A modernização do sistema de iluminação pública em Pindamonhangaba segue em ritmo intenso e está atingindo 80% da meta contratual definida junto à empresa Ilumitech, responsável pela implantação do novo sistema e a partir de agora responsável também pela manutenção.
Dos 23 mil pontos de iluminação do município, cerca de 18 mil já tiveram a iluminação convencional de sódio substituída por modernas lâmpadas LED, atingindo a marca de 80% em 115 bairros.
A ação trará ao município uma economia na conta de luz na ordem de 60%, estimada em R$ 330 mil por mês, bem como o aumento significativo do “brilho” da cidade, aumentando em mais de 120% o índice de iluminamento em todas as ruas e avenidas.
Com esse trabalho, a Prefeitura vem proporcionando mais segurança para os bairros. Além de menor consumo de energia e maior “brilho”, as luminárias de LED também têm vida útil maior que as luminárias convencionais.
“Essa foi uma proposta do nosso plano de governo e uma meta determinada pelo prefeito Dr. Isael. Estamos trazendo para nossa cidade uma iluminação de primeiro mundo, levando mais segurança e uma sensação visual mais moderna”, afirmou o vice-prefeito Ricardo Piorino.
Segundo a Prefeitura, os próximos pontos que receberão a substituição são quadras esportivas, parques, praças e alguns pontos isolados em bairros que ficaram pendentes. “Tem localidade que já recebeu a modernização, mas apresenta um ponto com lâmpada convencional. Tratam-se de postes onde a fiação elétrica está próxima da rede, sendo necessária a interferência da EDP”, justificou o assessor responsável pelo Setor de Elétrica, Matheus dos Santos Machado
Serviços de Manutenção
A partir de agora a empresa Ilumitech passará a ser responsável pela manutenção de todo o sistema. Para facilitar o acesso da população aos serviços, a empresa está divulgando os dois canais para abertura de chamados. O aplicativo Pindamonhangaba IP já está disponível para ser baixado nos aparelhos smartphone e iphone via Android/App Store e IOS/Google Play Store
Ao acessar o aplicativo o munícipe deve indicar inicialmente o número do poste, identificado numa plaquinha, ou identificar a coordenada geográfica da região via mapa que o aplicativo oferece, apontado o local ou logradouro que necessita dos serviços de manutenção na iluminação.
Na sequência é possível selecionar o problema que deve ser corrigido, podendo ser lâmpada apagada no período noturno, lâmpada oscilando, lâmpada acesa ao dia, dentre outras opções. O aplicativo ainda possibilita ao solicitante o acompanhamento do atendimento, com toda a movimentação e status do pedido. Salvando as informações pessoais no primeiro acesso, não será mais necessário informar os dados numa próxima notificação.
Outro canal que pode ser utilizado para solicitação dos serviços de manutenção é a linha telefônica 0800-7787272, que funciona de segunda à sexta-feira, no horário das 9h às 19h.
Para cada solicitação é gerado um número de protocolo de atendimento e a empresa tem 48 horas para executar os serviços. Futuramente, a empresa deverá iniciar também o atendimento via canal WhatsApp, possibilitando maior transparência na comunicação.