Início Destaque Os 5 maiores zagueiros da história do São Paulo

Os 5 maiores zagueiros da história do São Paulo

Foto: Pixabay/divulgação
Publicidade

Os 5 maiores zagueiros da história do São Paulo se dividem entre épocas, com 3 deles tendo atuado antes do início dos anos 2000, e outros 2 nessa nova era dos pontos corridos. São grandes nomes que marcaram história no São Paulo Futebol Clube, e que hoje estão presentes em nossa lista.

No conteúdo de hoje, falaremos sobre os 5 maiores zagueiros da história do São Paulo. Portanto, caso queira saber quem eles são para conhecer mais sobre a história do nosso clube de coração, convidamos você a nos acompanhar nessa leitura interessante até o final da matéria. E se precisar conferir mais informações do tricolor, acompanhe o Blog do São Paulo Futebol Clube – SPFC, mantido pelo publicitário e jornalista Daniel Perrone.

5 maiores zagueiros da história do São Paulo

5. Cafu

Começamos nossa lista de 5 maiores zagueiros da história do São Paulo com nada mais nada menos que o melhor lateral direito da história da seleção brasileira. Tá bom ou quer mais? E aos haters, sim, os laterais direitos fazem parte da zaga, logo, é um zagueiro. Na realidade, não poderíamos deixar Cafu de fora dessa lista.

Bem, ao menos ele é assim aceito por muitos, por mais que tenhamos outros grandes laterais direitos pela história da seleção, como o próprio Daniel Alves, que também teve uma passagem pelo SP, mas bem mais conturbada.

A diferença é que Cafu foi revelado pelo clube, então, precisava estar em nossa lista de 5 maiores zagueiros da história do São Paulo, além de também estar em nossa lista de 7 maiores jogadores da história do São Paulo.

Iniciou sua carreira pelo clube no ano de 1990, e já 4 anos depois era campeão mundial, sendo reserva do então lateral direito da seleção Jorginho. Pelo nosso clube, Cafu ganhou tudo aquilo que conseguiu disputar:

  • Campeonato Paulista (1991 e 1992);
  • Brasileirão (1991);
  • Libertadores (1992 e 1993);
  • Mundial (Toyota, 1992 e 1993);
  • Recopa Sul-Americana (1993 e 1994);
  • Supercopa da Libertadores (1993).

Ao todo, foram 273 partidas jogadas pelo tricolor, e pelo menos 38 gols marcados. Vamos continuar nossa lista?

E lembre-se, se é profissional ou prestador de serviço, aprenda como criar sites gratis.

4. Diego Alfredo Lugano Moreno, o “Lugano”

Pelo nome completo muitos tricolores podem até estranhar, mas esse é o icônico e ídolo do clube, Lugano, o zagueiro mais raçudo que já passou pelo clube paulista. Chegou em 2003 como desacreditado e taxado por muitos como a “contratação do presidente”, fazendo alusão ao seu baixo futebol, sendo contratado apenas por interesses externos ao futebol: nada mais errado.

No clube, Lugano virou ídolo e líder de uma zaga que viria a ganhar a Libertadores e o Mundial de 2005, além do Campeonato Brasileiro de 2006. No ano seguinte, transferiu-se para a Europa, mas voltou em 2016 e ficou até 2017 no clube, junto com Kaká e companhia, para finalizar sua carreira.

Ele foi a joia do tricolor por muitos anos (e por falar nisso, confira o curso de design de joias).

3. João Miranda de Souza Filho, o Miranda

Chegamos então a nossa terceira colocação com nada mais nada menos que Miranda, o grande líder da defesa do tricampeonato brasileiro consecutivo entre 2006-2008. Em 2006, foi campeão sem muito brilhantismo. Já em 2007, foi campeão ao lado de Breno e Alex Silva, tomando gols em apenas 18 dos 38 jogos possíveis.

No ano de 2008, ao lado de Rodrigo e André Dias, ajudou o clube em uma campanha de recuperação incrível, sem tomar gols nos últimos 18 jogos do campeonato, sendo tricampeão brasileiro. Ficou em nosso clube até 2011, quando saiu para atuar no Atlético de Madrid. Voltou em 2021 e segue atuando pelo tricolor paulista.

2. Ronaldo Rodrigues de Jesus, o Ronaldão

Ronaldo Rodrigues de Jesus, ou carinhosamente chamado como “Ronaldão”, foi mais um que marcou a história do nosso clube, atuando na zaga.

Ronaldão faz parte do passado mais glorioso do clube, estreando em fevereiro de 86, saindo do clube na conquista do segundo e último mundial da equipe em 93. Em termos de títulos, é maior que qualquer outro dessa lista, ficando atrás apenas de Darío em termos de qualidade. Veja os títulos conquistados por Ronaldão:

  • Campeão Paulista de 1987, 1989, 1991 e 1992;
  • Campeão Brasileiro de 1986 e 1991;
  • Bicampeão Libertadores;
  • Bicampeão Mundial Interclubes (Copa Toyota) em 1992 e 1993;
  • Campeão da Supercopa e Recopa Sulamericana de 1993.

1. Darío Pereyra

Em 1º lugar, temos o segundo jogador que não é brasileiro da lista de 5 maiores zagueiros da história do São Paulo. Não somente um dos maiores da história do clube, mas o uruguaio é considerado um dos maiores estrangeiros que já atuaram em nosso país.

Apesar de ter chegado na posição de meia-defensivo, ou seja, volante, Darío atendeu as necessidades do clube, jogando como zagueiro central, apesar de ter bastante mobilidade e boa saída de bola. É um jogador das antigas, tendo jogado 11 anos em nosso clube (1977-1988).

Tendo 453 jogos disputados em todo o período, é o estrangeiro que mais jogou pelo SPFC e um dos que mais atuou em solo brasileiro. Entre os títulos, podemos citar os campeonatos paulistas de 80, 81, 85 e 87, além dos brasileiros de 77 e 86 (o ano de 86 me lembra uma época em que o serviço de desratização estava passando por transformação).

E então, o que achou da nossa lista de 5 maiores zagueiros da história do São Paulo? Já conhecia a história deles? Ficou com dúvidas? Comente abaixo que vamos responder. Até a próxima!

Publicidade