Início Pindamonhangaba Exposição “Reciclos” chega a Pindamonhangaba

Exposição “Reciclos” chega a Pindamonhangaba

Crédito: divulgação
Publicidade

Novelis e Ball Corporation, gigantes da cadeia de alumínio e com presença no Vale do Paraíba, são as patrocinadoras da exposição Itinerante e interativa, que abre as portas para visitação gratuita no Shopping Pátio Pinda dia 15 de fevereiro

Depois de ser inaugurada em São Paulo e passar por São José dos Campos – onde encerrou temporada no dia 22 de janeiro – a exposição “Reciclos – Criando Novas Perspectivas” se prepara para abrir as portas em Pindamonhangaba no próximo dia 15 de fevereiro, no Shopping Pátio Pinda, onde fica até 02 de abril. A mostra, que tem idealização e realização da Rede Educare, curadoria do ativista ambiental e grafiteiro Mundano e patrocínio da Novelis e Ball Corporation e Ministério da Cultura via Lei de Incentivo à Cultura, conta com todas as obras de arte e espaços interativos produzidos a partir de resíduos recicláveis.

Ao todo, são nove obras de arte produzidas com latas de alumínio, fios elétricos, isopor, plástico, papelão, vidro, madeira, ferro e outros metais, promovendo uma reflexão sobre consumo, reciclagem e sustentabilidade – mensagens importantes e difundidas pelas empresas patrocinadoras. Uma galeria de fotos também promete atrair a atenção dos visitantes, com 15 imagens de catadores brasileiros oriundas do livro “Recicladores de Sonhos”, realização da Rede Educare com patrocínio pela Novelis via Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultura. Para incrementar a experiência do visitante portador de deficiência, tanto a galeria quanto a exposição de obras contam com recursos em braile e audiodescrição com conteúdo extra, acessado via QR Code.

De caráter itinerante, a mostra foi inaugurada em São Paulo em setembro de 2022 e acabou de fazer uma temporada de 58 dias em São José dos Campos. Salvador (BA) será a próxima parada, seguindo então para Recife (PE). Atualmente em sua segunda edição, a Reciclos já passou pelo Shopping Pátio Pinda em 2016, quando a iniciativa foi lançada.

Quem visitar a “Reciclos” pode não imaginar o desafio que cada criação representou para os artistas que as assinam. “Foi uma felicidade poder desafiar cada um deles, e o que juntos buscamos é que o público crie novos olhares sobre o resíduo e novas perspectivas do uso desses materiais, que são incríveis e que, às vezes, ocupam apenas alguns minutos do nosso dia, sendo descartados em seguida, podendo vir a ficar muitos e até milhares de anos no meio ambiente”, comenta o curador e fundador da ONG Pimp My Carroça e do aplicativo Cataki. Mundano também destacou que a exposição foi pensada para todas as idades, “mas certamente são as crianças e adolescentes que vão aproveitar mais, até porque são elas que estão aí brigando por um futuro melhor”.

“Quando idealizamos a “Expo Reciclos” em 2016, já tínhamos consciência da urgência do tema, e reconhecendo a arte como uma ferramenta poderosa de conexão e reflexão, chegamos ao conceito da exposição. O cenário de descarte inadequado continua sendo um desafio e nós, como resposta, trabalhamos para ampliar o alcance da mostra, trazendo mais recursos de interação e conscientização. A ideia é promover um grande questionamento sobre a herança que estamos deixando para o planeta e para as futuras gerações”, comenta Kátia Rocha, diretora da Rede Educare.

“Trazer a ‘Reciclos’ para Pindamonhangaba, cidade que abriga a nossa principal fábrica no país há mais de 45 anos, é algo de extrema importância para nós da Novelis. Engajar a comunidade na sustentabilidade do planeta é um compromisso que temos alinhado ao nosso propósito, e gerar conhecimento para a população acerca desse tema e de sua urgência é uma prioridade. Por meio da arte, criamos um chamado para que o público se conscientize sobre a reciclagem e a importância da atitude de cada um nesse processo. A exposição chama a atenção para a causa e esperamos, com isso, criar um senso coletivo de cuidado em prol do planeta”, destaca Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis.

“Para a Ball, apoiar a ‘Reciclos’ é acreditar que a arte é uma ferramenta poderosa para levar a mensagem de sustentabilidade cada vez mais adiante. Por isso, temos muito orgulho em ajudar a trazer a exposição para a região do Vale do Paraíba, que também abriga a sede sul-americana da empresa. Nosso objetivo é potencializar discursos que causam reflexões em prol de um modelo mais saudável de planeta e iniciativas como esta mostra, que pretende viajar o Brasil impactando diversas pessoas, são imprescindíveis”, comenta Thaís Moraes, Diretora de Comunicação e Relacionamento com a Comunidade da Ball para América do Sul.

Para Ricardos Arcos, Gerente Geral do Shopping Pátio Pinda, o retorno da exposição ao empreendimento reforça o posicionamento do shopping com as boas práticas de ESG e, ao mesmo tempo, cria uma oportunidade para aproximar o público Pindense da Arte, gerando reflexões e impactando toda a nossa comunidade sobre a importância da reciclagem em nossas vidas. “O Shopping Pátio Pinda é um centro de compras, serviços e lazer que sempre estará de portas abertas para receber e conectar as pessoas por meio de experiências transformadoras, principalmente quando se trata de uma Exposição que alinha a Arte com uma mensagem tão importante para a nossa sociedade que é o estímulo à Reciclagem.”

Assinam as obras os artistas de ativismo ambiental Odé Frasão, Rodrigo Machado, Iskor, André Inea, Kelly Reis, Everaldo Costa (Ever), Bruna Serifa, Luna Bastos e Subtu. A exposição poderá ser visitada de segunda-feira a domingo, com exceção da programação interativa que funcionará de quinta a sábado, das 12h às 22h, e domingo, das 12h às 20h.

SERVIÇO

Reciclos – Criando Novas Perspectivas

Onde: Shopping Pátio Pinda – Pátio Da Diversão – R. Alcides Ramos Nogueira, 650 – Nossa

Sra. do Perpetuo Socorro, Pindamonhangaba (SP)

Quando: 15 de fevereiro a 02 de abril de 2023

Horário de Visitação: segunda-feira a domingo das 10h às 22h, com exceção da programação interativa que funcionará de quinta a sábado, das 12h às 22h, e domingo, das 12h às 20h.

Entrada gratuita

Sobre a Rede Educare

A Rede Educare nasceu em 2008 inspirada pela crença de que é possível transformar a realidade desde que pessoas, empresas, governos e organizações estejam imbuídos do mesmo propósito. Nesses 15 anos, tornou-se referência no Brasil em projetos de transformação social. Em outras palavras, a Rede Educare promove diálogos para modificar vidas. Especializada em leis de incentivo, atua em todo o Brasil, tecendo encontros entre produtores e empresas que acreditam em cultura, esporte, saúde e ações sociais para realizar projetos inovadores de impacto social. “Hoje temos certeza do nosso propósito. Somos uma empresa diversa, com crenças, força e ideias. Sim, ideias mudam o mundo quando temos pessoas que querem realizar o novo”, comemora Kátia Brasileiro, diretora da Rede Educare.

Publicidade