Início Esporte O que vem a seguir para André Muniz na UFC após a...

O que vem a seguir para André Muniz na UFC após a derrota de choque para Brendan Allen?

Foto: divulgação
Publicidade

Pode ser difícil acompanhar o Ultimate Fighting Championship (UFC) às vezes, já que a firma de Dana White continua recebendo cartões semanalmente, mas um evento que teria sido de particular interesse para os seguidores massivos do esporte de combate no Brasil foi o UFC Fight Night 220 em Las Vegas, em 25 de fevereiro.

Uma luta leve e pesada entre Nikita Krylov e Ryan Spann foi a manchete do evento UFC Apex-held. No entanto, com o ucraniano Krylov adoecendo apenas horas antes de entrar no octógono com o antigo campeão de pesos leves da LFA, um confronto entre Andre Muniz e Brendan Allen foi elevado ao novo evento principal.

Era o segundo fim de semana consecutivo que uma brasileira encabeçaria um evento no Apex, com Jessica Andrade entrando para enfrentar Erin Blanchfield no UFC Fight Night 219 depois que a equipe de seu compatriota Taila Santos foi negada a entrar nos Estados Unidos devido a problemas com o VISA. 

No entanto, nenhuma das duas foi ao plano para os sul-americanos. Andrade sofreu sua décima derrota na carreira no UFC e perdeu sua série de três vitórias em lutas depois de se submeter a um engasgamento de retaguarda nu no segundo turno, enquanto a derrota de Muniz teria sido mais um remédio amargo para ele, sua equipe e seus torcedores de volta à sua terra natal.

Sergipano entrou em seu matchup com Allen como o favorito com a sportsbook, mas seu rival americano se aproximou da marca com os holofotes agora em sua luta. O jogador de 27 anos de idade conseguiu os melhores golpes, balançando Muniz nas trocas iniciais, enquanto encolhia os ombros de quase todos os socos de força que o brasileiro conseguia.

Com Allen ganhando a vantagem, já que ambos os homens permaneceram de pé no primeiro round, Muniz optou por uma tática diferente no segundo cinco minutos – trazer o americano para a lona. Mas Allen foi capaz de reverter a maré novamente, rolando em cima do brasileiro e dominando o jogo no chão durante o restante do round.

Muniz lutou um pouco mais livremente na terceira e última rodada, conseguindo algumas boas combinações. No entanto, isso o deixou mais aberto e Allen contrariou uma tentativa de chute – batendo em Sergipano para a lona e indo para a submissão.

O brasileiro defendeu bem para começar, mas depois de minutos de luta e rolando no chão, Allen acabou trancado no estrangulamento traseiro nu e forçou Muniz a submissão com apenas 35 segundos até a buzina.

Embora seja uma vitória maciça para Allen, é um enorme golpe na carreira de Muniz. É sua primeira derrota desde que ele entrou para o UFC através da Série Contender em 2018 e põe um fim à série de nove vitórias do brasileiro. Para piorar a situação, ele provavelmente teria subido para o top 10 da divisão de pesos médios e se aproximado um passo mais de uma briga pelo título.

Talvez seja um passo caro para trás na carreira do jogador de 33 anos. Mas ele é mais do que capaz de reunir listras de vitórias e estará confiante de que pode voltar imediatamente e voltar ao caminho certo. Em termos de seu próximo adversário, um combate contra Nassourdine Imavov está sendo anunciado no mundo do MMA.

Ambos os homens perderam suas últimas lutas, com Imavov perdendo para Sean Strickland em janeiro, no que foi sua estreia leve e peso-pesado, e o russo poderia voltar ao peso médio após essa derrota. Eles estão perto no ranking, com Imavov 11º e Muniz 13º, então faz muito sentido colocá-lo enquanto eles procuram quebrar o top 10 e seria uma luta difícil chamar o apostando no UFC com a Betfair.

Publicidade