Início Variedades Espetáculo teatral usa boneco de mamulengo para falar sobre violência contra a...

Espetáculo teatral usa boneco de mamulengo para falar sobre violência contra a mulher

Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa
Publicidade

O Grupo Teatro do Imprevisto, de São José dos Campos, circula com o espetáculo de teatro musical “No Quintal do Mundaréu” por cidades do Vale do Paraíba, Histórico e Alto Tietê.

As próximas cidades a receberem a montagem (concebida para espaços abertos), serão: Monteiro Lobato (15/10, às 13h, na Praça da Prefeitura) e Areias (18/10, às 10h, na Escola Municipal Antônio Carvalho Neto). A trupe, que celebra 18 anos de existência, é referência no teatro de animação e bonecos, como o mamulengo, e utiliza esse último para falar ao público sobre um assunto muito sério: violência contra a mulher.

Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa

“O espetáculo ‘No Quintal do Mundaréu’ faz parte do projeto ‘As Três Marias, Estrelas do Sertão’, que tem como tema o feminino, a mulher, o empoderamento e, ao mesmo tempo, é um trabalho que fala sobre as violências sofridas por meninas e mulheres”, explica o também produtor Ricardo Salem.

Salem explica que “o mamulengo tinha o estigma do politicamente incorreto, mas isso mudou. No projeto, apresentamos a nova geração de mestres e brincantes, que trazem na expressão desse boneco o combate à violência, à misoginia, além de outras pautas caras à sociedade, como a da inclusão social”.

Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa

Sinopse

“No Quintal do Mundaréu”, com direção artística e musical de Luiz Carlos Laranjeiras, foi concebido para ser encenado a céu aberto, bem próximo ao público. Artistas (Carolina Marques, Cibele Tomaz, Izildinha Costa, Ricardo Salem e Vivian Rau) e bonecos apresentam a história de “Maria”, uma menina que não quer nascer. Temendo as violências do mundo, ela passa os dias na rede tecida com o cordão umbilical e confronta quem tenta convencê-la a sair da barriga de sua mãe. Rumo ao seu encontro três Marias guiadas por um ser Multiverso peregrinam por um lugarejo com a missão de celebrar o milagre do nascimento.

Nesta jornada por um quintal multicolorido, serão apresentados cadinhos das vidas de mulheres que viveram em outro tempo e espaço, mas poderão ajudar Maria na difícil decisão de vir ao mundo. Nascer será uma luta e viver será outra.

Circulação e serviços

Acompanham o espetáculo a exposição “Mamulengo, Gente em Forma de Boneco” e a oficina “Desvendando o Boneco Mamulengo”.

Confira a agenda:

15/10 (sábado) – Monteiro Lobato:

11h às 18h – Exposição “Mamulengo, Gente em Forma de Boneco”;

13h – Espetáculo “No Quintal do Mundaréu”;

Local: Praça Antônio Bueno (Praça da Prefeitura). Livres para todos os públicos.

Entrada franca.

18/10 (terça-feira) – Areias:

10h – Espetáculo “No Quintal do Mundaréu”;

Local: Escola Municipal Antonio Pinto De Carvalho Neto (Rua Siqueira Campos, 605, Centro). Livre para todos os públicos. Entrada franca.

21/10 (sexta-feira) – Monteiro Lobato:

13h às 17h – Oficina “Desvendando o Boneco Mamulengo”;

Público-alvo: Professores, diretores de escola, dirigentes de cultura, arte-educadores e comunidade em geral. Inscrições online: linktr.ee/teatrodoimprevisto.

Local: Casa de Cultura Nelson Gomes (Praça Antônio Silva Bueno). Inscrições abertas pelo link.

“O ProAC (Programa Ação Cultural) é um importante meio de democratização de arte e cultura. Abraçar e incentivar alunos, professores e comunidade em geral a participarem e prestigiarem a programação reforça a importância dele para toda a sociedade”, completa Ricardo Salem. A realização é da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Governo do Estado de São Paulo.

Publicidade