Início Pindamonhangaba Pindamonhangaba é destaque no “Fórum Sorocaba 2050” sobre Cidades Inteligentes

Pindamonhangaba é destaque no “Fórum Sorocaba 2050” sobre Cidades Inteligentes

Foto: divulgação/PMP
Publicidade

Pindamonhangaba foi convidada para participar do “Fórum Sorocaba 2050”, como a segunda Cidade Inteligente do País, sendo a primeira de porte médio. O evento foi realizado nos dias 17 e 18 de abril, no Parque Tecnológico de Sorocaba.

Publicidade

O evento reuniu 13 diferentes painéis, com dezenas de especialistas e mediadores, tendo também várias instituições e grandes empresas como expositores, atraindo um público de mais de mil expectadores envolvidos com os variados aspectos acerca do desenvolvimento de cidades, os quais também são formadores de opinião e multiplicadores de conhecimento.

Pindamonhangaba foi representada pelo secretário de Tecnologia, Inovação e Projetos, Danilo Velloso, responsável por apresentar o painel “Cases de Sucesso de Cidades Inteligentes” no palco principal, no dia 18 de abril, mostrando um pouco da experiência de Smart City e resultados obtidos a partir desse título.

Foto: divulgação/PMP

Prestigiaram o evento o secretário adjunto de Tecnologia, Inovação e Projetos, Sylvio Braz Junior; a diretora de Inovação e Projetos, Julia Rossato; o diretor de Infraestrutura e Telecomunicações, Bruno Lacorte; a assessora da Setip, Samara Dias; a diretora do Departamento de Direitos Humanos, Cidinha Pedroso; e a diretora do Departamento de Comunicação da Prefeitura de Pindamonhangaba, Maria Fernanda Munhoz.

O evento reuniu autoridades, especialistas de diversas áreas, pesquisadores, gestores públicos, empresários, empreendedores e estudantes, com o objetivo de promover um amplo debate acerca das questões socioambientais e tecnológicas que permeiam as mais variadas áreas do conhecimento e que contribuam na implantação de políticas públicas para a construção de cidades inteligentes e preparadas para o futuro.

Durante toda a terça-feira, o evento contou com uma série de palestras simultâneas, em diferentes painéis temáticos, com conteúdos que discutiram, na prática, a implantação de soluções inovadoras nas várias dimensões das cidades inteligentes, criativas, sustentáveis, humanizadas e inovadoras. Para acompanhar as palestras, o público pode contar com a utilização de dispositivos tecnológicos de áudio, que permitiram ouvir o som de cada palestra, escolhendo, a cada momento, o assunto de sua preferência.

Foto: divulgação/PMP

Entre os painéis temáticos debatidos, foram abordados temas como: “Normas e Mecanismos de Aferição de Cidades Sustentáveis, Inteligentes e Resilientes”; “Metodologia para Construção de Smart Cities”; “A Comunicação do Futuro”; “Infraestrutura e Tecnologia de Telecomunicações”; “Energia e Meio Ambiente”; entre outros.

“O Fórum 2050 Sorocaba foi uma oportunidade para discutir a importância das Smart Cities e como elas podem trazer benefícios significativos para a qualidade de vida da população, além de gerar recursos e atrair investimentos para a cidade. O Secretário Danilo Velloso compartilhou a experiência de Pindamonhangaba em se tornar uma das primeiras cidades certificadas pela ISO como uma Smart City, enfatizando a importância da adoção de soluções tecnológicas e sustentáveis para melhorar os serviços públicos e promover o desenvolvimento econômico e social da cidade. Ele mostrou que, para ser bem-sucedida, a implementação de uma Smart City deve ser inclusiva e participativa, considerando as necessidades e expectativas da população. A fala do Secretário foi muito rica em detalhes e serviu como uma verdadeira aula sobre como se tornar uma cidade inteligente”, analisou o CEO da Orange Maker Tecnologias Educacionais, Anderson Rovaris.

“A participação de Pindamonhangaba foi fundamental para o debate sobre casos de sucesso de Cidades Inteligentes no Brasil. Uma equipe antenada, atuante e muito dedicada em deixar um legado para a sociedade. Pindamonhangaba tem sido a diferença!!”, observou a diretora Smart Campus FACENS, Regiane Relva Romano.

“Precisamos ter mais eventos como esse e alfabetizar e desmitificar tecnologias para a maior quantidade de pessoas possíveis, exemplos como o da cidade de Pindamonhangaba nos mostram que é possível usar a tecnologia para atender ao cidadão, levando melhoria para onde a vida acontece, com ganho real, seja num processo ou melhoria contínua, envolvendo assim mais pessoas entramos num circuito virtuoso na construção do Futuro, que é Empatia, Colaboração e Cocriação!”, afirmou o Professor e consultor de Inovação e Design, Paulo Gianolla.

Segundo informações da Prefeitura de Sorocaba, todo o conteúdo do evento estará disponível no canal da Prefeitura de Sorocaba no YouTube, no site www.sorocaba.sp.govbr e nas mídias sociais (@prefeituradesorocaba).

Publicidade