Início São José dos Campos Cine Santana, importante patrimônio histórico, completa 70 anos em São José dos...

Cine Santana, importante patrimônio histórico, completa 70 anos em São José dos Campos

Foto: Divulgação
Publicidade

Nesta quarta-feira (12), o Cine Santana completa sete décadas e, para comemorar, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo promove uma série de eventos ao longo deste mês de outubro. Exibição de filmes e documentários, shows musicais e peça teatral compõem a programação especial de aniversário deste importante espaço cultural de São José dos Campos. Confira a programação abaixo.

“O Cine Santana traz as memórias e histórias das pessoas da comunidade da zona norte”, afirma a gestora do espaço, Edilaine Pereira, especialista em Cultura Popular. Ela lembra que o local passou por várias fases, desde uma importante sala de cinema para 800 pessoas, na década de 50, até se transformar em igreja evangélica.

Em 1995, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo assumiu o espaço, transformando-o em uma Casa de Cultura, preservando sua identidade e restabelecendo o vínculo afetivo com a comunidade. O equipamento público, acessível à comunidade, oferece gratuitamente oficinas culturais, exibições de filmes e apresentações de música, teatro, dança à população. Em 2002, o prédio é adquirido pela Prefeitura e reconhecido como patrimônio histórico do município pelo Comphac (Conselho de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural).

No programa Memórias, desenvolvido pela FCCR em 2012, há depoimentos de pessoas que vinham do distrito de São Francisco Xavier para o Cine Santana a cavalo, as pessoas se encontravam, namoravam e se sociabilizavam. Assistiam aos filmes de Mazzaropi, Bang Bang, entre outros famosos da época. O fruto deste programa cultural, que também abrangeu o projeto Cartas para Santana, resultou em um filme patrocinado pelo Fundo Municipal de Cultura (FMC), intitulado “Com o passar do tempo”, com roteiro e direção de Fabio Alba e Aline Reis.

Durante os dois anos mais críticos da pandemia da Covid-19, o Cine Santana se reinventou novamente se tornando palco para as apresentações artísticas online. Segundo Edilaine, esse foi um momento que trouxe muitas comoções aos artistas. “Muitos confessavam ficar emocionados com a oportunidade de continuar se apresentando ainda que o público fosse virtual. Subir ao palco, em tempos de pandemia, foi motivo de muita alegria para eles”, disse.

O Cine Santana segue forte no seu propósito de oferecer programações culturais de qualidade, respeitando e valorizando a cultura regional dos bairros do entorno.

Programação

Dia 11, às 19h30 Apresentação da Banda de Santana

Dia 12, às 15h | Cine Especial – “Encanto”

Dia 12, às 19h30 | Documentário “Com o Passar do Tempo” 

Dia 13, às 20h | Cine Rock – Coletivo Estoril e Amplexos

Dias 15, às 15h, e 16, às 17h | Peça teatral Tatipirun (Proac)

Dia 17, às 19h30 | Ponto MIS – “A Família Addams”

Dia 20, às 19h30 | Apresentação do Centro de Artes Circenses

Dia 21, às 19h30 | Show musical “Lembranças de um Caipira”

Dia 23, às 16h | Zona Norte no Ar

Dia 24, às 19h30 | Ponto MIS – “Frankenwennie”

Dia 27, às 20h | Cine Rock Especial – Duo Moda de Rock 

Dia 31, às 19h30 | Cine Especial – “Corra”

Cine Santana
Av. Rui Barbosa, 2005, Santana

Publicidade