Início Variedades Como fazer uma vídeo aula

Como fazer uma vídeo aula

Foto: divulgação
Publicidade

Você está planejando criar vídeo aulas, mas algo está impedindo você de começar? Falar na frente de uma câmera lhe deixa desconfortável? Editar vídeos é um pesadelo para você? Não se preocupe, você não é o único.

Esses problemas também acontecem com muitos professores, profissionais e outras pessoas que pretendem fazer uma videoaula, seja para tentar uma nova fonte de renda, seja por um simples hobby.

Não se preocupe, esses são problemas que você pode contornar facilmente, com algumas precauções e algumas precauções. Que, obviamente, eu estou aqui para lhe fornecer.

Passos para criar uma vídeo aula

Criar uma vídeo aula, felizmente, é um processo que não exige um grande investimento, além de poder trazer grandes benefícios tanto para você quanto para quem você pretende ensinar. Além de poder se tornar uma forma de garantir para você uma renda extra.

Para isso, vou listar aqui alguns passos que vão lhe ajudar a criar uma boa vídeo aula, um até mesmo um curso online.

1. Captura de tela

Independente do conteúdo que você pretende abordar, baixar um gravador de tela é algo praticamente indispensável.

Mesmo que você não esteja dando uma aula relacionada a computadores, peguemos uma aula de inglês, por exemplo.

Nesse caso, você provavelmente vai ter uma apresentação de slides, explicando e exemplificando os conceitos e informações que você quer passar. Com um programa para gravar sua tela, você pode facilmente passar os slides e marcar pontos importantes em tempo real.

Tudo isso enquanto esse mesmo programa pode gravar sua voz, através de seu microfone, até mesmo separadamente.

É uma alternativa muito melhor e mais prática do que inserir as imagens e o áudio separadamente em um editor de vídeo, já que você pode fazer tudo de uma vez e em tempo real.

2. Criando um script

Antes de começar a gravar, mesmo com um gravador de tela, você precisa saber exatamente o que você vai dizer.

Sei que parece óbvio, mas estou falando aqui de uma coisa mais detalhada. Não só sobre o que você vai falar, mas também o que você vai falar e como você vai falar.

Tendo o script em mãos, pratique em frente a um espelho. Quantas vezes for necessário, afinal, você não quer gaguejar nem errar durante sua vídeo aula. Assim como para soar natural, não como se você fosse um robô, além de que seu discurso deve soar confiante, otimista e agradável de se ouvir.

Agora, posicione o microfone, lateralmente, cerca de 5-10 cm de sua boca. Não se esqueça de fazer alguns testes para ver como soa sua voz e se o tom usado está bom.

3. Menos é mais

De acordo com uma pesquisa conduzida pela Cisco, foi previsto (acertadamente) que em 2020, em torno de 82% de todo o tráfego da internet seria através de vídeos. Além disso, o tempo de atenção dos usuários caem ao longo da duração, ou seja, invista em vídeos de curta duração.

Seus vídeos devem ter, idealmente, cerca de 5 a 9 minutos de duração, você pode até esticar além disso, mas não mais do que 20 minutos. E, quando você for criar suas vídeo aulas, use uma linguagem clara e fácil de se entender.

Assim como, entenda que quanto melhor for sua oratória, mais fácil será de seus alunos entenderem.

4. Por último, varie

Criar vídeo aulas é muito do que falar na frente da câmera. Você pode, e deve, usar diferentes formas de transformar o seu conteúdo em algo mais variado, mais interessante. Isso ajuda a manter a atenção de seus estudantes.

Use slides, animações, letras animadas e até clipes. Mesmo na apresentação de slides, use de letras e frases aparecendo e desaparecendo, assim como imagens e desenhos. Algo que é bem fácil de se fazer em um programa de apresentação, enquanto você grava a sua tela.

Conclusão

Aqui lhe apresentei os passos essenciais para você criar uma vídeo aula, assim como pode ser mais fácil de fazer isso com um gravador de tela.

É importante dizer também que, para produzir boas vídeo aulas, você vai precisar praticar, assim como, pouco a pouco, desenvolver suas habilidades e conhecimento técnico.

Mas tenho certeza que agora sua vídeo aula vai ficar muito melhor do que ficaria sem seguir esses passos. Agora é só aprontar o seu material e começar a trabalhar.

Publicidade