir um veículo usado pode ser muito vantajoso, principalmente devido à economia e praticidade envolvidas.
Porém, é importante ter atenção redobrada ao adquirir um veículo usado para evitar dores de cabeça e prejuízos financeiros. A seguir, apresentamos seis dicas que vão ajudá-lo a comprar seu veículo usado com mais segurança.
1. Defina o orçamento
Em primeiro lugar, é importante ter bem definido o orçamento disponível. Para isso, é importante saber que a compra de um veículo usado deve considerar também outros custos além do valor desembolsado no veículo em si.
Considere os custos com a transferência de propriedade, multas e impostos, possíveis reparos e também fazer uma boa revisão, para garantir o estado de segurança e usabilidade do veículo.
2. Liste suas preferências e necessidades
O mercado de veículos usados oferece uma infinidade de modelos, cada um com suas características e vantagens. É importante definir e criar um equilíbrio entre suas preferências e necessidades, para evitar possíveis frustrações com a compra no futuro.
Para quem precisa se locomover por longas distâncias, veículos com menor consumo podem ser os mais aconselhados. Por outro lado, se o carro for utilizado principalmente para lazer, o consumo pode ficar em segundo plano, e a escolha pode priorizar veículos mais potentes e espaçosos. É importante listar suas preferências e necessidades, pois isso ajudará você a fazer uma escolha assertiva.
3. Compre veículo com procedência
Um dos fatores mais importantes para considerar na hora de escolher um veículo usado é saber a procedência e o histórico do veículo. Dê preferência para fechar negócio com um vendedor de boa reputação e que tenha como comprovar a procedência do carro.
Uma boa forma de saber sobre isso é verificar se todas as revisões obrigatórias foram realizadas na concessionária e estão assinadas no manual do veículo. Outro ponto para observar é se o veículo contém todos os acessórios originais, como manual, chave reserva, entre outros.
4. Consulte a documentação
Antes de fechar qualquer negócio, consulte a documentação do veículo. Verifique se existem multas vencidas ou a vencer, se todos os tributos estão quitados e se o licenciamento está em dia. É importante verificar também se existem alienações financeiras ou bloqueios e restrições legais.
5. Leve um mecânico de confiança para avaliar o veículo
Por maior que seja a sua aptidão para avaliar um veículo visualmente, é muito importante ter o aval de um mecânico de confiança. Um profissional poderá lhe dar maior certeza sobre o estado de conservação da mecânica de uma forma geral, te indicando, inclusive, possíveis manutenções e até o padrão de uso do veículo, ao avaliar o desgaste das peças.
6. Negocie
Por último e não menos importante, negocie! Uma das grandes vantagens de comprar um veículo usado é ter maior margem para negociação. Consulte o veículo pretendido na tabela Fipe, para saber qual o valor médio de mercado. A partir desse dado, você poderá fazer uma proposta de compra. Não esqueça de considerar todos os possíveis gastos relacionados ao veículo ao fazer sua proposta.