Início Variedades Santo Antônio do Pinhal promove educação para o trânsito para crianças e...

Santo Antônio do Pinhal promove educação para o trânsito para crianças e professores

Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa
Publicidade

Parceria entre o Trânsito, o Detran e a PM levará informação e atividades nas escolas

Crianças da rede municipal de ensino de Santo Antônio do Pinhal participarão de um projeto inédito sobre educação para o trânsito, a partir desta quinta-feira (27). Educar desde cedo é fundamental para contribuir com a redução da maior causa de morte no país, que são os acidentes.

Crianças da rede municipal de ensino de Santo Antônio do Pinhal participarão de um projeto inédito sobre educação para o trânsito, a partir desta quinta-feira (27). Educar desde cedo é fundamental para contribuir com a redução da maior causa de morte no país, que são os acidentes.

Estima-se que 40% das mortes na faixa etária entre zero e 14 anos sejam causadas por acidentes envolvendo a criança. Os dados são do Ministério da Saúde, que indicam ainda os acidentes como as maiores causas de invalidez, sendo o trânsito um dos principais responsáveis por óbitos e hospitalizações de crianças, jovens e adultos.

O programa chamado Clube do Bem-te-vi — coordenado pela diretoria de Educação para o Trânsito do Detran-SP — para alunos da rede pública de ensino incentiva a prática do trânsito seguro pelas crianças há mais de 30 anos. Os trabalhos usam conceitos de cidadania para promover uma mudança de comportamento.

As atividades de vivência serão levadas pela Polícia Militar, Detran-SP e pelo Departamento de Trânsito da Prefeitura o dia todo, em todas as escolas municipais (veja cronograma abaixo).

De acordo com o diretor de Trânsito da Prefeitura, Luiz Junior, o objetivo é levar conhecimento e vivência por meio de palestras e atividades lúdicas para as crianças.

“As pessoas envolvidas nesse projeto sabem a linguagem adequada para passar o tema educação para o trânsito para as crianças e elas nunca mais esquecerão essa vivência. Educação para o trânsito é cidadania e precisa iniciar com as crianças”, explicou Luiz.

TRABALHO PEDAGÓGICO – Outro foco importante para o sucesso e eficácia do projeto é reforçar, pelo entendimento pedagógico, a importância do comportamento correto no trânsito, de acordo com o Detran-SP.

O aprendizado mostra aos educadores como abordar o tema de maneira transversal com seus alunos durante todo o ano letivo. A realização desses trabalhos em sala de aula independe de disciplinas.

O encerramento do projeto, que está acontecendo pela primeira vez no município de Santo Antônio do Pinhal, será mais que especial com as crianças e professores envolvidos. Os alunos deverão apresentar um trabalho no final e a apresentação será em grande estilo no Auditório Municipal, no dia 5 de maio, às 8h30.

Cronograma de atividades de vivência nas escolas municipais:  

TEMAS para produção:
1.º ao 3.º ano: “Como vejo o trânsito da minha cidade” 4.º ao 5.º ano: “No trânsito, escolha a vida”  

Quinta (27)
8h às 9h: José da Fonseca Braga (Rio Preto) 9h30 às 10h20; 10h50 às 11h50: Benedito da Costa Manso (José da Rosa) 13h às 14h: Antônio José Ramos (Lageado) 15h às 16h; 16h às 17h: Pref. Noé Alves Ferreira (Centro)  

Sexta (28)
9h às 10h: Antônio Porfírio dos Santos (Sertãozinho)
Cronograma de atividades do Clube do Bem-te-vi nas escolas municipais:  

2/5 (terça)
Pref. Noé Alves Ferreira (centro)  

3/5 (quarta)
Benedito da Costa Manso (José da Rosa) Pref. Noé Alves Ferreira  

4/5 (quinta)
José da Fonseca Braga (Rio Preto) Antônio José Ramos (Lageado) Otavio Leite (Santa Cruz) Antônio Porfírio dos Santos (Sertãozinho)
Publicidade