Início Variedades Os 5 dApps de ETH mais conhecidos

Os 5 dApps de ETH mais conhecidos

Imagem ilustrativa/Creative Commons
Publicidade

Dado o quanto o Bitcoin cresceu desde que foi lançado, não surpreende que novas blockchains e criptomoedas tenham surgido logo. Dessas, uma das mais bem-sucedidas é o Ethereum, um player competitivo no espaço cripto graças às ofertas que sua blockchain oferece.

Esses novos recursos de blockchain ajudaram a impulsionar o Ethereum ao topo, a ponto de ser perfeitamente possível comprar Ethereum com qualquer forma de pagamento, um sinal de que a taxa de adoção está se movendo em um ritmo constante. Afinal, com todas as novas ideias que o Ethereum nos apresentou, é hora de as pessoas explorarem as possibilidades.

O que são dApps?

Trabalhando na natureza descentralizada das criptomoedas, os aplicativos descentralizados (dApps) são atualmente alguns dos subprodutos de maior sucesso do Ethereum. dApps são aplicativos executados e que operam sob a propriedade compartilhada da blockchain. Isso significa que nenhuma autoridade individual tem o direito de fazer alterações neles em nenhum momento.

O que isso significa para os usuários é que a privacidade é uma prioridade e que a censura é facilmente evitada. Como bônus, isso também faz com que os desenvolvedores de aplicativos tenham um pouco mais de flexibilidade com seu desenvolvimento.

5 tipos mais utilizados

Agora que definimos o que são dApps, vamos dar uma olhada em alguns dos mais utilizados. Vamos dar alguns exemplos para dar uma ideia melhor de como cada tipo pode ser.

Redes sociais

As redes sociais tinham de estar nesta lista. Afinal, a situação oferece a combinação perfeita: descentralizada e segura.

A Minds é uma das opções mais conhecidas. Esse dApp de rede social se concentra em evitar a censura, promover a liberdade de expressão e ainda oferece a seus usuários chances de ganhar recompensas em criptomoedas.

Outro exemplo é a Akasha. Ela ainda está em sua infância com o aplicativo apenas em seus estágios Alpha. Conceituada em 2015, ela foi fundada por um dos cofundadores do Ethereum e continua conquistando apoio de todo o espaço cripto.

Games

Os videogames, é claro, precisam receber alguma atenção. E embora muita gente possa se perguntar como são os games dApp, provavelmente já ouviu falar de um dos exemplos mais famosos: Axie Infinity, um game de criptomoeda que permite que usuários do mundo todo ganhem dinheiro jogando e trocando objetos no game.

Brave Frontier Heroes é um game de crossover que trabalha com o popular game cripto My Crypto Heroes e combina com a ideia do popular game para celular Brave Frontier. Ele funciona de modo semelhante a Axie, pois os itens usados ​​​​no game atuam como ativos digitais.

Decentraland, por sua vez, é um ótimo exemplo dos avanços tecnológicos que já estamos vendo. Ele trabalha no conceito de metaverso sem abandonar o modelo de videogame. Os usuários podem investir dinheiro em ativos digitais como terrenos, algo que outros veem como oportunidades de investimento.

Carteiras

Considerando quantas pessoas se voltaram para o espaço das criptomoedas para suas necessidades de investimento, particularmente a geração mais jovem, é fácil ver por que os dApps de carteira foram desenvolvidos anteriormente.

Os exemplos aqui são muito mais simples. A Zapper permite visualizar seus ativos e rastreá-los por meio de um painel simples. Por outro lado, a Zerion foca na personalização, permitindo que seus usuários criem suas carteiras do zero e as organizem de acordo com a preferência pessoal.

Música

A música não conseguiu escapar da influência do espaço cripto, algo que está provando ser excelente para os músicos. Isso porque, na ausência de grandes empresas, uma parcela maior das taxas pagas a esses serviços de streaming vai na verdade para o músico.

Um ótimo exemplo é a Catalog, um dApp que permite aos usuários coletar, trocar e ouvir músicas publicadas pelo artista original. Em uma proposta surpreendente, ela repassa aos artistas 100% das vendas iniciais, com a opção de definir taxas percentuais para revendas.

A Audius, por outro lado, se concentra mais em streaming e compartilhamento de música. Dito isso, o foco ainda está no artista, pois os pagamentos e taxas levam em consideração a participação deles.

Mercados de arte

Tokens não fungíveis, ou NFTs, certamente são algo de que você já ouviu falar nos últimos anos. Eles vêm ganhando força graças a sua lucratividade e apelo estético, com projetos de NFTs agora em diferentes formas. Compreensivelmente, você precisará de uma plataforma para negociar esses ativos.

A Rarible é conhecida por ser o primeiro mercado de propriedade da comunidade. Como tal, é conhecida por ser uma das plataformas mais fáceis de começar, oferecendo aos usuários diversos estilos de arte e recursos de mercado. Como alternativa, os usuários podem optar por se concentrar no comércio peer-to-peer com a OpenSea, um dApp quese tornou a principal plataforma para colecionáveis ​​raros e únicos.

Conclusão

Agora, tudo o que resta a fazer é escolher um dApp que atenda ao que você precisa. Há cada vez mais desenvolvedores entrando no espaço cripto, e não vai demorar muito até que tenhamos um dApp para quase tudo. Utilizar a blockchain por todo o seu valor é a melhor coisa que você pode fazer se estiver participando do mundo cripto. Afinal, por que perder todas as vantagens disponíveis para você. A coisa mais importante que você pode fazer é sua própria pesquisa. Essa será a única maneira de garantir que você saiba o que fazer e quando fazer.

Publicidade