Início Pindamonhangaba População deve ficar alerta com alta de casos de Covid-19

População deve ficar alerta com alta de casos de Covid-19

Foto: Vale News
Publicidade

Apesar dos números da pandemia por Covid-19 estarem controlados nos últimos meses, a doença ainda não acabou e um grande número de pessoas ainda é contaminada. Por isso, é fundamental se vacinar e ficar atento aos sintomas.

No boletim sobre a Covid-19 divulgado na última semana, em Pindamonhangaba 1.033 pessoas se infectaram e houve sete óbitos entre os dias 16 e 22 de dezembro. E a tendência é de novos picos de alta da doença, principalmente devido ao período de festas de fim de ano.

A maneira mais eficaz de proteção é a vacinação. Pindamonhangaba oferece vacina em praticamente todas as unidades, o que facilita o acesso da população. Contudo, a procura por imunizantes nos últimos meses tem apresentado queda, o que reflete na elevação dos casos da doença.

“As pessoas devem se conscientizar da importância da vacinação. Ainda existe contaminação, com casos crescentes, alguns casos graves, e alguns, infelizmente vindo a óbito. Por isso, pedimos para a população busque as unidades de saúde para se vacinar. Muitos recebem a primeira e segunda dose e não reapareceram. É fundamental que o ciclo de vacinas esteja completo, inclusive com as doses adicionais para maior proteção da pessoa e de seus familiares”, disse a secretária de Saúde, Ana Claudia Macedo.

Desde o início da vacinação, em janeiro de 2021, até hoje, Pindamonhangaba aplicou 425.768 doses, sendo, 148.862 para primeiras doses; 137.658, segundas doses; 4.623 doses únicas; 93.540, terceiras doses; 40.429 quartas doses; além de 656 doses para imunossuprimidos. “Percebemos que muitos nos procuraram para primeira e segunda doses, principalmente, e depois não retornaram. Esses números caem desde a primeira dose. Assim não é possível completar o ciclo vacinal indicado pelo Ministério da Saúde”, lamentou a responsável pelo Setor de Imunização, enfermeira Fernanda Batista César Hasman.

Sobre o número de contaminações, na última semana Pindamonhangaba apresentava taxa de 20% de ocupação dos leitos de UTI pública e 75% de UTI privada, além de 22% nas enfermarias. “Existe uma possibilidade de nova elevação nas taxas de ocupação de leitos, bem como de contaminação pela doença nos próximos dias. Com isso, é importantíssimo procurar as unidades para se vacinar”, completou Ana Claudia Macedo.

Em 2020 foram 4.591 casos da doença, contra 16.241 em 2021, e elevação para 25.808 até o dia 22 de dezembro deste ano.
A Secretaria de Saúde alerta a população para que procure as Unidades de Saúde em caso de sintomas gripais (Pronto-Socorro, UPA Moreira César, UPA Araretama e Unidade Mista Cidade Nova) para testagem, tratamento e notificação. Em caso de realização de autotestes, deve-se procurar as mesmas unidades para devida notificação, contabilização e monitoramento de novos casos.

Confira vacinação nos próximos dias

A Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba segue com a vacinação contra Covid-19 no município.

Confira o calendário para os próximos dias:

Terça-feira: vacinação segue como o cronograma abaixo.
*Quarta-feira: A única mudança é que o Cisas (Moreira César) não realiza a vacinação.
**Quinta-feira: A única mudança é que o PSF Nova Esperança realiza a vacinação até as 15h, e não até as 16h como nos outros dias.
Sexta-feira: não haverá vacinação

1ª dose: Menores de 3 anos com comorbidades (6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias)
Das 8 às 11 horas: Sala de Vacina Central (CIAF).

1ª dose: População geral acima dos 3 anos
Das 8 às 11 e das 13 às 15 horas: Sala de Vacina Central (CIAF), Cisas (Moreira César)* e USF Nova Esperança**.

2ª dose:
Infantil, adolescente e adulto

2ª dose: CORONAVAC / SINOVAC / BUTANTAN (a partir de 6 anos)
Das 8 às 11 e das 13 às 15 horas: Cisas (Moreira César)* e USF Nova Esperança** e sala de Vacina Central (CIAF).
ASTRAZENECA (Conforme agendado na carteirinha)
Das 8 às 11 e das 13 às 16 horas: Cisas (Moreira César)* e USF Nova Esperança** e sala de Vacina Central (CIAF).
PFIZER / BIONTECH (Conforme agendado na carteirinha)
Das 8 às 11 e das 13 às 16 horas: USF Nova Esperança** e Cisas (Moreira César)**.
Das 8 às 11 e das 13 às 15 horas: Sala de Vacina Central (CIAF).

2ª dose: PFIZER Pediátrica – em falta
Crianças de 05 a 11 anos (Conforme agendado na carteirinha)
Sexta-feira – Das 8 às 11: Sala de Vacina Central (CIAF).

3ª dose (dose adicional)
Pessoas com 12 anos a 17 anos e esquema vacinal completo há 4 meses
Das 8 às 11 e das 13 às 15 horas: Sala de Vacina Central (CIAF), USF Nova Esperança** e Cisas (Moreira César). Pessoas com 18 anos ou mais e esquema vacinal completo há 4 meses Das 8 às 11 e das 13 às 16 horas: Todas as unidades de saúde do município (exceto Crispim, Maricá, Bonsucesso, Campinas, Cidade Nova e Goiabal).

4º Dose / Segunda dose Adicional
População geral a partir de 18 anos
Das 8 às 11 e das 13 às 16 horas: Todas as unidades de saúde do município* (exceto Crispim, Maricá, Bonsucesso, Cidade Nova, Campinas e Goiabal).

5ª dose/ terceira dose adicional
Pessoas acima de 18 anos, com alto grau de imunossupressão (que tenham tomado a 4ª – dose há 4 meses)
Das 8 às 11 e das 13 às 16 horas: Todas as unidades de saúde do município* (exceto Crispim, Maricá, Bonsucesso, Campinas, Cidade Nova e Goiabal).

Publicidade