Início Pindamonhangaba Câmara reúne educadores, pais e alunos para celebrar a Semana da Mobilização...

Câmara reúne educadores, pais e alunos para celebrar a Semana da Mobilização Social de Pindamonhangaba

Foto: Divisão de Comunicação/divulgação
Publicidade

Evento realizado no Plenário da Casa Legislativa faz parte da 12ª Semana da Mobilização Social pela Educação de Pindamonhangaba e homenageou Escolas Estaduais, Municipais, Projetos Sociais e Empresas parceiras

Tendo a educação com prioridade absoluta, a Câmara de Pindamonhangaba realizou na tarde desta quarta-feira, dia 28 de setembro, no Plenário “Dr. Francisco Romano de Oliveira”, a sessão solene alusiva a celebração da 12ª Semana da Mobilização Pela Educação de Pindamonhangaba. O evento foi promovido pela Câmara e pelo Comitê da Mobilização Social pela Educação de Pindamonhangaba por meio das  Leis Municipais nº 5.422/2012 e nº 5.077/2010 e do Requerimento nº 2.514/2022, de autoria do vereador Felipe Guimarães Silva Figueiredo – Professor Felipe Guimarães (PODEMOS).

O ato solene reuniu autoridades, especialistas, educadores, gestores, pais e alunos num momento de grande confraternização.

Presidida pelo vereador Professor Felipe Guimarães, a sessão solene contou em sua mesa diretora com o Presidente da Câmara, vereador José Carlos Gomes – Cal; com a Secretaria de Educação do município, Luciana de Oliveira Ferreira (que representou o Prefeito de Pindamonhangaba, Dr. Isael Domingues); com a Presidente do Comitê da Mobilização Social pela Educação de Pindamonhangaba, Simone Souza Lima Tomé Braça; com o Dirigente Regional de Ensino de Pindamonhangaba, Luiz Gustavo Martins de Souza; com o Orador Oficial da Sessão, Padre Salesiano de Dom Bosco, Emerson Medeiros da Silva e com o Reitor da UNIFUNVIC, Luis Otávio Palhari. Além dos vereadores Cal e Professor Felipe Guimarães, participaram do evento os vereadores Francisco Norberto Silva Rocha de Moraes – Norbertinho (PP) e Julio César Carneiro de Souza – Julinho Car (PODEMOS).

Foto: Divisão de Comunicação/divulgação

Seguindo as normas regimentais, a sessão solene aberta pelo vereador Professor Felipe Guimarães e logo em seguida foram executados os Hinos Nacional Brasileiro e de Pindamonhangaba.

Orador Oficial

Logo após o rito inicial, o Cerimonial fez a leitura da biografia do Orador Oficial da Sessão, Padre Salesiano de Dom Bosco, Emerson Medeiros da Silva e em seguida foi concedida a palavra ao convidado de honra.

Foto: Divisão de Comunicação/divulgação

Em seu pronunciamento, o Filosofo, Teólogo e Educador, Padre Emerson destacou a importância da educação com  “meio transformador da sociedade”. “Não podemos esquecer dos principais valores fundamentais que devem ser passados aos nossos jovens e adolescentes. A educação corresponde à consciência da própria criança, para que ela seja a protagonista da sua própria educação”.

Padre Emerson lembrou a importância dos filósofos na construção da educação. “Os novos desafios da educação são próprios dos novos conceitos e da capacitação de todos. A tarefa de educar é construir a identidade do Ser Humano para os desafios das mudanças sociais na humanidade e na sociedade em que vivemos”.

Para o orador oficial, “educar não é somente transmitir conhecimentos ou ensinar. Educar, é antes de tudo, possibilitar a criança construir a sua autonomia. É ajudar ela a construir e entender que a criança é protagonista da sua história”.

Reconhecimento, Gratidão e Homenagens

Na sequência dos trabalhos a Câmara de Pindamonhangaba e o Comitê da Mobilização Social pela Educação de Pindamonhangaba entregaram “Diplomas de Honra ao Mérito”, àqueles que se notabilizaram na difícil, honrosa e grandiosa arte de ensinar, educar e formar os cidadãos que construirão o nosso País e dignificarão o nosso Estado e nossa cidade. Entre as Escolas Estaduais receberam a honraria a E.E. Prof.ª Escolástica Antunes Salgado (Diretor Alessandro de Jesus Pereira); E.E. Prof.ª Dirce Leopoldina Cintra Villas Boas (Diretora Elisa Aparecida da Silva) e E.E.

Alexandrina Gomes de Araújo Rodrigues (Diretora Serede Matias). Pelas Escolas Municipais foram agraciadas com as condecorações, a E.M. Mário de Assis César (Gestora Regional Roselaine Moreira de Almeida); E. M. Augusto César Ribeiro (Diretora Aline Passos Prado de Carvalho) e E. M. Maria Apparecida Camargo (Diretora Evalda de Andrade Silva Costa). Os Projetos contemplados com a honraria do Legislativo foram: Projeto Reinvente – Fundo Social de Solidariedade – Curso de Libras (Dra. Cláudia Maria Vieira Domingues); Projeto Zumba Lu Solidário – ZUMBA PARA TODOS! (Luciana Gil do Nascimento Gonçalves) e CRÊSER- CENTRO PEDAGÓGICO (Idealizadora e CEO Fabiana Costa).

Pelas empresas parceiras, receberam os diplomas a  Analista de Marketing do  Shopping Pátio Pinda, Bruna Héllen da Silva e o Diretor Geral da FASC – Faculdade Santa Cecília, Carlos Eduardo de Aguiar Alves.

Ao final da solenidade, o Presidente da Mesa, vereador Professor Felipe Guimarães encerrou os trabalhos e disse que “nesta linda e fraterna tarde, no calor da nossa gratidão a todos os docentes, pais de alunos, gestores, profissionais da área e empresas do nosso município, agradeço a presença de todos na certeza de que a Educação é melhor caminho para construirmos uma sociedade justa, fraterna e igualitária”.

Publicidade