Início Pindamonhangaba Modernização do sistema de iluminação começa a ser executado em Pindamonhangaba

Modernização do sistema de iluminação começa a ser executado em Pindamonhangaba

Av. Nossa Senhora do Bom Sucesso toda em LED, em breve toda iluminação ficará "branca" - Foto: divulgação
Publicidade

As primeiras avenidas e bairros de Pindamonhangaba começaram a receber recentemente 100% de iluminação LED. A ação faz parte do plano de modernização e eficientização do sistema de iluminação pública e vem sendo executado pela Prefeitura de Pindamonhangaba, através da Secretaria de Governo e Serviços Públicos.

O programa que revitalizará todo o parque de iluminação pública prevê a substituição de mais de 23 mil luminárias convencionais por LED e irá reduzir o consumo de energia, gerando economia aos cofres públicos. Além de menor consumo de energia e maior “brilho”, as luminárias de LED também têm vida útil maior que as luminárias convencionais.

Os bairros Vale das Acácias, Santana e Alto Tabaú foram os primeiros a receber e já estão com suas luminárias LED, trazendo mais segurança e melhor qualidade de vida aos munícipes, além de valorizar seus imóveis.

Além dos bairros mencionados acima, várias vias de acesso à cidade como a Av. Nossa Senhora do Bonsucesso, Av. Manoel César Ribeiro, Estrada Municipal João Francisco da Silva, Rodovia Abel Fabrício Dias, entre outras, também tiveram o início do trabalho trazendo a percepção de uma cidade com excelência em iluminação e gerando mais segurança para seus moradores e visitantes.

Trecho da Av. Manoel Cesar Ribeiro todo com lâmpada LED -Foto: divulgação

“Trata-se de uma meta determinada pelo prefeito Dr. Isael e vice Ricardo Piorino e em breve a cidade toda receberá iluminação de primeiro mundo, trazendo mais segurança e uma sensação visual mais moderna”, afirmou o secretário de Governo em Exercício, Alexandre Pió.

A ação vem sendo realizada pela empresa Ilumitech Construtora e a intenção é que em breve todos os pontos de iluminação sejam eficientizados por modernas luminárias LED. Essa troca trará ao município uma economia na conta de luz na ordem de 60%, estimada em R$ 330 mil por mês, bem como o aumento significativo do “brilho” da cidade, aumentando em mais de 120% o índice de iluminamento em todas as ruas e avenidas.

A empresa realizará também todo o georreferenciamento, etiquetamento dos postes e a troca de relés, luminárias e grande parte dos braços de iluminação pública.

A modernização de todo o parque de iluminação do município foi contratada em regime de locação de ativos, que após o final do contrato são transferidos integralmente para o ativo da Prefeitura. Além disso, o contrato inclui também a instalação de luminárias decorativas de LED em praças e espaços públicos, bem como refletores para quadras e áreas esportivas, monumentos e prédios públicos em geral.

Inovação
Uma das grandes inovações do contrato assinado é a instalação de cinco postes de “smart city”. Trata-se de uma iniciativa pioneira no Vale do Paraíba e a segunda no Brasil que contempla num único poste: iluminação pública eficiente, câmeras de monitoramento, ponto Wi-Fi, telas de informação e publicidade, botão de pânico, e alojamento para antenas 5G, dentre outras funcionalidades.

“Com essa ação, Pindamonhangaba dá mais um grande passo no programa Cidade Inteligente. Estamos preparando a cidade para ser modelo para o Brasil com tecnologia inovadora e econômica. Fico feliz em cumprir mais uma proposta do nosso plano de governo”, ressaltou o prefeito Dr. Isael Domingues.

Publicidade