O ato de colecionar está presente nas civilizações desde os seus primórdios, e representam uma espécie de identidade ou representação de gostos pessoais
Quem nunca colecionou algo, ou ao menos desejou? A prática está presente na história do homem desde os seus primórdios e revela o desejo de manter consigo objetos que tenham algum valor simbólico ou mesmo financeiro. Algumas pessoas possuem coleções por diversão, enquanto outras levam a atividade tão a sério que investem considerável quantidade de tempo e dinheiro na busca por itens raros e valiosos, ou até mesmo em transformar o colecionismo em uma profissão.
A prática de colecionar não é algo recente, mas sim uma tradição muito antiga que remonta a várias civilizações ao longo da história. Desde os tempos antigos até os dias atuais, o colecionismo tem sido uma das atividades mais antigas realizadas pelos seres humanos.
Existem algumas teses científicas sobre os motivos que levam as pessoas a colecionar itens. Uma das teses levantadas por psicólogos remete ao desejo por controle e organização, pelo fato de que a coleção representa, de certa forma, algo que o colecionador detém o total controle.
Outra tese é sobre a nostalgia – uma coleção pode ser uma boa forma de representar memórias que o colecionador deseja guardar consigo, de maneira que tenha o efeito de conectá-lo a um passado do qual mantém carinho, ou mesmo com suas raízes familiares, por exemplo.
Talvez o que faça mais sentido é o fato de que uma coleção tem o poder de ser a expressão da identidade do colecionador. O ato de colecionar pode representar uma forma de distinguir o colecionador ou mesmo de o aproximar de um determinado grupo.
Entre os geeks, colecionar é um hábito muito comum, que pode se estender para uma infinidade de itens colecionáveis geeks. Com a explosão dos serviços de streamings e o amplo acesso do público a séries e filmes, além dos jogos, o mercado iniciou um movimento de crescimento muito grande e acelerado, de modo que passou a poder ofertar uma quantidade grande de itens colecionáveis. Veja os itens preferidos presentes nas coleções geeks:
– Quadrinhos: Muitos geeks colecionam quadrinhos de suas histórias favoritas. É comum que os quadrinhos mudem com o tempo, com novos roteiros para as histórias e adaptações, o que ajuda a alimentar as coleções. Além disso, tem os quadrinhos mais antigos que costumam ser realmente um item de colecionador por não serem facilmente encontrados.
– Action Figures: Esses itens estão presentes em toda casa geek, eles representam personagens de séries, filmes ou desenhos e tem movimento de ação característico daquele personagem representado.
– Estatuetas: Muito semelhantes aos action figures, porém são peças esculpidas dos personagens sem movimento de ação representado, em geral apresentam no máximo uma parte móvel.
– Jogos de tabuleiro: Jogos de tabuleiro são escolhas comuns para coleções. Em geral, os jogos que envolvem estratégia e resolução são os favoritos nas coleções.
E aí, quais itens ainda faltam em suas coleções?