Escolher o produto correto faz toda a diferença
Escolher o produto certo para o cabelo não é uma tarefa fácil. Existem diversas opções no mercado, dos mais baratos aos mais caros, e isso pode dificultar um pouco a escolha pelo produto ideal.
Além disso, sempre tem aquela indicação da amiga ou influenciadora, relatando uma ótima experiência com determinada marca ou produto, enquanto outras dizem que não foi tão bom assim ou que, até mesmo, foi bem ruim para o cabelo.
Afinal, por que isso acontece? Por que um produto pode ser excelente para uma pessoa mas ser ruim para outra? E como escolher o produto certo para o meu tipo de cabelo? Continue a leitura para ter a resposta para todas essas perguntas e garantir um perfeito hair care!
Entenda o seu tipo de cabelo
Se um produto foi muito bom para uma pessoa, mas não foi para outra, isso não significa que ele seja ruim. O que acontece é que tipo formato de cabelo exige cuidados específicos. Cabelos cacheados, por exemplo, exigem produtos que tenham mais óleos na composição. Enquanto cabelos lisos precisam, justamente, “lutar” contra a oleosidade.
Algumas dicas valiosas são:
1 – Se o seu cabelo for crespo, ou seja, possuir cachos que são chamados de 4a, 4b ou 4c, o seu cabelo pode apresentar um aspecto mais seco, pois a oleosidade da raiz não consegue chegar até as pontas.
Por isso, utilizar shampoos e condicionadores bem hidratantes é fundamental. Além disso, ter uma máscara composta por óleos também é essencial para garantir a nutrição dos fios e, consequentemente, o brilho e a maciez. Para finalizar, opte por um gel fixador próprio para cachos tipo 4.
2 – Se o seu cabelo for cacheado, opte por shampoos que ofereçam uma limpeza suave para os cachos, para garantir fios limpos porém sem pesar. Shampoos e condicionadores hidratantes e nutritivos também são o ideal para esse tipo de cabelo.
Um leave-in próprio para cachos tipo 3 também é fundamental, uma vez que a finalização desse tipo de cabelo é o mais importante. Não esqueça de conferir se o leave-in também é protetor térmico, principalmente se costuma usar muito o secador e difusor.
3 – Se o seu cabelo for ondulado, é necessário ter atenção para como você quer que o seu cabelo fique depois de finalizado, pois ele é mais adaptável e permite diversas finalizações. Se optar por deixá-lo completamente natural, procure produtos específicos para cabelos tipo 2a, 2b e 2c, para garantir a hidratação e volume na medida certa.
Para escolher o leave-in, você pode optar por um creme de pentear específico para cabelos ondulados e fazer uma finalização, ou um protetor térmico para secar e deixar um aspecto mais liso.
Em todo caso, sempre escolha um óleo finalizador leve e utilize uma gotinha apenas após finalizar.
4 – Se o seu cabelo for liso, tipo 1, lembre-se de comprar produtos que possam ser usados diariamente, pois o cabelo liso exige uma frequência maior de lavagem. Os produtos específicos para cabelo liso garantem o controle de oleosidade e a limpeza suave ideais para o formato.
Entenda, também, o momento do seu cabelo
Se o seu cabelo acabou de passar por um processo químico, produtos reconstrutores à base de queratina são necessários. Se o seu cabelo está ressecado, máscaras hidratantes e nutritivas são excelentes para devolver a maciez e o brilho para os fios.
Tenha sempre duas ou três máscaras com princípios diferentes (hidratação, nutrição e reconstrução) e utilize conforme a necessidade dos cabelos: se precisar de mais hidratação, utilizar duas vezes por semana uma máscara hidratante e uma vez a máscara reconstrutora, por exemplo.
Utilize produtos profissionais
A maior diferença entre lavar o cabelo em casa ou no salão acontece por conta dos produtos utilizados, que são produtos de linhas profissionais. Eles possuem mais ativos em suas composições, o que garante maior hidratação aos fios e um resultado incrível. Apesar da diferença de preço, o investimento vale muito a pena!
Com os produtos certos, o seu cabelo estará sempre saudável, hidratado e muito brilhoso para o dia-a-dia!