Início Destaque Milady meme coin explode 10.000%, NOMEME é o próximo LADYS?

Milady meme coin explode 10.000%, NOMEME é o próximo LADYS?

Publicidade

Recentemente, uma manifestação do bilionário Elon Musk fez disparar o valor do Milady Meme Coin (LADYS). Será que o mesmo pode acontecer com o NOMEME?

O que é Milady Meme Coin (LADYS)?

Lançado no ano retrasado pela Remilia, um coletivo de artes digitais criado pelas artistas Milady Sonora e Charlotte Fang (ambos pseudônimos), Milady Maker NFT é uma coleção de mais de 10 mil tokens não fungíveis (NFTs) com imagens criadas por computador.

No aspecto visual, o projeto inspirou-se nas “tribos” (diferentes grupos de pessoas caracterizados por estilos diferentes de comportamento e vestimenta) das cidades japonesas e na estética Chibi (de “chibi kyara”, “pequeno personagem”). A aparência é comum em mangás e animes e se caracteriza pelo tamanho pequeno e pelo aspecto rechonchudo dado aos personagens, para deixá-los mais “fofos”.

Derivado da expressão “my lady” (“minha dama”, em inglês), “Milady” é uma forma polida de tratar mulheres, geralmente reservada às nobres. Também é parte do pseudônimo adotado por uma das artistas por trás do projeto. Já “Maker” quer dizer “criador”, “produtor”, etc. em inglês.

LADYS é a memecoin (criptomoeda inspirada por memes ou outros aspectos humorísticos da internet e para entreter, divertir ou satirizar) ligada à coleção Milady. Além de sua função principal, que é a de entretenimento, a criptomoeda pode ser utilizada em transações na comunidade de detentores de NFTs Milady.

Em abril do ano passado, em meio a uma forte valorização dos NFTs da coleção, eles chegaram a atingir preços no patamar de US$ 6 mil dólares. O entusiasmo pelo projeto, contudo, começou a amainar após emergirem alegações de que Fang era Miya (outro pseudônimo), identidade que havia postado declarações preconceituosas contra negros, judeus, gays e mulheres.

Apesar de desmentidas inicialmente por Fang, a artista acabou, diante das evidências compartilhadas pelos acusadores, por admitir ser Miya e declarou abandonar a equipe do projeto. A declaração foi seguida de uma queda de mais de 50% no valor dos tokens não fungíveis da coleção.

Elon Musk e as criptomoedas

Divulgação

Empreendedor à frente de algumas das mais conhecidas empresas do setor tecnológico, como a montadora de veículos elétricos Tesla, a rede social Twitter e a fabricante de foguetes e outros produtos relacionados à exploração espacial SpaceX, o bilionário Elon Musk tem exercido considerável influência sobre as cotações das criptomoedas.

Um exemplo dessa influência é a demanda criada por Dogecoin depois de referências à memecoin feitas pelo bilionário ou após este ter substituído temporariamente a logo do Twitter pela da criptomoeda.

A relação criada na mente do público entre Musk e o Dogecoin chegou a levar a um processo contra ele, em que investidores alegam que o bilionário promovia a criptomoeda. Diziam que ele lucrava com as valorizações que a repercussão produzia e depois vendia os tokens com ganhos. Enquanto isso, outros investidores ficavam com o ativo, confiantes em seu valor, e eram prejudicados pelas quedas de cotação.

Um artigo publicado em maio de 2021 no site do Wall Street Journal, prestigiado jornal de negócios americano, já afirmava que Musk era o principal “influencer” do mercado cripto, quer as pessoas gostassem do fato ou não. O apoio — ou mesmo a aparência de apoio do bilionário — pode ser o bastante para projetar, pelo menos no curto prazo, uma criptomoeda às alturas.

Atividades recentes de Musk no mercado cripto

Mais recentemente, Musk promoveu outras criptomoedas. Por exemplo, postando um meme com Pepe, famoso personagem de meme da Internet que se tornou símbolo de uma memecoin chamada Pepe Coin, ele acabou colaborando para a valorização em andamento deste ativo.

No dia 10 deste mês, Musk compartilhou uma imagem de NFT da coleção Milady Maker acrescida da legenda “There is no meme. I love you.”, o que pode ser traduzido como “Não é/há meme nenhum. Amo você.” 

A postagem colaborou para a valorização do LADYS. Segundo o site CoinGecko, especializado nas cotações e valorizações de mercado de criptomoedas, a cotação da memecoin chegou a mais que triplicar depois da postagem do dono do Twitter.

Convém lembrar que, recentemente, Musk anunciou que deixará a posição de CEO do Twitter, na qual deverá ser substituído em breve por Linda Yaccarino, diretora de publicidade do conglomerado de mídia NBCUniversal. O bilionário deverá concentrar-se em novas tecnologias e no planejamento de serviços e produtos para a rede social.

Um efeito inesperado da postagem de Musk

A expressão “no meme”, ou seja, “meme nenhum”, na postagem do bilionário, acabou chamando a atenção de internautas, que começaram a comprar uma meme coin chamada NOMEME. Não se sabe quem é seu criador, mas deve ser alguém de espírito ágil e bastante senso de oportunidade, pois poucas horas depois do comentário de Musk, o ativo já estava disponível.

Rapidamente, a cotação de NOMEME disparou e chegou a se multiplicar por 8 com cerca de uma hora de existência do ativo. Apesar da correção que ela sofreu depois, é possível que venha a se recuperar mais tarde, agora que a meme coin está “no mapa”, graças à ligação com o dono da Tesla. 

Há quem tenha apontado a possibilidade de que, à medida que mais investidores procurarem novos projetos com o futuro dos quais possam especular ou refúgios para as turbulências que vêm sacudindo a cotação do Bitcoin, a demanda por NOMEME aumente, o que elevaria a cotação dele.

As oportunidades das memecoins

Embora muitos investidores encarem-nas, pela suposta falta de seriedade que supostamente representam, com ceticismo ou desprezo, as meme coins oferecem interessantes oportunidades.

Recentemente, viram-se altas impressionantes de meme coins como Morty (inspirada em Morty Smith, personagem do desenho animado Rick and Morty), SpongeBob, inspirado pelo personagem de desenho Bob Esponja, Pepe Coin, inspirado em um personagem de memes de internet Pepe the Frog (Pepe, o Sapo), e LADYS, memecoin da coleção de NFTs Milady Maker, que discutimos acima.

>>> Visite NoMeme <<<

Ponto de vista sociológico de PEPE

O Pepe coin talvez seja um caso especialmente interessante do ponto de vista sociológico por ter começado como um personagem apolítico. Criado por Matt Furie, cartunista americano, o Pepe conseguiu notoriedade na Internet como protagonista de memes. Foi adotado pela chamada direita alternativa, uma parte da extrema-direita ligada ao supremacismo branco, o que levou o criador do sapo antropomórfico a decidir afastar-se dele.

Apesar da adoção pela alt-right, nem todos os detentores de tokens de Pepe Coin necessariamente simpatizam com o movimento ou com seus objetivos. No dia 11 deste mês, o diretor jurídico da Coinbase, Paul Grewal, postou no Twitter um pedido de desculpas porque um sumário publicado pela exchange sobre a moeda em sua newsletter não abordava adequadamente a história dela. Portanto, acabava, na opinião de muitos membros da comunidade cripto, ofendendo desnecessariamente a comunidade ligada ao ativo.

Justin Sun pode rivalizar com Elon Musk por posto de maior “influencer cripto”

Este mês uma revelação importante e que despertou certa dose de entusiasmo foi feita por Justin Sun, empreendedor do setor cripto que lançou o Tronix (TRX) e controla uma carteira cripto avaliada em cerca de US$ 200 milhões de dólares. Na publicação em seu Twitter, Sun disse que negociará meme coins de forma ativa e pública — embora tenha avisado que as transações que fizer, as quais serão de conhecimento geral, não constituirão sugestões de investimento.

É possível que Musk, que talvez não vá desfrutar, sob o novo arranjo institucional no Twitter, da mesma liberdade para promover seus caprichos ou causas, esteja ganhando um grande rival na disputa pela posição de maior influenciador do mercado cripto. 

A valorização de Morty, por exemplo, deveu-se à divulgação de aquisição desse ativo feita por Sun, cuja nova abordagem pode beneficiar outras meme coins, tanto as que já conheceram os holofotes, como NOMEME e LADYS, como aquelas que ainda jazem na obscuridade.

Embora possam sofrer grandes valorizações que tragam grandes lucros a seus detentores, as meme coins têm natureza especialmente especulativa e suas cotações são bastante voláteis, o que pode ser motivo para alguns investidores preferirem ficar longe dessa classe de ativos.

É importante que, antes de decidir se comprará ou não um ativo, você faça sua própria pesquisa e analise com calma a adequação do investimento a seus objetivos e filosofia de investimento.

>>> Visite NoMeme <<<

Publicidade