Início Variedades Vitamina C: Por que ela é tão importante para a pele?

Vitamina C: Por que ela é tão importante para a pele?

Foto: Freepik
Publicidade

Você provavelmente cresceu ouvindo que deveria beber suco de laranja no café da manhã quando fazia frio e as pessoas pegavam resfriados, mas a verdade é que a vitamina C é boa para muito mais do que apenas fortalecer suas defesas: ela ajuda a curar feridas, produzir tecidos e reparar diferentes partes do corpo. É por isso que ela é tão utilizada para o cuidado da pele. Um corpo saudável ajuda a que você possa desfrutar mais da sua visita ao site de apostas online.

Por que a sua pele precisa de vitamina C? Ele age como um antioxidante para estabilizá-lo contra os radicais livres que danificam os tecidos capilares da fumaça do tabaco, da poluição ambiental ou dos raios ultravioleta. O nutriente também ajuda a reparar feridas, curar tecidos e absorver melhor o colágeno.

Quanta vitamina C eu preciso por dia e onde encontrá-la

De acordo com a Clínica Mayo, a dose diária recomendada de vitamina C para adultos é de 65 a 90 miligramas, enquanto o limite superior considerado seguro é de 2.000 miligramas por dia. Embora o excesso seja improvável, pode causar diarréia, náusea, vômitos, cólicas, azia ou insônia.

Especialmente no reino vegetal, há muitos alimentos onde a vitamina C pode ser encontrada: frutas como morangos, amoras, batatas-doces, kiwi ou frutas cítricas. Também legumes cruciferos, como couves e couves-de-bruxelas, espinafres, pimenta vermelha ou tomate. Para dar um exemplo, uma porção de espinafre, por exemplo, tem 28 miligramas, uma laranja tem 82 miligramas e uma pimenta tem 96 miligramas cheios.

Para cuidar da pele, é ideal combinar a vitamina C com alimentos ricos em colágeno, uma proteína cuja função é manter unidas as diferentes estruturas do corpo. O colágeno está presente em ovos, peixe, caldo de carne e ossos, assim como em muitos vegetais de folhas verdes e frutas e vegetais vermelhos. A vitamina C, juntamente com outros nutrientes como o zinco e o cobre, ajuda o colágeno a ser melhor absorvido pelo organismo. Também é importante para a absorção do ferro, cuja deficiência pode causar anemia e, portanto, pele com aspecto baço.

Pele baça, capilares quebrados e gengivas sangrando: o que acontece com a sua pele sem vitamina C?

Os compostos antioxidantes como a vitamina C protegem a pele do envelhecimento prematuro. Ao ajudar na absorção de colágeno, eles também dão à sua pele um brilho lustroso.  Sem vitamina C, a sua pele perde o seu brilho característico, a renovação celular é mais lenta e parece mais embotada. Além disso, outros sinais perceptíveis de deficiência do nutriente são as gengivas que sangram facilmente e os capilares quebrados sob a pele, já que a vitamina C ajuda na integridade dos vasos sanguíneos. Se a ingestão de vitamina C de alguém ficar abaixo de um quinto do valor diário recomendado, podem aparecer sintomas de escorbuto, incluindo cansaço e fraqueza, irritabilidade, tristeza, pele machucada e dores nas articulações. Suas feridas cicatrizarão pior e mais lentamente se lhe faltar a vitamina, e os seus cabelos podem cair se a anemia se instalar.

Publicidade