Início São Paulo Dia Internacional das Mulheres: tour pelo Centro de SP enfatiza a importância...

Dia Internacional das Mulheres: tour pelo Centro de SP enfatiza a importância feminina na formação da cidade

Tour Guiado - Mulheres na Histórias Divulgação: Pátio Metrô São Bento e Caminhos do Triângulo
Publicidade

Realizado pelo Pátio Metrô São Bento, o passeio destaca a atuação de grandes mulheres na vida social, educacional, cultural e até mesmo no mundo dos esportes de São Paulo

O Dia Internacional das Mulheres é comemorado em 8 de março. Para entrar no clima, o Pátio Metrô São Bento irá realizar o Tour Guiado – Mulheres na História de São Paulo, passeio que vai mostrar nomes importantes que fizeram parte da história da cidade e que foram essenciais em sua formação.

Em parceria com o grupo de guias de turismo Caminhos do Triângulo, o passeio é totalmente gratuito e acontece durante todos os sábados de março, abril e maio, sempre às 11 horas, com saída da Praça da Colmeia do Pátio Metrô São Bento. 

Tour Guiado – Mulheres na Histórias Divulgação: Pátio Metrô São Bento e Caminhos do Triângulo

Você sabia que Maria Augusta Saraiva foi a primeira advogada de São Paulo? Ela foi pioneira no ramo e teve destaque ao ser a primeira mulher a se formar e a executar a função no país, servindo de exemplo para diversas jovens. Seguindo em outra direção, Yolanda Penteado, conhecida como a Dama das Artes de São Paulo, foi uma das principais figuras das instituições paulistanas, colocando a cidade no radar internacional de artes e além disso, também foi responsável por desempenhar papel importante nas primeiras edições da Bienal.

Ela e mais personalidades de destaque como Bartira, Dona Ana Pimentel, e Domitila de Castro Canto e Melo são algumas das figuras – entre inúmeras mulheres conhecidas e anônimas – apresentadas no passeio e que estão presentes até hoje nas construções, nos monumentos, na identidade e na memória de São Paulo.

O roteiro percorre a famosa região do Triângulo Histórico do Centro e durante a caminhada, as vidas dessas personalidades e influências serão abordadas, passando por uma viagem no tempo e na história, que se inicia quando a cidade ainda era uma aldeia indígena até os tempos atuais, mostrando que são notáveis até os dias de hoje.

Tour Guiado – Mulheres na Histórias Divulgação: Pátio Metrô São Bento e Caminhos do Triângulo

Confira o trajeto completo:

– Ponto de encontro: Pátio Metrô São Bento

– Rua Boa Vista (Associação Comercial de S. Paulo, Ladeira Porto Geral, Antigo escritório Ramos de Azevedo)

– Patteo do Collegio

– Casa 1, Beco do Pinto, Solar da Marquesa de Santos

– Largo São Francisco

– Rua São Bento ( Largo do Café, Praça Antônio Prado, Edifício Martinelli)

– Largo São Bento / Mosteiro de São Bento

– Pátio Metrô São Bento



Serviço:

Tour Guiado – Mulheres na História de São Paulo 

Realização: Pátio Metrô São Bento e Caminhos do Triângulo 

Quando: Todos os sábados de março, abril e maio. 

Saída: Pátio Metrô São Bento – Praça da Colmeia

Horário: às 11 horas (retirada de senhas a partir das 10h30)

Duração aproximada: 2 horas

Valor: Grátis

Sujeito à lotação

Sobre o Pátio Metrô São Bento

O Pátio Metrô São Bento é um centro comercial, cultural e gastronômico a céu aberto, situado no Centro da cidade, aos pés do mosteiro de mesmo nome, um dos principais cartões postais paulistanos. O acesso ao Pátio também é privilegiado, através da estação São Bento do Metrô. O local atende aos mais de 3 milhões de passageiros que circulam todo mês pela região, como uma opção agradável, prática e segura de aproveitar o melhor do Centro. A Praça da Colmeia, espaço de eventos do local, recebe atrações culturais regularmente, oferecidas sempre de maneira gratuita à população.

Publicidade