Início Pindamonhangaba Primeira etapa do Circuito de Corrida de Rua reúne mais de mil...

Primeira etapa do Circuito de Corrida de Rua reúne mais de mil pessoas em Pindamonhangaba

Foto: divulgação/PMP
Publicidade

A primeira etapa do Circuito Corrida de Rua de 2023 de Pindamonhangaba reuniu mais de mil pessoas no Parque da Cidade, no domingo (2). Devido à quantidade de pessoas, a Secretaria de Esportes dividiu a largada masculina da feminina.

“Como tínhamos um número muito elevado de competidores, preferimos fazer duas largadas, facilitando a organização da prova, a concentração dos atletas e o início da corrida, evitando uma aglomeração que poderia prejudicar os corredores”, disse André Viezi, um dos organizadores do evento da Secretaria de Esportes.

Os competidores correram em um circuito de 5 quilômetros por áreas dentro do Parque da Cidade e fazenda do Estado de São Paulo, passando por trilhas, morros e lago, até retornarem apenas nos últimos 600 metros para a pista.

“Fizemos um circuito diferente, com um propósito de aventura nesta primeira etapa. A ideia era oferecer uma nova experiência aos atletas, contato com a natureza e com grau de dificuldade um pouco maior, devido à inclinação em morro e piso terra”, explicou o secretário de Esportes, Everton Chinaqui.

O corredor Luiz Paulo de Almeida relatou que gostou muito do desafio. “Para mim foi uma sensação totalmente diferente, mais prazerosa. Treino em esteira em academia e às vezes no anel viário. Mas correr em chão de terra foi divertido e muito mais difícil”.

Assim como ele, Marcos Moraes também aprovou o circuito. “Correr dentro do Parque, em área de mata, me motivou ainda mais. Todas as corridas que vou são de circuito em ruas, pistas e avenidas. Correr aqui no meio da mata, em uma pista desconhecida, com piso diferente, me motivou ainda mais”.

O secretário de Esportes afirmou que esse ano serão quatro etapas e a próxima vai ocorrer dia 28 de maio. “Tentaremos manter mil pessoas para as próximas três corridas ou até elevar essa quantidade. O Circuito tem atraído muitos corredores de Pindamonhangaba e até da região, tem crescido em popularidade e é um ganho muito grande para o esporte da cidade”, completou Everton Chinaqui.

Após as provas dos adultos, a Secretaria de Esportes realizou corridas para outras categorias. Um dos responsáveis pela organização, o professor Luís Fernando de Souza Pinto, destacou que foram várias categorias, incluindo corridas kids, para crianças com idade a partir dos dois anos e distâncias entre 50 e 1.000 metros. “Temos cinco categorias masculino e feminino para crianças e outras 13 categorias masculino e feminino para as demais, dos 17 anos para cima – sem limite de idade, além de provas para pessoas com deficiência. Essa diversidade de opções é que faz o nosso Circuito ter muito sucesso”.

Dentre as categorias, a corrida teve Kids 1, dos 2 aos 5 anos; kids 2, dos 6 aos 7 anos; pré-mirim (8 a 10 anos); mirim (11 a 13 anos); infantil (14 a 16 anos); juvenil (17 a 19 anos); adulto 1 (20 a 24 anos); adulto 2 (25 a 29 anos), máster 1 (30 a 34 anos), máster 2 (35 a 39 anos), máster 3 (40 a 44 anos), veterano 1 (45 a 49 anos), veterano 2 (50 a 54 anos), veterano 3 (55 a 59 anos), veteraníssimo 1 (60 a 64 anos), veteraníssimo 2 (65 a 69 anos), veteraníssimo 3 (70 anos ou mais); e pessoa com deficiência.

Todos os participantes receberam medalhas e kits com suco e barra de cereal. Ao fim de todas as etapas, os primeiros colocados também ganharão troféus, exceto kids 1 e kids 2.

Publicidade