Início Pindamonhangaba Bosque da Princesa é palco de conscientização sobre Janeiro Branco em Pindamonhangaba

Bosque da Princesa é palco de conscientização sobre Janeiro Branco em Pindamonhangaba

Foto: divulgação/PMP
Publicidade

Domingo (22) foi dia de Domingo no Bosque, realizado pela Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Pindamonhangaba, com diversas atrações durante o dia todo para a população. Durante a programação, a equipe de Saúde Mental da Secretaria de Saúde aproveitou a oportunidade para realizar uma conscientização sobre o Janeiro Branco, na parte da manhã.

Com a participação da população, profissionais e estudantes de Psicologia da Anhanguera, do Amor Exigente e da Prefeitura, foi realizado um bate-papo sobre saúde mental, com algumas dicas para o auto-cuidado. Também foi uma oportunidade para troca de experiências e vivências, além da população poder conhecer a rede de Saúde Mental disponibilizada pelo município.

O evento foi finalizado com uma grande festa das cores, em parceria com a responsável pela dança circular, Bebel Moraes. Antes da última coreografia do dia, foi aberto espaço para o coordenador do Caps2, psicólogo Jardel Narezi, falar a respeito da importância do Janeiro Branco e, na sequência, foram distribuídas tintas em pó coloridas, para que todos pudessem jogar para cima como no Festival das Cores, realizado tradicionalmente na Fazenda Nova Gokula.
“Foi um prazer estar reunida com pessoas disponíveis em contribuir com suas experiências e vivências na divulgação de mais equilíbrio e à cultura da Saúde Mental”, disse a psicóloga Luciana Magalhães.

Foto: divulgação/PMP

“Esses domingos são mágicos e curativos”, resumiu a terapeuta Valeria Ramires.

“Todas ações propostas tiveram o intuito de levantar reflexões sobre quais os pilares de nossas vidas nos proporcionam equilíbrio. Falar sobre saúde mental diminui o preconceito sobre o tema. Sabemos e reconhecemos nossas emoções e sentimentos. A forma como lidamos com essas emoções é que determina como está nossa saúde mental”, ponderou Jardel Narezi. “É preciso combater o preconceito propondo debates, compreender que todos somos diferentes na nossa maneira de funcionar. É importante também pensar em políticas públicas que construam formas de convivência que não afaste quem é diferente. Cuidar da saúde mental é cuidar da saúde como um todo”, concluiu.

Janeiro Branco – O Janeiro Branco é um movimento social dedicado à construção de uma cultura da Saúde Mental na humanidade. É, também, o nome do Instituto que coordena esse movimento. O seu objetivo é chamar a atenção dos indivíduos, das instituições, das sociedades e das autoridades para as necessidades relacionadas à Saúde Mental dos seres humanos. Uma humanidade mais saudável pressupõe respeito à condição psicológica de todos.

Janeiro, o primeiro mês do ano, inspira as pessoas a fazerem reflexões acerca das suas vidas, das suas relações, dos sentidos que possuem, dos passados que viveram e dos objetivos que desejam alcançar no ano que se inicia. Janeiro é uma espécie de portal entre ciclos que se fecham e ciclos que se abrem nas vidas de todos nós.

A cor branca foi escolhida por, simbolicamente, representar “folhas ou telas em branco” sobre as quais podemos projetar, escrever ou desenhar expectativas, desejos, histórias ou mudanças com as quais sonhamos e as quais desejamos concretizar.

Publicidade