Início Pindamonhangaba Pindamonhangaba realiza em Taiwan ações de atração de investimentos da indústria de...

Pindamonhangaba realiza em Taiwan ações de atração de investimentos da indústria de tecnologia e semicondutores

Foto: divulgação/PMP
Publicidade

No segundo dia do evento Smart City Summit & Expo (SCSE), em Taipei, capital de Taiwan, na China, o prefeito Dr. Isael Domingues e o secretário de Tecnologia, Inovação e Projetos de Pindamonhangaba Danilo Velloso, apresentaram a cidade para as maiores empresas de tecnologia e computação avançada do mundo.

Segundo o secretário, as ações de Smart City têm surpreendente resultado frente ao mundo. “São oportunidades para a cidade em implantação de novas tecnologias para mais eficiência da máquina pública e atração de empresas. A convergência de fatores para alavancar é incrível. Cada um tem seu papel nisso, estamos aqui para dar condições as empresas e tecnologias estarem em Pindamonhangaba, mostrando a estratégia e desempenho da cidade”, destaca Danilo Velloso.

Foto: divulgação/PMP

Ele explicou ainda que Taiwan é o grande fornecedor do mundo porque a cidade reúne todas as condições pra grandes empresas estarem lá, desde o comportamento do cidadão de não jogar lixo na rua e não cobrar do estado que limpe o que ele fez de errado, por exemplo, até o posicionamento do estado como força motriz usando tecnologias para obter governança, reduzir o risco de estar no lugar errado e perder dinheiro.

“Todas as cidades presentes querem novos investimentos, porém serão aqueles que estiverem na frente a serem escolhidos. Precisamos da dianteira e estamos, agora necessitamos manter. Como se fosse um time, estamos aqui tentando fazer gol, se não tivermos uma boa defesa perderemos a partida”, comparou o secretário Danilo.

Foto: divulgação/PMP

Segundo ele, a primeira parte da estratégia é a cidade mostrar o que tem de melhores práticas com tecnologia, apresentar a abordagem na implementação de projetos, o tempo de resposta com relação a outras cidades, a transparência e governança, as decisões baseadas em evidências com uso de ciência de dados e demais ações.

A segunda parte é a implementação de uma escola de tecnologia, que segundo o secretário, está em andamento. E a terceira parte, “os empreendimentos inteligentes em condomínios e demais prédios, a implementação de uma avenida com alta tecnologia para atrair empresas que retenham e elevem o padrão de consumo da cidade, finalizando com a adoção de alta tecnologia em espaços públicos onde mostramos o que foi feito e o projeto de coworking em andamento. Essa estratégia tem que estar afinada junto a lideranças e sociedade, assim poderemos fazer o resultado”.
Na programação do prefeito e do secretário na China, reuniões com a TCA (associação de empresas de computação de Taiwan), com desenvolvedores de hardware e processadores, cientistas da computação, engenheiros de software e grandes empresas de tecnologia.

“Em todas as nossas reuniões, há uma surpreendente unanimidade: ‘como Pindamonhangaba conseguiu fazer tudo isso?’, eles perguntam. As pessoas querem se associar a quem se destaca, comportamento comum, e estamos usando isso pra atrair investidores”, destacou Danilo Velloso.

O prefeito Dr. Isael Domingues destacou a importância de uma gestão pública aliada à tecnologia. “Apresentamos uma nova forma de fazer gestão pública, com integridade, confiança ao investidor, responsabilidade com o dinheiro público e em busca da excelência do modelo operacional. Tecnologia não é consertar computadores nas prefeituras, mas transformar toda a gestão no melhor que ela pode ser: um agente viabilizador da transformação digital buscando o melhor valor agregado”, afirmou. “Por exemplo, quando você compra um IPhone, não é o telefone que está levando, mas toda a experiência que a empresa dá. Você vai em uma loja aqui e são ofertados cursos pra usar melhor o produto. Pindamonhangaba não é um ‘comodities’, há valor agregado em nossa cidade, não somos mais um na multidão de cidades, queremos o protagonismo e assim transformaremos nossa sociedade”, finaliza Dr. Isael.

Foto: divulgação/PMP
Publicidade